A atividade pedagógica 'Corrida do Coração: Uma Jornada pelo Sistema Circulatório' tem como objetivo proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Médio um entendimento prático e interativo sobre o funcionamento do sistema circulatório humano. A sala de aula será transformada em uma representação simplificada desse sistema, onde os alunos, divididos em grupos, representarão diferentes tipos de células sanguíneas. Cada grupo terá que 'viajar' por estações que representam as principais partes do sistema circulatório, como coração, veias e artérias. Em cada estação, os alunos enfrentarão desafios ou perguntas relacionadas à função daquela parte específica, promovendo assim, um aprendizado ativo através do envolvimento direto. A atividade busca também desenvolver habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico e capacidade de aplicar conhecimentos teóricos em contextos práticos.
O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos estudantes uma compreensão aprofundada do sistema circulatório humano através de uma abordagem prática e colaborativa. Espera-se que os alunos consigam identificar as principais partes do sistema circulatório e suas funções, compreender a importância do transporte de substâncias pelo sangue e reconhecer como diferentes tipos de células sanguíneas contribuem para a saúde e o bem-estar geral. Além disso, busca-se promover habilidades sociais ao incentivar o trabalho em equipe, a comunicação eficaz e a resolução colaborativa de problemas.
A atividade está alinhada ao currículo de Biologia para o 1º ano do Ensino Médio, focando especialmente no estudo do sistema circulatório humano. Os alunos explorarão, de maneira prática, as funções do coração, veias, artérias e diferentes células sanguíneas, aplicando os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula em um ambiente dinâmico e interativo. Esta abordagem permite uma compreensão mais efetiva do 'como' e 'por que' o sistema circulatório é essencial para a saúde humana.
Utilizando a metodologia ativa, esta atividade transforma os alunos em protagonistas do seu aprendizado, ao encorajar a exploração e a descoberta. Divididos em pequenos grupos, cada um representando um tipo de célula sanguínea, os estudantes irão 'viajar' por estações que representam diferentes partes do sistema circulatório. Em cada parada, devem completar tarefas ou responder perguntas relacionadas àquela parte do sistema. Este formato promove não apenas a assimilação de conteúdo de forma prática, mas também o desenvolvimento de habilidades como comunicação, colaboração e resolução de problemas.
A carga horária total da atividade é de 10 horas, divididas em doze aulas de 50 minutos cada. Nas primeiras aulas, será apresentado o conceito e organizada a divisão dos alunos em grupos. As atividades práticas serão realizadas nas aulas subsequentes, com os alunos circulando pelas estações. As últimas aulas serão dedicadas à consolidação dos conhecimentos adquiridos e ao feedback dos alunos sobre a experiência.
A avaliação será baseada tanto na participação ativa e na colaboração durante a atividade, quanto no desempenho nas tarefas propostas em cada estação. Os alunos serão estimulados a refletir sobre o aprendizado alcançado e a aplicabilidade dos conhecimentos. A avaliação também incluirá um componente de autoavaliação, onde os alunos poderão refletir sobre seu próprio engajamento e compreensão. Feedbacks periódicos serão oferecidos para guiar o progresso dos alunos e identificar áreas que necessitem de reforço.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como cartazes representando as diferentes partes do sistema circulatório, cartões com informações e perguntas referentes a cada estação, materiais para a marcação das estações na sala de aula e acessórios para a identificação dos grupos. Além disso, poderão ser utilizados recursos digitais como apresentações e vídeos para complementar o estudo teórico.
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