Debates Climáticos: A Voz da Natureza!

Desenvolvida por: Romári… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Impacto das Ações Humanas sobre a Biodiversidade

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio irão se engajar em uma profunda reflexão e discussão sobre os efeitos das ações humanas na biodiversidade. Após uma saída de campo, onde realizaram observações diretas do meio ambiente, e diálogos com indivíduos do local eles trarão suas anotações e fotos como material base para uma Roda de Debate em sala de aula. Guiados por questionamentos específicos, eles discutirão os desafios impostos pelas mudanças climáticas aos ecossistemas locais e globais, bem como a importância das iniciativas políticas e comunitárias voltadas à mitigação desses efeitos. O objetivo é que a partir da argumentação baseada em evidências científicas, os estudantes consigam articular soluções sustentáveis com potencial de serem implementadas pela sociedade para enfrentar tais desafios. Esta atividade não apenas estimula a capacidade argumentativa dos alunos, mas também promove um pensamento crítico sobre a sustentabilidade e a preservação ambiental.

Objetivos de Aprendizagem

O foco desta atividade é promover uma compreensão aprofundada sobre como as ações humanas afetam a biodiversidade e os eco-sistemas. Estimula-se que os alunos desenvolvam habilidades de argumentação, pesquisa e análise crítica, fundamentando suas discussões em evidências científicas concretas. Espera-se que, através deste processo, eles sejam capazes de identificar e propor ideias de soluções sustentáveis para os problemas ambientais contemporâneos, considerando tanto perspectivas locais quanto globais.

  • Analisar as ações humanas e seus impactos na biodiversidade
  • Promover uma compreensão dos efeitos das mudanças climáticas nos ecossistemas
  • Incentivar o desenvolvimento de habilidades de argumentação e pesquisa
  • Fomentar o pensamento crítico sobre sustentabilidade e preservação ambiental
  • Articular propostas de soluções sustentáveis para mitigar os efeitos ambientais adversos

Conteúdo Programático

O conteúdo programático engloba uma introdução às dinâmicas dos ecossistemas e a biodiversidade, explorando os conceitos básicos de ecologia. Abordará as transformações no meio ambiente devido às ações humanas, incluindo a exploração de recursos naturais e poluição. Serão destacadas as consequências dessas ações para a biodiversidade e as mudanças climáticas. Além disso, o programa explorará políticas ambientais e iniciativas comunitárias que visam a sustentabilidade e a conservação da biodiversidade.

  • Dinâmicas dos ecossistemas e biodiversidade
  • Impacto das ações humanas no meio ambiente
  • Consequências das mudanças climáticas
  • Políticas ambientais e iniciativas comunitárias para a sustentabilidade

Metodologia

A metodologia inclui uma saída de campo prévia/ criação de questionário para ser apresentado na aula seguinte, visando observação e registro do meio ambiente, seguida por uma Roda de Debate em sala. Os alunos utilizarão as informações coletadas durante a saída de campo como base para as discussões. Serão formados grupos para debater temas específicos, com base em questionamentos guiados pelo professor. A atividade será interativa e focada na participação ativa dos alunos, promovendo a troca de ideias e argumentos construtivos.

  • Saída de campo para observação e registro
  • Preparação e organização dos dados coletados para o debate
  • Formação de grupos e início da Roda de Debate
  • Apresentação dos argumentos e propostas de solução pelos grupos
  • Discussão plenária e feedback do professor

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos se prepararão para o debate, organizando os dados coletados na saída de campo. Na segunda aula, ocorrerá a Roda de Debate, onde cada grupo terá a oportunidade de apresentar suas descobertas e argumentos, seguido por uma discussão plenária.

  • Aula 1: Preparação para o debate - organização dos dados coletados na saída de campo
  • Aula 2: Roda de Debate e discussão plenária

Avaliação

A avaliação se dará por meio da participação ativa no debate, bem como pela qualidade e assertividade dos argumentos apresentados, baseados em evidências científicas. Será considerada também a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo, a originalidade e viabilidade das soluções propostas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Os critérios incluirão clareza de expressão, uso adequado de termos científicos e capacidade de argumentação lógica e fundamentada.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como notebooks, tablets, celulares ou livros para pesquisa e organização das informações coletadas na saída de campo, projetor para apresentação dos debates e materiais de escrita para anotações. Além disso, será útil o acesso a bancos de dados e publicações científicas online para fundamentar as discussões.

  • Notebooks ou tablets
  • Acesso a bancos de dados e publicações científicas online
  • Acesso a bancos de dados e publicações científicas online

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo