BioDesign: Projetando Soluções Sustentáveis

Desenvolvida por: Guilhe… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Biologia, Geografia
Temática: Biodiversidade e Sustentabilidade

Neste projeto, BioDesign: Projetando Soluções Sustentáveis, alunos do 1º ano do Ensino Médio serão convidados a explorar e aplicar conceitos de biodiversidade e sustentabilidade para abordar problemas ambientais concretos em sua comunidade ou escola. Através da metodologia ativa e da Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos trabalharão em equipes para identificar um desafio ambiental local, pesquisar sobre a biodiversidade da região (focando em espécies de plantas ou animais ameaçadas), e desenvolver uma solução inovadora que seja sustentável e viável economicamente. O uso de tecnologias e aplicativos digitais será incentivado para auxiliar na pesquisa, no planejamento e no design da solução proposta. O projeto se desdobrará em diferentes etapas: planejamento, pesquisa, desenvolvimento de soluções, e culminará com a apresentação do projeto para a classe e uma roda de debate. Esta última etapa permitirá aos alunos discutir sobre as soluções de cada grupo, analisando sua viabilidade, impacto ambiental e contribuição para a preservação da biodiversidade.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é capacitar os alunos a aplicar de forma prática os conceitos de biodiversidade e sustentabilidade para o desenvolvimento de soluções inovadoras diante de problemas ambientais reais. Ao trabalhar em equipes, eles irão desenvolver habilidades como planejamento, pesquisa, colaboração, uso crítico de tecnologia e comunicação. Este projeto também busca fomentar a consciência ambiental entre os estudantes, encorajando-os a pensar globalmente enquanto agem localmente, reconhecendo a importância de preservar a biodiversidade e promover práticas sustentáveis em sua própria comunidade.

  • Aplicar conhecimentos sobre biodiversidade e sustentabilidade para resolver problemas reais
  • Desenvolver habilidades de planejamento, pesquisa, colaboração e comunicação
  • Promover a consciência ambiental e a importância da preservação da biodiversidade
  • Utilizar tecnologias e aplicativos digitais como ferramentas de aprendizado e desenvolvimento de projetos
  • Avaliar a viabilidade e o impacto ambiental das soluções propostas para problemas ambientais

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT202: Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).
  • EM13CNT206: Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta.
  • EM13CNT208: Aplicar os princípios da evolução biológica para analisar a história humana, considerando sua origem, diversificação, dispersão pelo planeta e diferentes formas de interação com a natureza, valorizando e respeitando a diversidade étnica e cultural humana.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade englobará temas centrais como biodiversidade, sustentabilidade, design sustentável e soluções ambientais. Os alunos explorarão conceitos chave da ecologia, estudarão as espécies locais e suas interações com o ambiente, além de compreenderem as ameaças atuais à biodiversidade. Também será dada ênfase ao estudo de iniciativas de conservação, políticas ambientais e o papel da tecnologia e inovação no desenvolvimento de projetos sustentáveis.

  • Conceitos de biodiversidade e sustentabilidade
  • Identificação de espécies locais e ameaças à biodiversidade
  • Design sustentável e soluções inovadoras para problemas ambientais
  • Uso de tecnologia e aplicativos digitais em projetos ambientais
  • Análise de políticas ambientais e iniciativas de conservação

Metodologia

Esta atividade será desenvolvida através de uma metodologia ativa e Aprendizagem Baseada em Projetos. Inicialmente, os estudantes serão divididos em equipes e receberão um breve sobre problemas ambientais locais. A partir daí, cada grupo realizará pesquisas usando tecnologia e aplicativos digitais, para entender as espécies locais, ameaças e possíveis soluções. O desenvolvimento do projeto englobará desde o planejamento até a execução de um design sustentável. A atividade culminará com a apresentação dos projetos e uma roda de debate para discutir a viabilidade e o impacto das soluções.

  • Trabalho em equipe e colaboração
  • Pesquisa orientada com uso de tecnologia
  • Desenvolvimento de projeto baseado em critérios de sustentabilidade
  • Apresentação do projeto e roda de debate
  • Avaliação crítica das soluções propostas pelo grupo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma sessão de 60 minutos. Inicialmente, haverá uma breve introdução sobre o projeto e seus objetivos. Em seguida, os alunos serão divididos em equipes e iniciarão a fase de pesquisa. A maior parte do tempo será dedicada ao desenvolvimento do projeto, seguido de uma apresentação para a classe e a posterior roda de debate.

  • Aula 1 da atividade: Introdução, formação de equipes, pesquisa, desenvolvimento do projeto, apresentação e debate.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todas as etapas do projeto, desde a pesquisa até a apresentação final e participação na roda de debate. Serão considerados critérios como criatividade, inovação, viabilidade, impacto ambiental e clareza na apresentação das soluções. Feedback específico será fornecido para cada equipe, destacando os pontos fortes e áreas para melhoria. Além disso, os alunos serão incentivados a refletir sobre o próprio aprendizado e o impacto de suas soluções propostas para a biodiversidade local.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados incluirão acesso à internet para pesquisa, aplicativos digitais que ajudem na identificação de espécies locais e no design de soluções sustentáveis, materiais para a confecção de maquetes ou protótipos (caso necessário), e espaços na escola para a realização da atividade. Também será útil o acesso a artigos, estudos de caso e outros materiais que forneçam informações sobre biodiversidade e sustentabilidade.

  • Acesso à internet e computadores ou tablets
  • Aplicativos para identificação de espécies e design sustentável
  • Materiais diversos para maquetes ou protótipos
  • Artigos e estudos de caso sobre biodiversidade e sustentabilidade
  • Espaço adequado para realização da atividade

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