Tabuleiro Colaborativo: A Jornada da Arte

Desenvolvida por: Tatian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Arte medieval ao contemporâneo

A atividade de criar um tabuleiro de jogo colaborativo tem como base a análise dos períodos artísticos desde o medieval até o contemporâneo. Cada grupo de alunos será responsável por representar uma era específica, incorporando pesquisas e obras significativas para contextualizar e conectar os movimentos artísticos aos aspectos sociais e culturais das épocas. O objetivo é fornecer uma experiência educativa multidimensional e colaborativa, capacitando os alunos a parecerem os papéis de historiadores, criadores e críticos de arte. Os participantes elaborarão componentes do jogo, como perguntas e desafios, que proporcionem aprendizado através de uma dinâmica lúdica. A atividade pretende reforçar o entendimento da cronologia histórica da arte e incentivar o debate sobre a influência dos contextos históricos sociais na produção artística.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade envolvem a ampliação do conhecimento sobre a história da arte, estimulando o pensamento crítico e a capacidade de conectar conceitos artísticos aos contextos históricos. Pretende-se que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa, sintetizem informações e apresentem um conteúdo coerente e criativo. A atividade favorece o trabalho colaborativo, onde estratégias de liderança, comunicação eficaz e resolução de conflitos podem ser exercitadas. Além disso, promove a reflexão sobre a relevância e aplicação dos conhecimentos artísticos na atualidade, alinhando os estudos históricos com a compreensão dos desafios contemporâneos da arte.

  • Desenvolver compreensão sobre a evolução da arte ao longo dos períodos históricos
  • Incentivar a pesquisa e análise crítica de obras de arte significativas
  • Fomentar habilidades colaborativas e de liderança em grupos de trabalho

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS103: Relacionar manifestações da cultura corporal e suas representações nos meios de difusão com grupos e contextos sociais, ambientais, culturais, políticos e econômicos
  • EM13CHS106: Analisar as práticas artísticas como uma criação humana orientada por contextos sociais, culturais, políticos e econômicos
  • EM13LGG102: Compreender e valorizar a diversidade linguística como uma construção cultural

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange uma perspectiva abrangente da história da arte, abordando os períodos desde a arte medieval até a contemporânea. Os alunos investigarão os principais movimentos artísticos, contextualizando-os em suas respectivas épocas e em relação às influências sociais e culturais. Cada grupo deverá preparar uma apresentação guiando seus colegas através das características principais do período designado, explorando a simbologia, as técnicas artísticas, e o impacto das obras sobre as sociedades da época. Adicionalmente, o tabuleiro deve refletir as conexões entre os diferentes períodos e a forma como as escolas de pensamento influenciam umas às outras mediante elementos práticos de um jogo educativo.

  • Introdução à história da arte
  • Movimentos artísticos e suas características
  • Conexões entre arte e sociedade

Metodologia

Para esta atividade, será utilizada a metodologia de aprendizagem baseada em projetos, onde a construção do tabuleiro é o produto final do trabalho investigativo. A aprendizagem colaborativa é estimada através da formação de grupos responsáveis por diferentes períodos artísticos, permitindo que os alunos utilizem suas habilidades de pesquisa e criatividade. Recursos de multimídia, como vídeos e aplicativos digitais, apoiarão a pesquisa e apresentação dos conteúdos, oferecendo aos alunos uma forma dinâmica de acesso à informação. Esta abordagem foca no aprendizado ativo, proporcionando um ambiente que engaje os estudantes, fomente a discussão e possibilite o desenvolvimento de uma compreensão mais sofisticada dos temas explorados.

  • Aprendizagem baseada em projetos
  • Trabalho colaborativo em grupo
  • Uso de multimídia e recursos digitais

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado para ocorrer em uma aula de 60 minutos, proporcionando aos alunos tempo suficiente para explorar de maneira completa e significativa os temas propostos, realizar suas pesquisas e confeccionar suas partes do tabuleiro. Durante a aula, cada grupo terá um tempo específico para desenvolver e discutir seu período artístico com o restante da turma, garantindo que ocorra um intercâmbio de ideias e conhecimento dinâmico e construtivo. Esta configuração visa otimizar o uso do tempo, obviamente priorizando a interação e a colaboração entre os alunos, e promovendo uma experiência de aprendizado rica e completa.

  • Aula 1: Introdução aos períodos artísticos e montagem do tabuleiro colaborativo
  • Momento 1: Introdução aos Períodos Artísticos (Estimativa: 15 minutos)
    Comece a aula apresentando uma visão geral dos períodos artísticos principais: medieval, renascentista, moderno e contemporâneo. Utilize um recurso multimídia, como uma apresentação de slides ou um vídeo curto, para ilustrar as características distintas de cada período. Destaque elementos-chave e influências socioculturais relevantes. É importante que os alunos participem ativamente, respondendo a perguntas rápidas para testar seus conhecimentos prévios. Proporcione um espaço para que façam perguntas e partilhem percepções iniciais.

    Momento 2: Divisão dos Grupos e Alocação de Períodos (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em grupos pequenos, garantindo a diversidade em cada um. Atribua um período artístico específico a cada grupo. Explique que cada grupo será responsável por pesquisar e representar o período atribuído no tabuleiro colaborativo. Observe se todos os alunos compreendem suas funções e ofereça assistência na alocação de responsabilidades internas do grupo, como pesquisa, criação e apresentação. Incentive a liderança colaborativa.

    Momento 3: Pesquisa e Discussão em Grupos (Estimativa: 20 minutos)
    Permita que os grupos comecem a pesquisa sobre seus períodos, usando computadores ou tablets. Oriente-os a identificar obras de arte significativas e aspectos sociais e culturais da época atribuída. Circule pela sala para ajudar, sugerindo fontes confiáveis e estratégias para organizar as informações coletadas. Incentive a discussão dentro dos grupos sobre o impacto dos contextos históricos na produção artística. Avalie a participação ativa dos alunos e a capacidade de articular suas ideias.

    Momento 4: Montagem do Tabuleiro Colaborativo (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie o processo de construção do tabuleiro, instrua os grupos a desenhar ou criar visualmente as suas seções no tabuleiro, utilizando materiais de papelaria fornecidos. Cada grupo deve incorporar as informações e elementos visuais significativos de seu período artístico. Forneça feedback contínuo enquanto os alunos trabalham, reforçando a importância de uma apresentação clara e atraente. Proponha que eles considerem como relacionar visualmente as diferentes eras. Avalie a criatividade e a precisão histórica na montagem.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para aumentar a inclusão, ofereça instruções escritas e visuais para complementar as explicações orais, beneficiando alunos com diferentes estilos de aprendizagem. Permita o uso de softwares de leitura para alunos que possam ter dificuldades de leitura ou visual. Certifique-se de que os materiais sejam acessíveis a todos, considerando a altura e a disposição na sala. Incentive o respeito às opiniões de todos e crie um ambiente onde os alunos se sintam seguros para partilhar ideias. Lembre-se, sua disposição em adaptar e ajustar a prática conforme necessário é essencial para proporcionar um ambiente de aprendizagem inclusivo e acolhedor.

Avaliação

A avaliação da atividade será realizada através de processos diversificados, adaptáveis ao contexto da atividade. A avaliação formativa será fundamental, utilizando observações durante a dinâmica do grupo e a apresentação dos conteúdos. O objetivo é avaliar o entendimento dos conceitos e a capacidade de aplicá-los no contexto do jogo educativo. Critérios como originalidade, clareza na comunicação, colaboração e profundidade das pesquisas serão considerados. Um exemplo prático é a elaboração de um feedback construtivo pós-atividade, que reforce os pontos fortes dos alunos e sugira melhorias. Uma alternativa adicional seria a autoavaliação e a prática de peer review, incentivando os alunos a refletirem criticamente sobre seu desempenho e o dos colegas, reconhecendo as diferentes contribuições para o projeto final.

  • Avaliação formativa durante apresentações
  • Feedback construtivo pós-atividade
  • Autoavaliação e revisão entre pares

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade são variados, visando proporcionar um aprendizado rico e diversificado para os alunos. Entre os materiais, destacam-se computadores e tablets para pesquisa online, acesso a bibliotecas digitais, além de materiais como papel, canetas coloridas e caixas de papelão para a criação física do tabuleiro. A inclusão de tecnologia, como projetores e ferramentas de videoconferência (se necessário), enriquece ainda mais a apresentação e o entendimento dos conteúdos. Todas essas ferramentas foram escolhidas para garantir que os alunos consigam realizar pesquisas profundas e criem representações artísticas e contextuais detalhadas e inovadoras.

  • Computadores ou tablets para pesquisa
  • Material de papelaria para construção do tabuleiro
  • Acesso a bibliotecas digitais e multimídia

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que as responsabilidades dos professores são numerosas e desafiadoras, sendo necessária uma mentalidade de empatia nas estratégias de inclusão e acessibilidade. Desta forma, sugerimos algumas opções que podem ser incorporadas sem comprometer os recursos e o tempo do docente. Garantir que a linguagem e os materiais apresentem clareza e sejam acessíveis a todos os alunos é essencial, promovendo uma equidade no aprendizado. Materiais visuais e leituras complementares podem ser disponibilizados em formatos digitais acessíveis, como e-books com possibilidades de ajustes de fonte e cor de fundo. Também sugerimos a organização de grupos heterogêneos, encorajando a colaboração entre alunos com habilidades e backgrounds diversificados, promovendo a interação e engajamento de todos. O uso de tecnologias como leitores de tela pode ser considerado caso surjam necessidades específicas.

  • Adaptação de materiais para diferentes formatos digitais
  • Formação de grupos heterogêneos para colaboração
  • Utilização de tecnologias assistivas caso necessário

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