Esta atividade, dirigida a alunos do 3º ano do Ensino Médio, visa introduzir a linguagem persuasiva nos anúncios publicitários. Os alunos irão trabalhar em grupos para explorar e identificar formas de linguagem e artifícios visuais utilizados em comerciais populares. Essa prática ajudará a entender como a publicidade forma padrões culturais e influencia comportamentos sociais. Uma roda de debate será realizada para discutir os efeitos subliminares desses elementos em nossa sociedade. A conscientização crítica dos alunos sobre o poder subliminar da publicidade é o principal objetivo desta atividade.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem desenvolver a capacidade crítica dos alunos para identificar e analisar estratégias de linguagem persuasiva em contextos publicitários. Os estudantes serão orientados a reconhecer e avaliar a maneira como os anúncios tentam influenciar comportamentos individuais e coletivos, promovendo, portanto, uma maior sensibilização em relação às mensagens transmitidas pela mídia.
O conteúdo programático abrange elementos da linguagem persuasiva, mecanismos visuais na publicidade, e seus efeitos sociais e culturais. Os alunos aprenderão a identificar e analisar os principais componentes que tornam os anúncios persuasivos, além de desenvolver habilidades para discutir suas impressões e pensamentos em um ambiente coletivo.
A metodologia envolve atividades em grupo e debates orientados, fomentando o aprendizado colaborativo e crítico. Os alunos terão a oportunidade de trabalhar de maneira prática, analisando exemplos reais de anúncios e discutindo suas interpretações e descobertas com os colegas.
O cronograma está dividido em três aulas. Cada aula terá um foco específico, começando com a introdução teórica, passando para a investigação prática em grupo, e finalizando com uma discussão coletiva na roda de debate.
A avaliação será contínua, baseada na participação ativa dos alunos nas discussões e na contribuição durante o trabalho em grupo. Critérios como demonstração de compreensão dos conceitos, capacidade crítica ao analisar anúncios, e a habilidade de debater ideias de forma respeitosa e embasada serão considerados. Por exemplo, os alunos que identificarem e explicarem com clareza as estratégias persuasivas em anúncios serão reconhecidos por seu desempenho.
Os recursos incluem meios multimídia e materiais visuais para os alunos analisarem. A utilização de ferramentas digitais permitirá explorar uma variedade de anúncios e formatos, proporcionando um aprendizado mais dinâmico e interativo.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula