Oficina de Arte e Preconceitos

Desenvolvida por: Matheu… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Reinterpretação crítica de obras de arte clássicas

Nesta oficina, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão desafiados a trabalhar em equipe para analisar e reinterpretar obras de arte clássicas. O objetivo é incentivar um olhar crítico sobre preconceitos e ideologias presentes no contexto histórico dessas obras. A atividade busca conectar a arte ao debate contemporâneo, promovendo reflexões sobre como a arte pode ser um instrumento de crítica e intervenção social. Os alunos realizarão pesquisas sobre o contexto social das obras originais e criarão novas peças artísticas que reflitam uma visão atual. Essa prática não só amplia a capacidade crítica dos alunos como também os capacita a dialogar com diferentes perspectivas culturais, desenvolvendo habilidades de interpretação e expressão artística.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é estimular nos alunos a capacidade crítica e analítica para compreender e reinterpretar obras de arte, considerando aspectos históricos e sociais. A atividade visa promover o desenvolvimento de uma visão crítica e histórica, incentivando os alunos a negociar significados e a refletir sobre o papel da arte na sociedade contemporânea. Por meio dessa atividade, espera-se que os alunos ampliem suas habilidades de análise crítica e desenvolvam uma postura reflexiva sobre o patrimônio artístico cultural.

  • Estimular a análise crítica de obras de arte.
  • Promover a compreensão do contexto histórico das obras.
  • Desenvolver habilidades de interpretação e expressão artística.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LGG601: Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.
  • EM13LP46: Compartilhar sentidos construídos na leitura/escuta de textos literários, percebendo diferenças e eventuais tensões entre as formas pessoais e as coletivas de apreensão desses textos, para exercitar o diálogo cultural e aguçar a perspectiva crítica.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta oficina envolve uma introdução ao estudo crítico da arte, onde os alunos terão a oportunidade de explorar as inter-relações entre arte, sociedade e política. Com atividades práticas, os alunos serão motivados a desenvolver novas obras que expressem perspectivas contemporâneas sobre questões sociais. A oficina também abordará a importância do contexto histórico das obras clássicas no desenvolvimento de uma análise crítica.

  • Estudo de obras de arte clássicas e seus contextos históricos.
  • Análise crítica de ideologias e preconceitos nas obras.
  • Criação de obras artísticas com novas perspectivas.

Metodologia

A metodologia adotada na atividade é baseada no trabalho colaborativo e na pesquisa ativa, incentivando os alunos a se engajarem criticamente com o conteúdo. Os alunos serão organizados em grupos para pesquisarem diferentes obras de arte clássicas. Além disso, sessões de debates e compartilhamento de ideias serão promovidas para estimular o pensamento crítico e criativo.

  • Trabalho em equipe.
  • Pesquisa ativa.
  • Debates e discussões em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da oficina é estruturado em quatro aulas de 60 minutos cada, permitindo que os alunos se aprofundem nos conceitos e desenvolvam suas criações artísticas. A sequência das aulas foi planejada para garantir um progresso gradual, começando pela familiarização com o conteúdo até a execução de uma nova interpretação artística.

  • Aula 1: Introdução e seleção de obras.
  • Aula 2: Pesquisa do contexto histórico.
  • Aula 3: Desenvolvimento da nova interpretação.
  • Aula 4: Apresentação e debate das novas obras.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base na participação, pesquisa realizada e a qualidade da nova obra artística criada. A avaliação formativa será contínua, permitindo feedback durante todo o processo de criação. Exemplos de critérios incluem o entendimento do contexto histórico, criatividade e originalidade na nova interpretação, e a capacidade de articular o pensamento crítico durante os debates.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem materiais artísticos para criação das novas obras, além de acesso a bibliotecas físicas ou digitais para pesquisa de contexto histórico. Ferramentas para apresentação, como projetores ou quadros, também serão essenciais para o compartilhamento das criações dos alunos.

  • Materiais de arte (tintas, pincéis, papel, etc.).
  • Acesso a bibliotecas.
  • Ferramentas de apresentação (projetores, quadros).

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