Recriando Byron Kim: Identidade Além das Cores

Desenvolvida por: Vinici… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Teoria das Cores e Identidade Pessoal

Esta atividade propõe uma imersão na teoria das cores combinada com a expressão da identidade pessoal dos alunos do 3º ano do Ensino Médio, inspirada na obra 'Synecdoche' de Byron Kim. Através de uma abordagem prática e reflexiva, os estudantes serão convidados a pesquisar e aplicar a teoria das cores para criar um 'painel de identidade' que simbolize aspectos de sua identidade, sejam eles culturais, emocionais ou sociais. A execução do projeto envolverá pesquisa, sessões de pintura, rodas de debate, e culminará em uma exposição coletiva, proporcionando uma plataforma para a apreciação da diversidade e a compreensão pessoal através da cor. Desta forma, o projeto busca não apenas explorar aspectos técnicos da pintura e teoria das cores, mas também fomentar um diálogo sobre individualidade, pertencimento e expressão pessoal.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover um entendimento aprofundado da teoria das cores e da arte como veículos de expressão da identidade pessoal. Pretende-se que os alunos aprimorem suas habilidades artísticas, combinando elementos técnicos da pintura com a expressão de sentimentos, pensamentos e experiências pessoais. Além disso, visa-se fomentar o respeito pela diversidade e a apreciação das diferentes perspectivas e vivências individuais, através da observação e discussão dos painéis criados pelos colegas. Por meio desta experiência colaborativa, os alunos serão incentivados a refletir sobre a complexidade da identidade humana e o papel da arte como forma de diálogo e expressão cultural.

  • Explorar a teoria das cores e sua aplicação na expressão artística.
  • Desenvolver habilidades técnicas de pintura e composição visual.
  • Promover a reflexão e expressão sobre a identidade pessoal através da arte.
  • Estimular o apreço pela diversidade cultural e emocional expressa pelos colegas.
  • Fomentar habilidades de pesquisa, colaboração e comunicação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui a história e a teoria das cores, as técnicas de pintura, e a reflexão sobre identidade pessoal através da arte. Além disso, integra a análise crítica de obras de arte que exploram a temática da identidade e a diversidade cultural, emocional e social. Através desta abordagem interdisciplinar, os estudantes terão a oportunidade de combinar conhecimentos teóricos com a prática artística, a fim de desenvolver um projeto pessoal significativo que expressa sua própria identidade.

  • História e fundamentos da teoria das cores.
  • Técnicas básicas de pintura e composição visual.
  • Reflexão sobre identidade e expressão pessoal através da arte.
  • Análise de obras de arte relacionadas à temática da identidade.
  • Diversidade cultural, emocional e social expressa através da cor.

Metodologia

Esta atividade emprega uma série de metodologias ativas, permitindo que os alunos sejam protagonistas do seu aprendizado. A partir da 'Saída de Campo', eles terão a chance de observar a cor no mundo real. 'Atividades Mão-na-massa' permitirão a prática da pintura, enquanto 'Rodas de Debate' e 'Aprendizagem Baseada em Projetos' facilitarão a discussão e reflexão coletiva. A 'Sala de Aula Invertida' será aplicada para que os estudos teóricos sobre cores e identidade sejam realizados em casa, otimizando o tempo em sala para discussões e prática artística. Por fim, a 'Aprendizagem Baseada em Jogos' será usada para introduzir conceitos de forma lúdica e engajante.

  • Saída de Campo para estudo de cores no ambiente.
  • Atividades Mão-na-massa de pintura.
  • Rodas de Debate sobre identidade e diversidade.
  • Aprendizagem Baseada em Projetos para a criação dos painéis.
  • Sala de Aula Invertida para estudo teórico.
  • Aprendizagem Baseada em Jogos para engajar e introduzir conceitos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade possui uma carga horária total de 20 horas, distribuídas em 20 aulas de 60 minutos. As aulas serão dedicadas à introdução teórica, pesquisa, prática de pintura, debates e preparação para a exposição final. Este cronograma proporciona uma imersão profunda nos temas propostos, permitindo que os alunos desenvolvam suas habilidades e projetos de maneira significativa.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e à teoria das cores.
  • Aulas 2-4: Pesquisa e estudos independentes (Sala de Aula Invertida).
  • Aula 5: Saída de Campo para observação de cores.
  • Aulas 6-10: Sessões de pintura (Atividades Mão-na-massa).
  • Aulas 11-13: Rodas de Debate sobre identidade e diversidade.
  • Aulas 14-18: Continuação das sessões de pintura e finalização dos painéis.
  • Aulas 19: Preparação da exposição coletiva.
  • Aula 20: Realização da exposição e encerramento do projeto.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos nas diversas fases do projeto, na qualidade artística e na expressão de ideias pessoais nos painéis de identidade. Serão considerados critérios como criatividade, originalidade, coerência entre conceito e execução, e a capacidade de reflexão crítica demonstrada nas rodas de debate e na análise das obras. A avaliação também levará em conta o engajamento dos alunos na pesquisa e no processo de aprendizagem colaborativo. Dessa maneira, busca-se valorizar o processo criativo e reflexivo tanto quanto o produto final.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos recursos, como materiais de arte (tintas, pincéis, telas, etc.), acesso a bibliotecas e recursos digitais para pesquisa, espaços adequados para as práticas de pintura e a exposição final. Ferramentas de tecnologia educacional também podem ser utilizadas para complementar o estudo teórico e a colaboração entre os alunos. Além disso, será importante ter acesso a locais externos para a realização das saídas de campo.

  • Materiais de arte (tintas, pincéis, telas).
  • Recursos digitais e bibliotecas para pesquisa.
  • Espaço adequado para prática artística e exposição.
  • Ferramentas de tecnologia educacional.
  • Acesso a locais para saída de campo.

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