Projeto de Installation Art

Desenvolvida por: Lucile… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Arte Contemporânea e Discurso Visual

O Projeto de Installation Art é uma experiência prática destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Médio que busca envolvê-los na compreensão e produção de discursos visuais por meio do planejamento e execução de uma instalação artística no ambiente escolar. A atividade visa promover a reflexão crítica sobre as formas de expressão social através da utilização de linguagem multisemiótica, dialogando diretamente com as demandas contemporâneas de comunicação e expressão. Ao longo do projeto, os alunos serão orientados a explorar diversos materiais e conceitos artísticos, colaborando entre si para desenvolver uma obra que expresse visões de mundo, questionamentos sociais ou fenômenos atuais. Após a conclusão, a instalação será aberta à visitação da comunidade escolar, promovendo um espaço de interação e diálogo entre os estudantes e suas produções, fomentando debates sobre arte e sociedade.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem deste projeto estão centrados na ampliação das habilidades de compreensão, interpretação e produção crítica de discursos visuais e multisemióticos. Os alunos serão estimulados a explorar os diversos funcionamentos das linguagens artísticas para criar uma instalação que reflita sobre questões sociais e ideológicas. A atividade também incentiva a capacidade dos estudantes de trabalhar em equipe, desenvolvendo habilidades de colaboração e negociação de ideias, essenciais para o processo criativo em grupo.

  • Desenvolver a capacidade de interpretação crítica de discursos visuais.
  • Estimular a produção criativa utilizando linguagens multisemióticas.
  • Promover o trabalho colaborativo entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
  • EM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático do Projeto de Installation Art compreende uma variedade de tópicos que abordam desde a introdução à arte contemporânea até as técnicas de instalação artística. Os estudantes irão explorar a história e evolução da instalação como forma artística, compreender conceitos de estética e linguagem visual, além de investigar como essas manifestações podem provocar e dialogar com o público. Este arcabouço teórico-prático servirá de base para o desenvolvimento do projeto e a criação das obras.

  • Introdução à arte contemporânea
  • História das instalações artísticas
  • Conceitos de estética e linguagem visual
  • Técnicas de instalação artística

Metodologia

A metodologia aplicada neste projeto é centrada no enfoque prático e exploratório, proporcionando aos alunos uma experiência imersiva em processos criativos. As aulas serão divididas entre momentos de pesquisa teórica, workshops práticos e discussões em grupo, permitindo uma construção coletiva do conhecimento. A prática artística será guiada por coordenadores que auxiliarão os estudantes a traduzirem suas ideias em instalações, ao mesmo tempo em que serão incentivados a refletir criticamente sobre suas escolhas de materiais e temas.

  • Pesquisa teórica sobre arte e instalação
  • Workshops práticos com artistas convidados
  • Discussões em grupo sobre os projetos
  • Orientação contínua por parte dos coordenadores

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade contemplará um total de 20 horas, distribuídas em 24 aulas de 50 minutos cada. Este período permitirá uma abordagem gradual e aprofundada dos temas propostos, garantindo que os alunos tenham tempo para pesquisa, planejamento e execução de suas obras. O projeto será dividido em fases, começando com a introdução ao tema, passando pela concepção e planejamento das instalações, até a fase de execução e finalizando com a apresentação das obras e reflexão sobre os resultados.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e temas
  • Aula 2-4: Pesquisa e discussão de referências
  • Aula 5-6: Desenvolvimento de conceitos e esboços
  • Aula 7-10: Planejamento das instalações
  • Aula 11-18: Execução das obras
  • Aula 19-20: Preparação para a apresentação
  • Aula 21-22: Apresentação das instalações
  • Aula 23-24: Reflexão e feedback coletivo

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada no envolvimento e desenvolvimento de suas ideias ao longo do projeto. Serão considerados critérios como criatividade, originalidade, coerência da proposta com o tema escolhido, e capacidade de trabalhar em equipe. Os alunos também serão avaliados por meio de uma apresentação oral, onde deverão explicar o conceito e os processos adotados na criação da instalação, além de uma autoavaliação escrita sobre o seu desempenho e aprendizado individual. Exemplos de critérios a serem observados incluem a clareza na comunicação do tema, o uso integrado de diferentes linguagens e a habilidade de defesa de sua obra perante os colegas e professores.

Materiais e ferramentas:

Para a execução do Projeto de Installation Art, os alunos terão acesso a uma variedade de materiais e recursos que facilitarão tanto a concepção quanto a execução das instalações artísticas. Além do suporte técnico e teórico dos professores e artistas convidados, os estudantes serão estimulados a utilizar tecnologias digitais e tradicionais de forma integrada, explorando diferentes possibilidades criativas.

  • Materiais básicos de arte (tintas, papeis, etc.)
  • Ferramentas digitais de design
  • Espaços para exposição
  • Apoio de artistas convidados

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo