Dramaturgia Estética: Criação de Performances Críticas

Desenvolvida por: Joana … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Arte, crítica e estética
Temática: Performance teatral crítica sobre questões contemporâneas

Esta atividade visa desenvolver e executar uma performance teatral crítica que explore temas contemporâneos relevantes. Os alunos deverão utilizar elementos estéticos como figurinos, iluminação e som para intensificar a mensagem crítica da performance. Após a execução, será promovida uma discussão onde os grupos poderão analisar e refletir sobre a eficácia das suas escolhas estéticas na comunicação da narrativa crítica. A atividade busca ampliar a compreensão sobre a inter-relação entre estética e crítica, promovendo ainda o desenvolvimento de habilidades de comunicação, análise crítica e liderança. A atividade permite aos alunos aplicar conhecimentos interdisciplinares, estimulando o pensamento crítico e a expressão artística, ao mesmo tempo que conecta o conteúdo escolar com problemas reais do mundo contemporâneo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados em capacitar os alunos a expressar criticamente questões contemporâneas através da arte, desenvolvendo não apenas suas habilidades estéticas e artísticas, mas também suas capacidades críticas e de análise. Além disso, a atividade tem como objetivo promover o trabalho colaborativo, a liderança e a capacidade de planejamento e organização, essenciais para a efetivação de uma performance teatral de qualidade. Ao participarem de todas as etapas, desde a criação até a discussão pós-execução, os alunos terão a oportunidade de conectar o seu aprendizado teórico com aplicações práticas relevantes ao contexto social e político atual.

  • Desenvolver habilidades críticas e analíticas através da criação de performances teatrais.
  • Integrar conhecimentos interdisciplinares para abordar questões contemporâneas.
  • Utilizar elementos estéticos para comunicar mensagens e promover o pensamento crítico.
  • Estimular a reflexão e discussão coletiva sobre a eficácia das escolhas artísticas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13ART207: Utilizar elementos e princípios de linguagens artísticas para elaborar e compartilhar narrativas visuais e performáticas que expressem conceitos e ideias pessoais e coletivas.
  • EM13CHS402: Analisar relações de poder, desigualdades e ações sociais, políticas, econômicas e culturais que impactam a vida em sociedade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático focará na criação de uma performance teatral crítica abordando temas contemporâneos. Os alunos serão introduzidos aos conceitos de estética aplicada às artes cênicas, como o uso de figurino, iluminação e som para dar profundidade e significância ao discurso artístico. Além disso, estudarão como a arte pode ser uma ferramenta poderosa para a crítica social e a comunicação de ideias complexas, incentivando o engajamento com temas como ética, política e sustentabilidade. A prática permitirá o desenvolvimento de competências criativas, críticas e colaborativas, essenciais para a atuação em projetos autorais no contexto escolar e além.

  • Conceitos de estética e crítica na arte.
  • Elementos de dramaturgia e performance.
  • Uso de figurinos, iluminação e som em performances teatrais.
  • Análise de temas contemporâneos e sua representação artística.
  • Discussão e reflexão crítica envolvendo a inter-relação entre arte e sociedade.

Metodologia

A metodologia centra-se na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), proporcionando um ambiente participativo e colaborativo para o desenvolvimento completo da atividade. Os alunos atuarão como protagonistas, tomando decisões relevantes em todas as etapas do projeto, desde a escolha do tema até a concepção e execução da performance. A abordagem pedagógica envolve uma mescla de instruções teóricas e práticas, mantendo os alunos engajados e responsáveis pelo seu próprio aprendizado. Esta metodologia não apenas inspira criatividade, mas também desenvolve competências socioemocionais, como a empatia e a resiliência, ao exigir que os alunos trabalhem em equipe para alcançar um objetivo comum.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP).
  • Trabalho colaborativo e discussão em grupo.
  • Utilização de recursos estéticos na construção de narrativas.
  • Reflexão crítica e análise pós-performance.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma prevê a divisão da atividade em uma aula de 60 minutos, que será intensiva e focada na execução e análise da performance. Durante esta sessão, os alunos trabalharão em grupos para finalizar suas produções teatrais e executar suas performances. Após cada performance, será conduzida uma sessão de discussão abrangente para todos os grupos, permitindo a troca de feedbacks críticos e construtivos. Esta estrutura visa assegurar que todos os alunos possam experimentar o processo de criação, execução e reflexão crítica dentro do tempo disponível, garantindo o alinhamento com as metodologias ativas propostas.

  • Aula 1: Planejamento e execução das performances, seguido de discussão crítica e análise das escolhas estéticas.
  • Momento 1: Introdução e Planejamento da Performance (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula apresentando os objetivos da atividade e a importância da interseção entre estética e crítica na arte. Explique como as performances podem ser uma forma poderosa de discutir temas contemporâneos. Peça aos alunos para formarem grupos de interesse e escolherem um tema relevante para desenvolver sua performance. Oriente-os a considerar o uso de figurinos, iluminação e som. É importante que cada grupo tenha uma visão clara de sua mensagem crítica. Observe se os alunos estão engajados na discussão e oferecendo contribuições significativas. Avalie o entendimento inicial dos alunos sobre o tema pela clareza dos temas escolhidos.

    Momento 2: Desenvolvimento e Ensaio das Performances (Estimativa: 20 minutos)
    Permita que os grupos trabalhem de forma colaborativa no desenvolvimento de suas performances. Circulando entre os grupos, ofereça orientações sobre como utilizar os elementos estéticos para potencializar a mensagem. Sugira intervenções quando perceber que os alunos estão com dificuldade em integrar estética e crítica. A qualidade do ensaio pode ser avaliada pela coesão da narrativa e criatividade estética apresentada. Incentive o uso de dispositivos ou materiais disponíveis para enriquecer a apresentação.

    Momento 3: Apresentação das Performances (Estimativa: 15 minutos)
    Organize o espaço para que as apresentações sejam realizadas da melhor maneira possível. Cada grupo terá um tempo estipulado para realizar sua apresentação. É essencial que os alunos respeitem o tempo de performance de seus colegas assistindo e anotando pontos de discussão. Avalie a apresentação com base na criatividade, clareza da mensagem crítica e uso apropriado dos elementos estéticos. Observe se o grupo consegue capturar a atenção e comunicar eficazmente sua narrativa.

    Momento 4: Discussão e Análise Crítica (Estimativa: 10 minutos)
    Após as apresentações, abra espaço para uma discussão crítica, onde todos os alunos possam compartilhar suas impressões sobre as performances vistas. Estimule o pensamento crítico perguntando: 'Como os elementos estéticos contribuíram para a mensagem crítica?' e 'Como estas performances nos fazem refletir sobre o tema contemporâneo escolhido?'. Incentive todos a se expressarem e debaterem de maneira respeitosa. Avalie a participação e a capacidade de argumentação dos alunos durante a conversa. Ofereça feedbacks construtivos para cada grupo, destacando pontos fortes e áreas para melhorias futuras.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Como não há alunos com deficiências específicas na turma, mantenha-se atento a possíveis dificuldades individuais que possam surgir, como timidez ou participação limitada. Incentive uma atmosfera de respeito e encorajamento, promovendo um ambiente onde todos sintam-se confortáveis para se expressar. Utilize uma abordagem inclusiva, adaptando a comunicação visual ou auditiva conforme necessário. Considere a colaboração com professores de outras disciplinas para enriquecer o repertório dos alunos e trazer novas perspectivas, se possível. Se alguém tiver dificuldades de compreensão, ofereça suporte adicional após as aulas.

Avaliação

A avaliação desta atividade se dará de forma diversificada, contemplando a análise da criatividade, coerência e eficiência das performances teatrais. A avaliação formativa acontecerá através de observações contínuas durante o processo de criação e ensaios das performances, incentivando os alunos a refletirem e revisarem suas estratégias. Como metodologia somativa, será utilizada a apresentação das performances e a participação na discussão pós-execução, onde será avaliado o impacto e a clareza do discurso artístico, juntamente com a capacidade dos alunos de fornecer feedbacks construtivos aos colegas. A flexibilidade está presente ao adaptar critérios para fomentar a inclusão, e o uso de feedback contínuo visa promover o aprendizado contínuo dos alunos.

  • Avaliação contínua durante o processo de criação e ensaios.
  • Apresentação final das performances teatrais.
  • Participação e contribuição na discussão análise crítica pós-performance.

Materiais e ferramentas:

Para a realização eficaz desta atividade, serão utilizados diversos recursos e ferramentas que complementam o aprendizado e a execução da performance. Isso inclui materiais para a criação de figurinos e cenografias, equipamentos de iluminação e som para dar suporte técnico à performance e um espaço preparado para apresentações teatrais dentro do ambiente escolar. Adicionalmente, serão disponibilizados dispositivos eletrônicos, como tablets e projetores, para auxiliar na parte técnica e visual das apresentações. A integração desses recursos visa enriquecer a experiência educacional, ao mesmo tempo que promove a criatividade e a inovação por meio do uso de tecnologias educacionais.

  • Materiais para figurino e cenografia.
  • Equipamentos de iluminação e som.
  • Espaço no ambiente escolar para as apresentações.
  • Dispositivos eletrônicos para suporte técnico.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos que a tarefa dos professores é desafiadora e muitas vezes sobrecarregada, mas garantir a inclusão e acessibilidade é essencial para o sucesso de todos os alunos. Este plano de aula sugere práticas que respeitam a diversidade e a equidade sem uma carga administrativa excessiva. Recomenda-se adaptar dinâmicas de grupo para garantir que todos possam participar de acordo com suas habilidades e ritmos. A comunicação deve ser clara e multicultural para englobar todos os alunos, permitindo a integração de diversas perspectivas. Recursos próprios da escola podem ser utilizados de maneira criativa para evitar a necessidade de aquisição de novos materiais, sempre respeitando a configuração da estética crítica e colaborativa da atividade.

  • Adaptação de dinâmicas de grupo para inclusão.
  • Utilização de linguagem clara e acessível.
  • Integração de diversas perspectivas culturais nas performances.
  • Uso criativo dos recursos disponíveis na escola.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

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