A Jornada da Evolução

Desenvolvida por: Marcos (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Evolução dos Seres Vivos ao Longo do Tempo

A atividade 'A Jornada da Evolução' tem como objetivo promover nos alunos do 1º ano do Ensino Médio uma compreensão abrangente dos principais processos evolutivos que ocorreram ao longo da história da Terra. Nessa proposta, os alunos serão divididos em grupos, cada um responsável por uma era geológica específica. Eles irão pesquisar, dramatizar e apresentar as transformações evolutivas dessa era, ressaltando eventos significativos como a explosão cambriana, a transição de seres para o ambiente terrestre, e a evolução dos mamíferos. A atividade proporcionará aos alunos a oportunidade de explorar a biodiversidade e os impactos ambientais que influenciaram esses processos evolutivos. Utilizando uma metodologia ativa e colaborativa, a abordagem incentiva a investigação, o pensamento crítico e a comunicação eficaz. Ao final, espera-se que os alunos desenvolvam uma visão evolutiva temporal, reconheçam a importância da biodiversidade, e compreendam a interconexão existente entre os seres vivos e o ambiente ao longo do tempo.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é estimular nos alunos a capacidade de compreender e analisar os processos evolutivos dos seres vivos. A dramatização de eventos evolutivos específicos permitirá uma experiência de aprendizagem imersiva, promovendo um entendimento detalhado sobre a importância e a influência desses eventos na biodiversidade atual. Ao realizar essa pesquisa e apresentação, os alunos desenvolverão habilidades de investigação científica, comunicação e trabalho colaborativo.

  • Compreender a importância dos processos evolutivos na formação da biodiversidade atual.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em equipe através da dramatização histórico-evolutiva.
  • Analisar criticamente os principais eventos evolutivos e suas implicações ambientais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT102: Realizar previsões, avaliar intervenções e/ou construir protótipos de sistemas térmicos que visem à sustentabilidade, considerando sua composição e os efeitos das variáveis termodinâmicas sobre seu funcionamento, considerando também o uso de tecnologias digitais que auxiliem no cálculo de estimativas e no apoio à construção dos protótipos.
  • EM13CNT105: Analisar os ciclos biogeoquímicos e interpretar os efeitos de fenômenos naturais e da interferência humana sobre esses ciclos, para promover ações individuais e/ ou coletivas que minimizem consequências nocivas à vida.
  • EM13CNT107: Realizar previsões qualitativas e quantitativas sobre o funcionamento de geradores, motores elétricos e seus componentes, bobinas, transformadores, pilhas, baterias e dispositivos eletrônicos, com base na análise dos processos de transformação e condução de energia envolvidos - com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais -, para propor ações que visem a sustentabilidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abarcará tópicos fundamentais da evolução biológica, focando em eventos marcantes que definem a transição dos seres vivos ao longo das eras. Dentre essas transformações, o destaque será dado para a explosão cambriana, que marcou um aumento significativo na biodiversidade; a adaptação de seres aquáticos para a vida terrestre, e o desenvolvimento dos mamíferos, culminando com a diversidade atual. Tais conteúdos são essenciais para a compreensão da complexidade da vida.

  • Explosão Cambriana e o aumento da biodiversidade.
  • Adaptação dos seres vivos dos ambientes aquáticos para terrestres.
  • Evolução dos mamíferos e seus impactos na atualidade.

Metodologia

A metodologia proposta para esta atividade enfatiza o aprendizado ativo e colaborativo, permitindo que os alunos assumam papéis ativos em seu processo de aprendizagem. A divisão em grupos incentivará a cooperação e a troca de conhecimentos para a obtenção de um resultado final coeso. A dramatização encoraja a criatividade dos estudantes, tornando o aprendizado mais significativo e memorável. A pesquisa conduzida pelos alunos será fundamental para consolidar o conhecimento e desenvolver habilidades críticas e analíticas.

  • Organização dos alunos em grupos para trabalho colaborativo.
  • Pesquisa de eventos evolutivos específicos.
  • Dramatização e apresentação das descobertas.
  • Discussão e reflexão coletiva pós-apresentação.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi planejado para ser devidamente executado em um total de duas horas, divididas em duas aulas de 60 minutos. Cada aula focará em aspectos chave que orientarão os alunos a atingir os objetivos propostos. Esta estrutura permite uma organização clara das etapas da atividade, desde a pesquisa inicial, passando pelo desenvolvimento das dramatizações, até as apresentações finais e discussões.

  • Aula 1 - Introdução à atividade, divisão dos grupos e início das pesquisas sobre as eras geológicas.
  • Aula 2 - Finalização das pesquisas, ensaios das dramatizações, apresentações dos grupos e feedback coletivo.

Avaliação

A avaliação será baseada no envolvimento e desempenho dos alunos durante todo o processo da atividade, abrangendo tanto a fase de pesquisa quanto a dramatização e a apresentação final. Serão considerados a profundidade e a precisão das informações coletadas, a criatividade e o empenho demonstrados na dramatização, e a clareza na comunicação durante a apresentação. Exemplos de critérios incluem: a capacidade de identificar corretamente os eventos evolutivos de sua era geológica, o uso de linguagem clara e acessível na apresentação, e a colaboração e divisão de tarefas eficaz dentro do grupo. Uma rúbrica detalhada será fornecida previamente aos alunos para orientá-los sobre os principais aspectos avaliativos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários diversos recursos que facilitem a pesquisa, a criação e a apresentação das dramatizações. Recursos tecnológicos, como acesso à internet e computadores, serão essenciais para as pesquisas. Materiais de apoio, como livros, revistas e artigos científicos, também deverão estar disponíveis. Para as dramatizações, os alunos poderão utilizar materiais de artesanato e vestuário para enriquecer a apresentação e tornar a experiência mais visual e envolvente.

  • Acesso a computadores e internet para pesquisas.
  • Livros didáticos, revistas e artigos sobre evolução biológica.
  • Materiais de artesanato e vestuário para dramatizações.
  • Sala ampla para ensaios e apresentações.
  • Equipamentos de áudio e vídeo para gravação das apresentações (opcional).

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