Explorando o Cubismo com Mãos Criativas

Desenvolvida por: Paula … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Cubismo e Expressão Pessoal

Nesta atividade prática, os alunos do 3º ano do Ensino Médio irão se aprofundar no movimento artístico conhecido como Cubismo. Através da análise das características cubistas e do estudo das obras de artistas como Pablo Picasso e Georges Braque, os estudantes serão convidados a criar suas próprias obras de arte. Cada aluno escolherá um tema relevante para sua realidade cotidiana e o interpretará utilizando as técnicas do Cubismo, promovendo a expressão pessoal e a compreensão das múltiplas dimensões de sua vivência diária.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam estimular nos alunos a capacidade de análise crítica e expressão criativa. Ao explorar o Cubismo, espera-se que os estudantes desenvolvam habilidades de observação e interpretação das realidades a partir de diferentes ângulos, promovendo uma compreensão mais ampla e crítica de si mesmos e do mundo ao seu redor.

  • Incentivar o pensamento crítico e a análise de obras de arte.
  • Desenvolver habilidades de expressão individual através de técnicas artísticas.
  • Promover a compreensão do contexto histórico e social do Cubismo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).

Conteúdo Programático

Este conteúdo programático visa oferecer uma compreensão sólida do Cubismo e suas técnicas, além de incentivar a expressão pessoal e criativa dos alunos. A abordagem inclui não apenas o aspecto teórico, mas também a prática artística, essencial para o desenvolvimento da criticidade e da autonomia criativa dos estudantes.

  • História e características do Cubismo.
  • Principais artistas e obras cubistas.
  • Técnicas cubistas aplicadas a temas pessoais.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade combina a instrução teórica com a prática artística, visando promover uma aprendizagem significativa e transformar a teoria em experiência pessoal. Através do estudo das obras cubistas e da criação individual, os alunos terão a oportunidade de construir conhecimento de forma ativa e colaborativa.

  • Aulas expositivas sobre Cubismo.
  • Análise de obras de arte cubistas.
  • Criação de obras de arte individuais com técnicas cubistas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está estruturado em duas aulas de 60 minutos cada, durante as quais os alunos terão a oportunidade de aprender, criar e refletir sobre suas obras. Esta divisão favorece o equilíbrio entre o aprendizado teórico e a prática artística, garantindo um tempo adequado para a criação e a reflexão crítica.

  • Aula 1: Introdução ao Cubismo e planejamento da obra de arte.
  • Aula 2: Criação da obra de arte cubista e preparação para a exposição.

Avaliação

A avaliação será baseada em dois critérios principais: processo e produto. O processo incluirá o engajamento do aluno durante as discussões e o planejamento da obra, avaliando sua capacidade crítica e reflexiva. O produto final será avaliado segundo a originalidade, aplicação adequada das técnicas cubistas e a capacidade de representar o tema escolhido. Exemplos de avaliação incluem a revisão do diário de bordo do estudante, onde documentará suas escolhas artísticas e reflexões críticas durante o projeto.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados diversos recursos que possibilitam a aplicação das técnicas cubistas e a expressão criativa. Esses materiais visam proporcionar aos alunos ferramentas suficientes para explorar as complexidades do Cubismo e desenvolver suas habilidades artísticas de maneira autônoma e expressiva.

  • Tintas, pincéis e paletas.
  • Papéis e telas para pintura.
  • Recursos audiovisuais para apresentação teórica.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo