[A atividade proposta busca aproximar os alunos do 1º ano do Ensino Médio ao estudo da botânica, através da identificação de folhas de diferentes espécies de angiospermas. O objetivo é promover a compreensão da diversidade morfológica das folhas e suas adaptações aos diferentes ambientes. Os alunos, organizados em duplas, serão incentivados a coletar folhas, identificar suas características morfológicas utilizando guias específicos, e criar um herbário digital. Este processo fará uso de habilidades de observação, registro fotográfico e descrição detalhada das características das folhas, como formato, margem e nervura. Ao final, os alunos apresentarão suas descobertas e serão incentivados a formular hipóteses sobre a evolução das formas das folhas em resposta às condições ambientais. Assim, além de aprenderem conteúdos biológicos, desenvolverão competências digitais, porque toda a atividade culmina na criação de um produto final em formato digital.]
[Os objetivos de aprendizagem da atividade centram-se em desenvolver nos alunos a capacidade de analisar e identificar a diversidade morfológica das folhas em angiospermas, bem como a importância das adaptações dessas estruturas aos diferentes ambientes. A prática proporcionará uma experiência em campo que integra conceitos teóricos com observações reais, estimulando o pensamento crítico e analítico. Espera-se que os estudantes ampliem seu entendimento sobre a biodiversidade, a importância das plantas para o ecossistema e se familiarizem com o uso de ferramentas tecnológicas para a sistematização do conhecimento adquirido.]
[O conteúdo programático da atividade abrange aspectos fundamentais da morfologia das plantas, sobretudo das folhas, destacando suas funções e adaptações a diversos habitats. A atividade envolvida propõe uma análise prática e teórica sobre as formas biomórficas das folhas e sua relevância ecológica. Ao articular a coleta de dados com a tecnologia digital, promove a transdisciplinaridade ao contactar conhecimentos biológicos com habilidades tecnológicas.]
[A metodologia adotada visa integrar teoria e prática, incentivando o aprendizado ativo e colaborativo. A exploração direta e a investigação em duplas promovem o engajamento e a troca de conhecimentos entre os alunos, enquanto o uso de guias e a documentação digital fortalecem a autonomia e a capacidade de pesquisa. A atividade culmina com a apresentação dos achados, destacando a importância das competências comunicativas e do compartilhamento de conhecimentos.]
[O cronograma estruturado em duas aulas de 60 minutos proporciona um ritmo adequado para abordar cada etapa da atividade. A primeira aula é dedicada à introdução teórica e coleta em campo, enquanto a segunda foca na identificação e sistematização das descobertas, promovendo assim uma continuidade lógica no processo de ensino-aprendizagem.]
[Os alunos serão avaliados com base na qualidade e precisão da identificação das folhas, na organização e apresentação do herbário digital e na capacidade de articular hipóteses sobre a evolução das folhas em diferentes ambientes. A avaliação incluirá a observação de habilidades práticas, como a coleta e o manuseio das folhas, e habilidades digitais, como o uso de tecnologias para registro e apresentação. Exemplos de critérios de avaliação envolvem a originalidade das hipóteses apresentadas, clareza das explicações, e a fundamentação científica das observações registradas no herbário digital.]
[A atividade requer recursos que possibilitem tanto a coleta quanto o registro e sistematização dos dados. Guias de identificação de plantas são essenciais para a prática de campo, além do uso de dispositivos tecnológicos como câmeras ou smartphones para capturar imagens das folhas e computadores para compor o herbário digital. Esses instrumentos são indispensáveis para o desenvolvimento das competências investigativas e tecnológicas trabalhadas na atividade.]
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