Poderes Ocultos: A Linguagem Publicitária

Desenvolvida por: Maiara… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Linguagem Persuasiva e Publicidade

Esta atividade, dirigida a alunos do 3º ano do Ensino Médio, visa introduzir a linguagem persuasiva nos anúncios publicitários. Os alunos irão trabalhar em grupos para explorar e identificar formas de linguagem e artifícios visuais utilizados em comerciais populares. Essa prática ajudará a entender como a publicidade forma padrões culturais e influencia comportamentos sociais. Uma roda de debate será realizada para discutir os efeitos subliminares desses elementos em nossa sociedade. A conscientização crítica dos alunos sobre o poder subliminar da publicidade é o principal objetivo desta atividade.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem desenvolver a capacidade crítica dos alunos para identificar e analisar estratégias de linguagem persuasiva em contextos publicitários. Os estudantes serão orientados a reconhecer e avaliar a maneira como os anúncios tentam influenciar comportamentos individuais e coletivos, promovendo, portanto, uma maior sensibilização em relação às mensagens transmitidas pela mídia.

  • Desenvolver habilidades de análise crítica da linguagem.
  • Reconhecer estratégias persuasivas em anúncios.
  • Desenvolver a capacidade de debate e argumentação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG703: Analisar criticamente a relação entre práticas de linguagem e contextos sociais, culturais e históricos.
  • EM13LGG704: Avaliar informações e opiniões provenientes dos mais variados meios, analisando os mecanismos de persuasão presentes em suas linguagens.
  • EM13CNT201: Explorar as tecnologias de informação e comunicação de forma crítica e criativa.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange elementos da linguagem persuasiva, mecanismos visuais na publicidade, e seus efeitos sociais e culturais. Os alunos aprenderão a identificar e analisar os principais componentes que tornam os anúncios persuasivos, além de desenvolver habilidades para discutir suas impressões e pensamentos em um ambiente coletivo.

  • Estudo da linguagem persuasiva.
  • Análise crítica de anúncios publicitários.
  • Debate sobre a influência cultural da publicidade.

Metodologia

A metodologia envolve atividades em grupo e debates orientados, fomentando o aprendizado colaborativo e crítico. Os alunos terão a oportunidade de trabalhar de maneira prática, analisando exemplos reais de anúncios e discutindo suas interpretações e descobertas com os colegas.

  • Trabalho em grupos.
  • Análise prática de anúncios.
  • Roda de debate.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está dividido em três aulas. Cada aula terá um foco específico, começando com a introdução teórica, passando para a investigação prática em grupo, e finalizando com uma discussão coletiva na roda de debate.

  • Primeira aula (50 minutos): Introdução à linguagem persuasiva.
  • Segunda aula (50 minutos): Análise prática de comerciais em grupos.
  • Terceira aula (50 minutos): Roda de debate e discussão das análises.

Avaliação

A avaliação será contínua, baseada na participação ativa dos alunos nas discussões e na contribuição durante o trabalho em grupo. Critérios como demonstração de compreensão dos conceitos, capacidade crítica ao analisar anúncios, e a habilidade de debater ideias de forma respeitosa e embasada serão considerados. Por exemplo, os alunos que identificarem e explicarem com clareza as estratégias persuasivas em anúncios serão reconhecidos por seu desempenho.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluem meios multimídia e materiais visuais para os alunos analisarem. A utilização de ferramentas digitais permitirá explorar uma variedade de anúncios e formatos, proporcionando um aprendizado mais dinâmico e interativo.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Projetor multimídia para exibição de anúncios.
  • Material impresso com exemplos de anúncios.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo