Ciência Cidadã: Monitores Ambientais Juvenis

Desenvolvida por: Lucine… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Prevenção da Dengue através da Ciência Cidadã

Esta atividade empodera alunos do 1º ano do Ensino Médio a se tornarem agentes ativos na prevenção da dengue, utilizando os princípios da ciência cidadã. O projeto inicia com uma introdução sobre o mosquito Aedes aegypti, abordando seu ciclo de vida, os métodos de prevenção da dengue, e a importância da preservação ambiental para evitar a proliferação desta espécie. Em seguida, os alunos serão desafiados a criar materiais de conscientização, como folhetos, posters, e mídias digitais, para disseminar informações relevantes sobre a prevenção da dengue. A culminância do projeto consiste em uma saída de campo, onde os alunos, em pequenos grupos, visitarão casas próximas à escola para compartilhar as informações criadas e realizar inspeções de potenciais focos do mosquito Aedes aegypti, engajando-se diretamente com a comunidade e aplicando conhecimentos adquiridos. Este projeto visa não apenas educar os alunos sobre a ciência por trás da prevenção da dengue, mas também fortalecer seu papel social como disseminadores de práticas sustentáveis e conscientização ambiental.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é fornecer aos alunos uma compreensão abrangente sobre a biologia do mosquito Aedes aegypti, as estratégias para sua prevenção e controle, e a importância da conservação ambiental para a saúde pública. Além disso, busca-se promover a capacidade dos alunos de atuarem como agentes de mudança em suas comunidades, utilizando ferramentas de ciência cidadã para disseminar conhecimentos e promover práticas sustentáveis. Essa abordagem prática e comunitária visa desenvolver habilidades de investigação científica, comunicação, trabalho em equipe e responsabilidade social nos alunos.

  • Compreender o ciclo de vida e os métodos de prevenção do Aedes aegypti
  • Desenvolver materiais de conscientização sobre a prevenção da dengue
  • Realizar inspeções para identificar e eliminar potenciais focos do mosquito
  • Fortalecer a conexão entre a escola e a comunidade através da ciência cidadã
  • Promover práticas sustentáveis e responsabilidade ambiental

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT202: Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).
  • EM13CNT205: Interpretar resultados e realizar previsões sobre atividades experimentais, fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas noções de probabilidade e incerteza, reconhecendo os limites explicativos das ciências.
  • EM13CNT206: Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange aspectos biológicos do mosquito Aedes aegypti, incluindo seu ciclo de vida e os métodos de prevenção e controle da dengue. Também será enfocado o papel da preservação ambiental na prevenção da proliferação deste vetor e os princípios da ciência cidadã aplicados à saúde pública. Através de uma metodologia ativa, os alunos aprenderão como utilizar a informação científica para promover mudanças sociais positivas, desenvolvendo habilidades que transcendem o ambiente acadêmico.

  • Biologia do Aedes aegypti
  • Métodos de prevenção e controle da dengue
  • Importância da preservação ambiental na saúde pública
  • Princípios e práticas da ciência cidadã
  • Criação de materiais informativos e campanha de conscientização

Metodologia

A metodologia desta atividade integra técnicas de aprendizagem ativa, envolvendo pesquisa, discussão em grupo, criação colaborativa de materiais de conscientização e engajamento com a comunidade através de saídas de campo. Ao aplicar a teoria à prática, os alunos revivem o conteúdo aprendido de maneira significativa, estimulando o pensamento crítico, a comunicação eficaz e a colaboração. Esta abordagem prática promove a aprendizagem vivencial, incentivando os alunos a se conectar com o mundo real e suas comunidades, fortalecendo seu senso de responsabilidade social e ambiental.

  • Formação teórica sobre o Aedes aegypti e a dengue
  • Atividades em grupo para desenvolvimento dos materiais de conscientização
  • Saída de campo para inspeção e conscientização da comunidade
  • Debates e discussões reflexivas sobre o impacto da atividade

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em 1.5 aulas de 40 minutos cada, abrangendo desde a formação teórica inicial até a saída de campo para a aplicação prática dos conhecimentos e interação com a comunidade.

  • Aula 1: Introdução teórica e início do desenvolvimento dos materiais de conscientização
  • Aula 2: Conclusão e revisão dos materiais de conscientização, preparação para a saída de campo
  • Saída de Campo: Visita às casas no entorno da escola para conscientização e inspeção de focos do mosquito, além de um pedágio de parada de carros para a informação.                                                                      

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante todas as fases, incluindo a qualidade e criatividade dos materiais de conscientização produzidos, eficácia da comunicação durante a saída de campo, e engajamento nas discussões e reflexões propostas. Serão avaliadas também as habilidades de trabalho em equipe, liderança, responsabilidade e iniciativa. O objetivo é incentivar o desenvolvimento de habilidades sociais, cívicas e ambientais, além do entendimento teórico.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet, computadores ou tablets para pesquisa e criação de mídias digitais, materiais para produção de folhetos e posters (papel, canetas, tintas, etc.), e transporte para a saída de campo. Além disso, será interessante a interação com aplicativos de mapeamento de focos do Aedes aegypti e outras tecnologias que possam auxiliar na investigação e na conscientização da comunidade.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet
  • Materiais de papelaria para criação de folhetos e posters
  • Aplicativos e softwares de mapeamento de focos de dengue

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