Diário Texturizado: Expressões Artísticas Diárias

Desenvolvida por: Jovien… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Expressão Artística e Emocional

Nesta atividade dinâmica e introspectiva, os alunos do 3º ano do Ensino Médio terão o desafio de criar um 'Diário Texturizado' ao longo de uma semana. A cada dia, eles devem escolher uma textura que, de alguma forma, represente as vivências, sentimentos ou momentos marcantes do seu dia, e integrar essa textura ao diário através de técnicas diversificadas de desenho e pintura. Podem empregar uma gama variada de materiais, desde tintas e pincéis convencionais até objetos menos comuns, a fim de alcançar efeitos texturizados únicos. A finalidade é promover uma exploração artística livre e criativa, onde as texturas se tornam um meio para expressar emoções e experiências pessoais. Ao término da semana, os estudantes apresentarão seus diários à turma, compartilhando as histórias e os contextos das texturas escolhidas, além de como conseguiram manifestar artisticamente essas vivências. Esta atividade fomenta a observação atenta às nuances do cotidiano, a expressão pessoal através da arte e um mergulho nos processos criativos e experimentais de técnicas artísticas.

Objetivos de Aprendizagem

Esta proposta pedagógica visa cultivar habilidades multifacetadas nos estudantes. Almeja desenvolver a capacidade de observação, crucial para perceber detalhes sutis do dia a dia e como estes podem ser traduzidos para uma linguagem artística. Promove a expressão emocional e pessoal, encorajando os alunos a se comunicarem de maneira criativa e autêntica. Por meio da experimentação de diversas técnicas e materiais, estimula a inovação e a criatividade. Ademais, a atividade fortalece a capacidade de análise crítica e apresentação em público, ao compartilhar suas obras e as histórias que as inspiraram.

  • Desenvolver a capacidade de observação e percepção detalhada do ambiente ao redor.
  • Fomentar a expressão emocional e pessoal através da arte.
  • Estimular a criatividade e a inovação na escolha e no uso de materiais e técnicas.
  • Aprimorar habilidades de análise crítica e apresentação em público.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.
  • EM13LGG105: Analisar e experimentar diversos processos de remidiação de produções multissemióticas, multimídia e transmídia, desenvolvendo diferentes modos de participação e intervenção social.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará técnicas de desenho e pintura, com ênfase na criação de texturas por meio destas e de outros meios artísticos. Os alunos explorarão diferentes materiais e objetos para produzir efeitos visuais texturizados em suas páginas de diário. Discussões sobre a expressão de emoções e experiências pessoais através da arte também serão incluídas, bem como estratégias para compartilhar essas expressões de forma construtiva e empática com a turma.

  • Técnicas de desenho e pintura para criação de texturas.
  • Uso de materiais variados para efeitos texturizados.
  • Expressão artística de emoções e experiências pessoais.
  • Apresentação e compartilhamento de obras artísticas.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, exploraremos a criação artística de forma lúdica e interativa. Os alunos serão desafiados diariamente a encontrar elementos do seu cotidiano que possam ser transformados em texturas visuais no diário. Serão encorajados a experimentar com diversos materiais e técnicas sob orientação do professor, promovendo a aprendizagem pela descoberta e a reflexão sobre suas experiências pessoais por meio da arte.

  • Diálogo e brainstorming inicial sobre texturas e emoções.
  • Criação diária de páginas do diário com integração de texturas.
  • Discussões em grupo sobre técnicas e materiais inovadores.
  • Apresentações individuais dos diários ao final da semana.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma carga horária total de 2 horas, dividida em 4 aulas de 30 minutos cada, distribuídas ao longo de uma semana. Iniciará com uma orientação sobre o projeto e as técnicas a serem exploradas. Nos dias subsequentes, os alunos trabalharão na criação de suas páginas diárias. Ao final, apresentarão seus diários e trocarão feedbacks.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e exploração de técnicas texturizadas.
  • Aula 2: Criação das primeiras páginas texturizadas do diário.
  • Aula 3: Continuação do desenvolvimento do diário texturizado.
  • Aula 4: Apresentação dos diários e feedbacks da turma.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação, criatividade, inovação no uso dos materiais e na qualidade da reflexão pessoal expressa artisticamente nas páginas do diário. Cada aluno será avaliado pela capacidade de incorporar as técnicas aprendidas, a originalidade da execução e a sinceridade na expressão de suas emoções e experiências. As apresentações finais permitirão a avaliação da habilidade de comunicação e da capacidade de análise crítica, com base na descrição do processo criativo e das histórias por trás de cada textura escolhida.

Materiais e ferramentas:

Para o sucesso dessa atividade, além de papel especial para o diário, será necessário acessar uma variedade de materiais como tintas, pincéis, lápis, giz de cera, tecidos, folhas, botões, e qualquer outro objeto que possa imprimir uma textura interessante no papel. A flexibilidade e criatividade na escolha dos materiais são essenciais. Também serão utilizados espaços adequados para a realização das atividades artísticas, bem como recursos digitais para a pesquisa de técnicas.

  • Papel para diário (preferencialmente de alta gramatura ou especial para técnicas molhadas).
  • Tintas acrílicas, aquarelas, guache, entre outras.
  • Pincéis de diferentes tamanhos, lápis, canetas, giz de cera.
  • Materiais inusitados para texturização (tecidos, folhas, botões, etc.).
  • Recursos digitais para pesquisa de técnicas e inspirações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo