Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio irão se engajar em uma profunda reflexão e discussão sobre os efeitos das ações humanas na biodiversidade. Após uma saída de campo, onde realizaram observações diretas do meio ambiente, e diálogos com indivíduos do local eles trarão suas anotações e fotos como material base para uma Roda de Debate em sala de aula. Guiados por questionamentos específicos, eles discutirão os desafios impostos pelas mudanças climáticas aos ecossistemas locais e globais, bem como a importância das iniciativas políticas e comunitárias voltadas à mitigação desses efeitos. O objetivo é que a partir da argumentação baseada em evidências científicas, os estudantes consigam articular soluções sustentáveis com potencial de serem implementadas pela sociedade para enfrentar tais desafios. Esta atividade não apenas estimula a capacidade argumentativa dos alunos, mas também promove um pensamento crítico sobre a sustentabilidade e a preservação ambiental.
O foco desta atividade é promover uma compreensão aprofundada sobre como as ações humanas afetam a biodiversidade e os eco-sistemas. Estimula-se que os alunos desenvolvam habilidades de argumentação, pesquisa e análise crítica, fundamentando suas discussões em evidências científicas concretas. Espera-se que, através deste processo, eles sejam capazes de identificar e propor ideias de soluções sustentáveis para os problemas ambientais contemporâneos, considerando tanto perspectivas locais quanto globais.
O conteúdo programático engloba uma introdução às dinâmicas dos ecossistemas e a biodiversidade, explorando os conceitos básicos de ecologia. Abordará as transformações no meio ambiente devido às ações humanas, incluindo a exploração de recursos naturais e poluição. Serão destacadas as consequências dessas ações para a biodiversidade e as mudanças climáticas. Além disso, o programa explorará políticas ambientais e iniciativas comunitárias que visam a sustentabilidade e a conservação da biodiversidade.
A metodologia inclui uma saída de campo prévia/ criação de questionário para ser apresentado na aula seguinte, visando observação e registro do meio ambiente, seguida por uma Roda de Debate em sala. Os alunos utilizarão as informações coletadas durante a saída de campo como base para as discussões. Serão formados grupos para debater temas específicos, com base em questionamentos guiados pelo professor. A atividade será interativa e focada na participação ativa dos alunos, promovendo a troca de ideias e argumentos construtivos.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos se prepararão para o debate, organizando os dados coletados na saída de campo. Na segunda aula, ocorrerá a Roda de Debate, onde cada grupo terá a oportunidade de apresentar suas descobertas e argumentos, seguido por uma discussão plenária.
A avaliação se dará por meio da participação ativa no debate, bem como pela qualidade e assertividade dos argumentos apresentados, baseados em evidências científicas. Será considerada também a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo, a originalidade e viabilidade das soluções propostas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Os critérios incluirão clareza de expressão, uso adequado de termos científicos e capacidade de argumentação lógica e fundamentada.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como notebooks, tablets, celulares ou livros para pesquisa e organização das informações coletadas na saída de campo, projetor para apresentação dos debates e materiais de escrita para anotações. Além disso, será útil o acesso a bancos de dados e publicações científicas online para fundamentar as discussões.
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