Nesta atividade inovadora, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio serão guiados através do empolgante processo de criação de uma marca completa para um produto ou serviço fictício, seguindo os passos iniciais fundamentais do desenvolvimento de marca, como pesquisa de mercado, definição de público-alvo, análise da concorrência, e criação de um plano de marca robusto. Através do uso de ferramentas digitais de design e plataformas de colaboração online, os alunos aplicarão habilidades essenciais para conceber uma identidade visual cativante que inclui nome, logotipo, slogan, e uma paleta de cores atrativa. Esta abordagem prática não apenas incorpora habilidades técnicas importantes, mas também desenvolve critérios analíticos e estratégicos por meio da análise de estratégias de engajamento e persuasão. O ponto culminante da atividade será a apresentação dos projetos finais em formato de pitch, onde os estudantes terão a oportunidade de explicar o raciocínio por trás de suas escolhas de design, refletindo sobre os valores, estratégias e conceitos estudados.
Este projeto tem como objetivo principal engajar os alunos no processo criativo e estratégico de desenvolvimento de marca, utilizando uma abordagem prática e colaborativa. Os estudantes irão aprofundar seus conhecimentos sobre o mercado, identificar e analisar o público-alvo, e aprender como criar uma identidade visual que se destaque. Serão desenvolvidas competências importantes como trabalhar em equipe, utilizar ferramentas digitais de design, realizar pesquisas de mercado e aplicar conceitos de marketing e publicidade. A atividade enfatizará a importância da criatividade, do pensamento crítico e estratégico, e da comunicação eficaz.
A atividade será estruturada em torno da introdução ao universo do marketing e do design, começando com conceitos básicos de marca e continuando com investigação de mercado, comportamento do consumidor, análise de concorrência, e concepção de identidade visual. A implementação de ferramentas digitais modernas para design e colaboração será integral ao processo, encorajando um aprendizado prático que prepara os alunos para desafios reais no campo do marketing e da comunicação visual.
Utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos participarão de um processo imersivo e prático, trabalhando em equipes para criar suas marcas. Será incentivado um ambiente colaborativo, onde o feedback entre os pares desempenha um papel crucial no refinamento das ideias. As sessões de brainstorming, pesquisa e design serão apoiadas pelo uso de tecnologias digitais, promovendo uma experiência de aprendizado dinâmica e atual. Os pitches finais representam a síntese do aprendizado, exigindo dos alunos não apenas a capacidade de desenvolver uma marca, mas também de comunicar efetivamente sua visão e estratégia.
O cronograma deste projeto foi cuidadosamente elaborado para garantir que os alunos possam explorar cada fase do desenvolvimento da marca, desde a conceituação até a apresentação, de maneira estruturada e eficaz.
A avaliação deste projeto será baseada em uma combinação de critérios, considerando tanto o processo quanto os resultados. Será avaliada a profundidade e qualidade da pesquisa de mercado realizada, o nível de inovação e criatividade na criação da identidade visual, a eficácia das estratégias de engajamento e persuasão empregadas no pitch, bem como a capacidade de trabalhar colaborativamente. Critérios específicos incluem a originalidade do nome, logotipo, slogan, a coerência da paleta de cores com o público-alvo e valores da marca, e a qualidade da apresentação. Será dada especial atenção à justificativa das escolhas feitas, avaliando como os alunos aplicaram os conhecimentos adquiridos na defesa de suas marcas.
Será essencial disponibilizar aos alunos acesso a ferramentas digitais de design e plataformas de colaboração online, a fim de permitir o desenvolvimento eficaz do projeto. Isso inclui softwares de design gráfico, como Adobe Photoshop ou plataformas gratuitas como Canva, além de ferramentas de pesquisa de mercado e análise de dados. Recursos adicionais, como artigos, vídeos tutoriais e estudos de caso, também serão utilizados para complementar o aprendizado, oferecendo uma base teórica sólida e exemplos práticos de estratégias bem-sucedidas de branding e marketing.
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