Gravura Pop: Expressando Emoções

Desenvolvida por: Elizab… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Pop Art e Linoleogravura

Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Médio irão mergulhar no mundo da Pop Art por meio da prática da linoleogravura. A atividade começa com uma introdução teórica sobre o movimento Pop Art e a técnica de linoleogravura. Em seguida, os estudantes irão aprender a esculpir desenhos em placas de linóleo, baseando-se em temas do cotidiano e utilizando cores vibrantes características da Pop Art. O objetivo é fomentar a expressão pessoal e a reflexão sobre a cultura popular contemporânea, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades técnicas e criativas por meio da produção de múltiplas impressões em papéis coloridos.

Objetivos de Aprendizagem

Através desta atividade, os alunos irão explorar a técnica da linoleogravura incorporando referências visuais do movimento Pop Art. Eles irão desenvolver habilidades manuais e criatividade ao esculpir e imprimir suas próprias gravuras. A atividade busca estimular a percepção crítica sobre a cultura popular, enquanto os alunos refletem sobre as formas visuais que os cercam no cotidiano. Além disso, eles irão aprender a trabalhar em equipe e apresentar seu processo criativo e resultados de forma reflexiva.

  • Desenvolver habilidades técnicas em linoleogravura.
  • Estimular a criatividade e expressão pessoal através da arte.
  • Refletir sobre a cultura popular e suas representações.
  • Trabalhar colaborativamente e comunicar ideias artísticas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS101: Analisar criticamente formas expressivas nas artes visuais, música, dança e teatro, considerando contextos históricos e culturais.
  • EM13CHS102: Experimentar diferentes técnicas e materiais nas práticas artísticas, promovendo a expressão individual e coletiva.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é estruturado para proporcionar uma compreensão sólida das técnicas e conceitos relacionados à Pop Art e à linoleogravura. Inicialmente, os alunos irão estudar as características estéticas e históricas do movimento Pop Art. Em seguida, eles receberão instruções sobre o uso de ferramentas de linoleogravura, segurança e técnicas de impressão. Durante a atividade prática, os alunos terão a oportunidade de explorar temas do cotidiano e perceber como estes podem ser transformados em arte através das cores vibrantes e das formas minimalistas da gravura.

  • História e características do movimento Pop Art.
  • Introdução à técnica de linoleogravura.
  • Esculpir e imprimir matrizes em linóleo.
  • Exploração de cores e temas do cotidiano nas artes visuais.

Metodologia

A atividade será conduzida de forma prática, onde o foco está no aprendizado ativo e experimental dos alunos. Iniciaremos com uma breve apresentação sobre a Pop Art e a técnica de linoleogravura, seguida de demonstração passo a passo do processo de esculpir e imprimir em linóleo. Durante a prática, os alunos trabalharão individualmente em suas peças, sendo incentivados a explorar livremente suas ideias enquanto recebem feedback contínuo do professor. Ao final, haverá uma sessão de compartilhamento onde os alunos apresentarão seus trabalhos e discutirão suas reflexões sobre o processo criativo.

  • Exposição teórica e contextual sobre Pop Art.
  • Demonstração prática das etapas da linoleogravura.
  • Produção individual supervisionada de gravuras.
  • Discussão em grupo sobre processos e resultados.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma contempla duas aulas de 60 minutos cada. A primeira aula será dedicada à introdução teórica sobre Pop Art e linoleogravura, permitindo que os alunos compreendam o contexto e a técnica antes de começar a prática. Já na segunda aula, teremos a execução prática, onde os estudantes realizarão suas próprias gravuras, começando com o esboço, passando pela escultura da matriz e finalizando com a impressão em diferentes papéis coloridos.

  • Aula 1: Introdução à Pop Art e linoleogravura. Discussão e planejamento dos desenhos.
  • Aula 2: Prática de esculpir e imprimir as gravuras. Apresentação dos trabalhos e discussão reflexiva.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, baseada no processo criativo e na participação dos alunos. Durante as atividades, o professor observará o engajamento, a capacidade de aplicar técnicas ensinadas e a criatividade dos alunos na produção das gravuras. Exemplos de critérios de avaliação incluem a habilidade de esculpir a matriz, a experimentação de cores na impressão e a reflexão crítica apresentada durante a discussão final. O feedback será dado de forma individualizada, destacando os pontos fortes e sugestões para aprimoramento. A autoavaliação também será encorajada para que os alunos reflitam sobre suas próprias aprendizagens e desafios enfrentados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização eficaz desta atividade, uma variedade de materiais será essencial. Os alunos precisarão de acesso a ferramentas especiais para esculpir placas de linóleo, bem

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo