Nesta atividade pedagógica prática, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão guiados através de uma jornada investigativa para entender o processo fundamental da fotossíntese e sua importância para a conservação da vida na Terra. Através da construção de estufas caseiras com materiais recicláveis e o uso de sensores de luz (quando disponíveis), os estudantes poderão observar diretamente como a quantidade de luz influencia a fotossíntese em plantas reais. A atividade é enriquecida pelo uso de aplicativos digitais especificamente escolhidos para documentar e analisar a experimentação, permitindo uma compreensão mais profunda das interações entre luz, plantas e o processo de fotossíntese. Ao final da atividade, os grupos de alunos compartilharão suas descobertas, promovendo uma discussão sobre a conservação de energia, a matéria na fotossíntese, e a importância desse processo para o ecossistema global.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão prática e teórica do processo de fotossíntese, enfatizando sua essencialidade para a vida na Terra. Os estudantes irão aplicar conhecimentos de biologia, física e química em um cenário prático, promovendo habilidades analíticas e experimentais. Será incentivada a criatividade na construção de modelos de estufas e na resolução de problemas relacionados aos efeitos da luminosidade nas plantas. A atividade também visa desenvolver competências digitais, através do uso de aplicativos para análise de dados experimentais, e sensibilizar sobre a importância da preservação ambiental e da sustentabilidade.
O conteúdo programático desta atividade aborda conceitos interdisciplinares envolvendo as Ciências da Natureza, enfocando na biologia da fotossíntese, princípios de física relacionados à luz e sua interação com materiais vivos, e aspectos químicos envolvidos na conversão de luz em energia química pelas plantas. Os estudantes explorarão a fotossíntese não apenas como um fenômeno biológico, mas também sob a perspectiva de sua importância para os ciclos de energia e matéria no ecossistema, contribuindo para uma visão integrada de ciência e sustentabilidade.
Esta atividade utiliza uma abordagem metodológica ativa, centrada no aluno, que estimula a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem através da experimentação, colaboração e uso de tecnologia. Os alunos serão divididos em grupos para fomentar o trabalho em equipe na construção das estufas, incentivar a discussão e troca de ideias during the analysis process, estabelecer conexões entre teoria e prática. O uso de aplicativos digitais para documentar e analisar o experimento introduz uma dimensão moderna ao processo de aprendizagem, preparando os estudantes para um mundo cada vez mais digital.
A atividade será realizada em quatro sessões de 60 minutos cada, totalizando 4 horas de duração. A primeira sessão introduzirá os conceitos teóricos e planejamento da construção das estufas. A segunda sessão será dedicada à construção das estufas e preparação para os experimentos. A terceira sessão focará na coleta e análise de dados. A quarta e última sessão será dedicada às apresentações dos grupos e discussões sobre os resultados obtidos.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todas as fases da atividade, na qualidade e criatividade das estufas construídas, na aplicação correta do método científico durante a experimentação, no uso eficaz de tecnologia digital para documentação e análise, e na apresentação final dos resultados. Serão avaliadas tanto as habilidades individuais quanto as colaborativas, considerando o processo de aprendizado e não apenas o produto final. O feedback será fornecido após cada apresentação para promover a reflexão e o aprendizado contínuo.
Os recursos para a execução desta atividade incluem materiais recicláveis diversos (garrafas plásticas, caixas de papelão, etc.), plantas ou sementes reais, sensores de luz (se disponíveis), smartphones ou tablets com acessos a aplicativos de documentação e análise de dados (ex: Google Docs, Sheets), além dos materiais tradicionais de sala de aula, como papel, canetas e notas adesivas para o planejamento e documentação iniciais. O acesso à internet será necessário para a pesquisa de informações adicionais e uso de aplicativos de análise.
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