Confronto dos Subtipos

Desenvolvida por: Miriã … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Biologia
Temática: Diversidade dos Mamíferos

A atividade 'Confronto dos Subtipos' foi concebida para engajar alunos do 1º ano do Ensino Médio no estudo dos subtipos de mamíferos: Placentários, Marsupiais e Monotremados. Através de uma dinâmica de pesquisa e debate, os estudantes serão incentivados a explorar as características únicas e as vantagens evolutivas de cada subtipo. Dividindo a classe em três grupos, cada um terá a tarefa de defender seu designado subtipo de mamífero, enfatizando suas peculiaridades e sua importância para a biodiversidade. Esta metodologia ativa, a Roda de Debate, permitirá não apenas a aquisição de conhecimento sobre a biologia dos mamíferos, mas também o desenvolvimento de habilidades essenciais como argumentação, pesquisa, trabalho em equipe e respeito às opiniões alheias. Desta forma, a atividade proporciona uma abordagem integrada, onde ciência e habilidades socioemocionais se entrelaçam para uma experiência de aprendizado completa e profunda.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo dessa atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada dos diferentes subtipos de mamíferos, focando nas suas características, vantagens evolutivas e no seu papel dentro da biodiversidade. Ademais, visa-se fomentar habilidades de pesquisa, argumentação crítica e trabalho em equipe. Através do formato de debate, os alunos serão estimulados a desenvolver e defender seus pontos de vista com base em evidências científicas, além de construir uma atitude de abertura para considerar e respeitar perspectivas diferentes das suas.

  • Compreender as características distintivas dos Placentários, Marsupiais e Monotremados.
  • Identificar as vantagens evolutivas de cada subtipo de mamífero.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e argumentação baseada em evidências.
  • Estimular a cooperação e o trabalho em equipe durante o processo de preparação para o debate.
  • Promover a capacidade de ouvir e considerar diferentes perspectivas e argumentos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT201 - Utilizar as diferentes linguagens, as tecnologias, incluindo as digitais, e os diferentes sistemas de informação para ampliar e elaborar os conhecimentos em Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
  • EM13CNT303 - Argumentar com base em evidências empíricas e/ou teóricas para fazer, defender e/ou refutar afirmações sobre o mundo natural, nas suas interações com o mundo social e em contextos científico, ambiental, histórico, cultural e socioeconômico.
  • EM13LGG102 - Exercitar a escuta ativa e o diálogo, acolhendo e respeitando diferenças de opiniões e convicções para a construção coletiva do conhecimento.
  • EM13LP19 - Pesquisar e usar informações e opiniões de outras pessoas de maneira crítica e reflexiva como suporte para argumentação.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange uma exploração aprofundada dos três subtipos de mamíferos: Placentários, Marsupiais e Monotremados. Serão discutidas suas características morfológicas, reprodutivas e adaptativas, além dos nichos ecológicos que ocupam. A atividade visa não apenas ao entendimento dos aspectos biológicos, mas também à reflexão sobre a importância de cada subtipo para a biodiversidade e para os ecossistemas globais.

  • Características gerais dos mamíferos
  • Diferenças entre Placentários, Marsupiais e Monotremados
  • Vantagens evolutivas e adaptações de cada subtipo
  • Relevância ecológica e conservação

Metodologia

A metodologia envolve uma abordagem ativa e participativa dos alunos através da Roda de Debate. Inicialmente, haverá uma contextualização do tema para toda a classe, seguida de divisão em grupos representativos dos subtipos de mamíferos. Os alunos terão tempo para pesquisa e formulação de argumentos, utilizando recursos variados. O debate será organizado em rodadas, permitindo que cada grupo apresente seus pontos e respondam aos questionamentos dos demais. Cada aluno terá oportunidade de participar, seja na exposição de ideias, na argumentação ou na moderação do debate.

  • Contextualização inicial pelo professor
  • Pesquisa em grupo e organização de argumentos
  • Roda de Debate com exposição de argumentos e contra-argumentos
  • Feedback e reflexão orientada pelo professor após o debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao tema e organização dos grupos, seguida da fase de pesquisa. Na segunda aula, será realizada a Roda de Debate, onde cada grupo apresentará seus argumentos, seguido de uma sessão de feedback e reflexões finalizadas pelo professor.

  • Aula 1: Introdução, formação dos grupos e fase de pesquisa.
  • Aula 2: Roda de Debate, feedback e reflexão.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação individual e no desempenho do grupo durante as diversas etapas da atividade. Considerará a profundidade e a precisão das pesquisas, a clareza e a relevância dos argumentos apresentados, bem como as habilidades de comunicação e trabalho em equipe. O respeito aos turnos de fala, a capacidade de ouvir e considerar argumentos contrários também serão avaliados. Exemplos de desempenho podem incluir a elaboração de um argumento inédito, a capacidade de refutar de forma respeitosa um ponto contrário ou a habilidade de sintetizar as opiniões do grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a atividade, serão utilizados recursos digitais como acesso à internet para pesquisa, projetor para apresentações e vídeos explicativos sobre os mamíferos. Materiais de apoio, como artigos científicos, documentários e gráficos, serão disponibilizados pelo professor. Ademais, será incentivado o uso de lousa e marcadores para a preparação de argumentos e visualização de ideias durante o debate.

  • Acesso à Internet para pesquisa
  • Projetor para apresentações
  • Vídeos educativos sobre mamíferos
  • Artigos científicos e documentários
  • Lousa e marcadores para anotações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo