Esta atividade propõe aos alunos do 3º ano do Ensino Médio a exploração das diversas vertentes da arte contemporânea, incentivando a pesquisa, a apresentação em grupo e o debate crítico sobre artistas contemporâneos específicos e suas obras. Os alunos serão divididos em pequenos grupos e deverão escolher um artista contemporâneo para pesquisar antes da aula, focando no seu meio de expressão e na maneira como as obras abordam questões atuais. Na sala de aula, cada grupo apresentará o que descobriu sobre o artista escolhido, estimulando a troca de conhecimentos entre os alunos. Após as apresentações, a turma participará de uma Roda de Debate para discutir sobre a inovação na arte e seu impacto social. O professor guiará o debate com perguntas provocativas, promovendo uma atmosfera de análise crítica e reflexiva. O objetivo é estimular o pensamento crítico, a apreciação da arte e compreender seu papel na sociedade contemporânea.
O principal objetivo desta atividade é permitir aos alunos a chance de explorar a arte contemporânea, entendendo sua influência e importância dentro da sociedade atual. Espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa, apresentação em público e argumentação, ao mesmo tempo em que aprimoram sua capacidade de análise crítica. O debate em classe estimula o pensamento reflexivo sobre questões sociais e culturais atuais refletidas na arte, além de promover habilidades de escuta ativa e respeito por diferentes perspectivas.
Neste módulo focaremos no estudo de artistas contemporâneos que através de suas obras expressam visões críticas sobre questões sociais, políticas e culturais. A arte contemporânea, por sua natureza exploratória, envolve uma ampla gama de meios e técnicas que serão analisadas. A atividade será um catalisador para o debate sobre a inovação na arte e como essa se relaciona com a expressão individual e coletiva na sociedade atual.
A atividade será realizada através da metodologia ativa Roda de Debate combinada com a Sala de Aula Invertida. Os alunos terão a oportunidade de explorar a arte contemporânea fora da sala de aula, realizando pesquisas prévias sobre um artista específico. Durante a aula, as apresentações dos grupos servirão como base para um debate dirigido pelo professor, que utilizará questões provocativas para encorajar a análise crítica e a reflexão.
A atividade total terá a duração de 2 horas, dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, as apresentações ocorrerão, enquanto a segunda aula será dedicada inteiramente ao debate.
A avaliação será baseada tanto na apresentação em grupo quanto na participação individual no debate. Os critérios incluem clareza e profundidade da pesquisa, habilidade de comunicação durante as apresentações, engajamento construtivo e crítico durante o debate, bem como a capacidade de formular argumentos bem fundamentados. Será dado enfoque especial à demonstração de entendimento crítico sobre o tema e a habilidade de relacionar as discussões com questões sociais atuais.
Para esta atividade, será necessário o acesso a recursos digitais para pesquisa, como artigos, vídeos e catálogos de arte online. A sala de aula deverá ser preparada de maneira que facilite a realização de apresentações e a troca de ideias durante o debate, possivelmente com a organização de cadeiras em um círculo ou semicírculo.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula