Indústria Cultural e Criação de Logotipo

Desenvolvida por: Adrian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes e Tecnologia
Temática: Indústria Cultural e Criação de Logotipo

A atividade proposta visa aprofundar os conceitos de Indústria Cultural, conforme elaborados por Theodor Adorno. Os alunos do 3º ano do Ensino Médio explorarão como diversas formas de arte são produzidas e mercantilizadas dentro de um contexto de consumo enraizado. Eles serão incitados a identificar e analisar como mensagens culturais e sociais são comunicadas através da arte. A prática culminará no desenvolvimento de logotipos que representem mensagens culturais ou sociais, unindo conhecimentos de arte e tecnologia. Esta proposta permitirá reflexões críticas sobre as influências do mercado no domínio artístico e incentivará a criatividade dos alunos na concepção e produção de arte visual com utilidade prática.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se em capacitar os alunos a identificar e compreender a relação entre produção artística e suas instâncias de comercialização dentro da Indústria Cultural. Pretende-se que os estudantes sejam capazes de desenvolver uma análise crítica sobre o impacto do mercado nas diferentes formas de expressão artística, fortalecendo sua habilidade de articulação e reflexão crítica sobre o tema.

  • Entender a relação entre arte e mercado conforme o conceito de Indústria Cultural.
  • Desenvolver habilidade crítica para analisar produções artísticas em contexto comercial.
  • Criar logotipos que representem mensagens culturais ou sociais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG603: Expressar-se e atuar em processos de criação autorais individuais e coletivos nas diferentes linguagens artísticas (artes visuais, audiovisual, dança, música e teatro) e nas intersecções entre elas, recorrendo a referências estéticas e culturais, conhecimentos de naturezas diversas (artísticos, históricos, sociais e políticos) e experiências individuais e coletivas.
  • EM13LP12: Selecionar informações, dados e argumentos em fontes confiáveis, impressas e digitais, e utilizá-los de forma referenciada, para que o texto a ser produzido tenha um nível de aprofundamento adequado (para além do senso comum) e contemple a sustentação das posições defendidas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange aspectos teóricos e práticos relacionados à Indústria Cultural, com ênfase nas referências estéticas e culturais que se manifestam nos produtos artísticos mediados pelo mercado. Os alunos irão explorar conceitos-chave, discutir a influência do consumismo nas produções artísticas e implementar esse conhecimento na elaboração de logotipos.

  • Conceito de Indústria Cultural segundo Adorno.
  • Discussão sobre a influencia do mercado na representação artística.
  • Desenvolvimento prático de logotipos com mensagens culturais e sociais.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade segue uma abordagem mista, que combina conceitos teóricos com a prática criativa. Primeiramente, a aula irá introduzir e contextualizar teorias críticas de Adorno sobre a Indústria Cultural, seguida por discussões orientadas que incentivam a argumentação e questionamento. Na segunda etapa, será proporcionada uma experiência hands-on na qual os alunos projetarão logotipos, integrando ferramentas tecnológicas e recursos artísticos digitais disponíveis.

  • Exposição teórica e contextualização de Adorno.
  • Discussão e argumentação crítica em sala.
  • Atividade prática de criação de logotipos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está dividido em duas aulas principais, cada uma com duração de 60 minutos. A estrutura foi concebida de modo a garantir uma compreensão inicial adequada dos conceitos teóricos, seguida pela prática focada na criação artística, a fim de equilibrar a teoria com a aplicação.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de Indústria Cultural e análise crítica de exemplos de produções artísticas comercializadas.
  • Aula 2: Desenvolvimento de logotipos, integrando o conhecimento adquirido com recursos tecnológicos.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada através de critérios que analisarão tanto o processo quanto o produto final da atividade prática. O logotipo criado será avaliado quanto à criatividade, a capacidade de comunicar uma mensagem cultural ou social relevante e o uso eficaz de elementos visuais. O professor também verificará a participação e contribuição dos alunos nas discussões em sala, bem como seu envolvimento no desenvolvimento do trabalho prático. Exemplos de avaliação incluem: análise qualitativa das ideias apresentadas no logotipo, justificativa de escolha de elementos visuais e coerência com o tema proposto.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a condução da atividade incluem materiais teóricos sobre Indústria Cultural, ferramentas digitais para criação visual, como softwares de design gráfico, e uma plataforma ou meio para apresentação dos trabalhos dos alunos. Esses recursos são essenciais para garantir que os alunos tenham a capacidade de aliar teoria e prática de forma eficaz.

  • Materiais teóricos sobre a Indústria Cultural.
  • Computadores com acesso a softwares de design gráfico.
  • Projetor multimídia para apresentações.

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