Diálogos Sem Fronteiras

Desenvolvida por: Rogeri… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Diversidade Cultural e Narrativas Inéditas

A atividade 'Diálogos Sem Fronteiras' é uma proposta pedagógica voltada para alunos do 3º ano do Ensino Médio. Tem como propósito explorar a riqueza das narrativas culturais internacionais e nacionais pouco divulgadas, promovendo a conscientização sobre a diversidade global. Os alunos serão incentivados a pesquisar culturas e histórias que lhes são desconhecidas, desenvolver discursos criativos sobre essas narrativas e participar de debates em um círculo de diálogo. Esta atividade pretende não apenas ampliar o repertório cultural dos alunos, mas também fomentar um ambiente de respeito, curiosidade intelectual e aprendizado mútuo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem dessa atividade focam na sensibilização dos alunos quanto à importância de compreender e respeitar a multiplicidade de narrativas culturais. Ao envolver os alunos na pesquisa de culturas distintas e no exercício da oralidade em debates, busca-se desenvolver suas habilidades de comunicação, pensamento crítico e empatia. A intenção é estimular a curiosidade sobre o mundo e favorecer a reflexão crítica sobre as próprias concepções culturais.

  • Sensibilizar os alunos sobre a importância da diversidade cultural.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Fomentar a habilidade de construção de discursos coerentes.
  • Promover o respeito às diferentes narrativas e culturas.

Habilidades Específicas BNCC

  • [EM13LP0

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade se baseia no estudo de narrativas culturais de diferentes regiões geográficas e históricas, desmistificando percepções homogêneas sobre culturas estrangeiras e locais. A investigação em fontes variadas, o exercício da oralidade e a prática de debates suportam a construção de conhecimentos mais complexos e a reformulação de preconceitos.

  • Pesquisa sobre culturas pouco conhecidas.
  • Construção de narrativas culturais inéditas.
  • Desenvolvimento de discursos orais.
  • Participação em círculos de discussão.

Metodologia

A metodologia aplicada é centrada na aprendizagem ativa, promovendo a autonomia dos alunos na pesquisa e construção de seus discursos. O ambiente de discussão em círculo permite que os alunos interajam diretamente, desenvolvendo habilidades de comunicação e respeito mútuo. Este formato ativo e colaborativo contribui para o engajamento dos alunos e enriquecer seu entendimento cultural.

  • Aprendizagem baseada em pesquisa.
  • Discussões em grupo.
  • Apresentações orais.
  • Feedback coletivo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está organizado para ser desenvolvido em uma única aula de 60 minutos. Esta configuração favorece a manutenção do foco e da atenção dos alunos, permitindo que a discussão flua de forma coesa e contínua, garantindo uma experiência imersiva e significativa.

  • Introdução e apresentação dos objetivos (10 minutos).
  • Pesquisa e preparação dos discursos (20 minutos).
  • Círculo de debate e apresentações (25 minutos).
  • Feedback e conclusão (5 minutos).

Avaliação

A avaliação dos alunos nesta atividade será baseada em sua participação no círculo de debate, a qualidade das narrativas desenvolvidas e a habilidade em articular suas ideias de maneira clara e coerente. A rubrica de avaliação incluirá critérios como profundidade da pesquisa, criatividade na abordagem das narrativas, clareza de expressão oral e capacidade de ouvir e responder de forma respeitosa aos colegas. Por exemplo, um aluno que apresenta uma narrativa bem pesquisada e assuma uma postura respeitosa durante o debate poderá obter uma alta pontuação nos critérios de envolvimento e qualidade do discurso.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem dispositivos com acesso à internet para pesquisa, material de escrita para anotações e organização de ideias, e um espaço adequado para a realização do círculo de debate. Esses recursos são essenciais para garantir que os alunos possam desenvolver suas atividades de forma eficiente e sem interrupções.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Cadernos e canetas.
  • Organização de sala em formato circular.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo