Esta atividade prática visa explorar a criatividade dos alunos do 3º ano do Ensino Médio, incentivando-os a produzir obras de arte utilizando materiais recicláveis e/ou recursos digitais. Eles serão desafiados a se inspirar em movimentos artísticos modernos, como o Surrealismo, o Cubismo ou o Expressionismo, para criar suas próprias peças artísticas. Além da produção, os alunos organizarão uma exposição na escola, onde cada criação será acompanhada por um pequeno texto explicativo, detalhando as influências artísticas e as técnicas empregadas. Esta atividade não somente promove a compreensão e aplicação de diferentes linguagens artísticas, mas também destaca a importância da sustentabilidade por meio do uso de materiais recicláveis, engajando os alunos em práticas eco-conscientes e estimulando a crítica artística e ambiental.
O principal objetivo desta atividade é fomentar o entendimento interdisciplinar entre a arte, a história e a sustentabilidade, permitindo que os estudantes explorem e expressem sua criatividade de maneira significativa. Espera-se que os alunos desenvolvam habilidades críticas ao analisar movimentos da arte moderna e ao refletir sobre o impacto ambiental dos materiais usados na produção artística. Além disso, esta atividade visa melhorar as habilidades de comunicação e expressão dos alunos, tanto através das artes visuais quanto na elaboração de textos explicativos que acompanharão suas obras.
Esta unidade temática se propõe a entrelaçar a história da arte moderna com práticas sustentáveis, dando ênfase aos movimentos artísticos do século XX. Serão exploradas as características marcantes do Cubismo, Surrealismo, Expressionismo entre outros, e como eles podem ser reinterpretados com o uso de materiais reciclados. Ademais, este módulo busca promover um entendimento fundamental sobre práticas sustentáveis e o impacto do lixo produzido no meio ambiente, fomentando a conscientização sobre a reutilização de materiais nas práticas artísticas contemporâneas.
A atividade será desenvolvida através da abordagem 'mão-na-massa' e metodologias ativas, como Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Jogos. Inicialmente, será realizada uma breve introdução aos movimentos da arte moderna e à importância da sustentabilidade. Em seguida, os alunos, individualmente ou em pequenos grupos, escolherão um movimento artístico como inspiração e começarão a criar suas obras utilizando materiais recicláveis e/ou digitais. Durante o processo, haverá momentos de reflexão coletiva e debate sobre as etapas da criação, culminando na montagem da exposição na escola. Ao final, os alunos apresentarão suas obras, acompanhadas de textos explicativos, à comunidade escolar.
A atividade terá uma carga horária total de 1 hora, dividida em 1.5 aulas. Na primeira aula, de 40 minutos, serão abordados os aspectos teóricos e iniciada a discussão sobre os materiais e as inspirações para as obras. A segunda aula, também de 40 minutos, será dedicada à finalização das artes e preparação dos textos explicativos. Por fim, haverá um momento de organização da exposição.
A avaliação dos alunos será baseada na originalidade, criatividade e no processo de elaboração de suas obras, considerando também a capacidade de relacionar a obra à inspiração artística e à sustentabilidade. A qualidade, coerência e a clareza dos textos explicativos também serão critérios de avaliação. Durante a exposição, os alunos serão incentivados a apresentar suas obras, destacando as técnicas utilizadas e as influências de movimentos artísticos, promovendo assim um ambiente de feedback construtivo entre os participantes.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais recicláveis diversos, tais como papel, plásticos, tecidos, e metais, assim como ferramentas básicas de arte (tesouras, colas, tintas, etc.). Também será útil o acesso a dispositivos digitais para pesquisa e possíveis criações digitais. A escola deve disponibilizar um espaço adequado para a realização da exposição, preferencialmente uma sala ou corredor amplo.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula