Desvendando as Radiações do Dia a Dia

Desenvolvida por: Victor… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Radiações e suas aplicações

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de explorar o conceito de radiações no cotidiano, iniciando com um workshop sobre os diferentes tipos de radiação e como estão presentes em dispositivos comuns, como celulares, micro-ondas e lâmpadas LED. Após essa introdução, divididos em grupos, eles escolherão um dispositivo ou situação específica para investigar o tipo de radiação envolvido, seus efeitos no ambiente e na saúde. Cada grupo preparará uma apresentação abordando os aspectos técnicos da radiação associada ao dispositivo escolhido, bem como suas potencialidades e riscos. A atividade se encerrará com uma roda de debate, onde os alunos poderão compartilhar suas descobertas, debatendo sobre o uso responsável da tecnologia e a importância da conscientização sobre os efeitos das radiações para a saúde e o ambiente. Este cenário propicia um campo fértil para o desenvolvimento da capacidade crítica e do pensamento científico, permitindo aos estudantes relacionar conhecimentos teóricos com aplicações práticas do seu dia a dia.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é engajar os alunos na investigação ativa das radiações presentes em sua vida cotidiana, fomentando a capacidade de identificar, analisar e argumentar sobre os diferentes tipos de radiações, suas fontes, aplicações e implicações para a saúde e o ambiente. Espera-se que os estudantes desenvolvam habilidades de pesquisa, análise crítica e comunicação, ao apresentarem suas descobertas e participarem de debates. O exercício visa também a conscientização sobre o uso responsável e seguro da tecnologia, contribuindo para a formação de cidadãos informados e responsáveis.

  • Identificar diferentes tipos de radiação presentes no cotidiano e suas fontes
  • Analisar o impacto das radiações na saúde e no ambiente
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação
  • Promover a reflexão crítica sobre o uso responsável da tecnologia
  • Estimular o trabalho em equipe e a argumentação embasada em debates

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT101: Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas.
  • EM13CNT102: Realizar previsões, avaliar intervenções e/ou construir protótipos de sistemas térmicos que visem à sustentabilidade, considerando sua composição e os efeitos das variáveis termodinâmicas sobre seu funcionamento, considerando também o uso de tecnologias digitais que auxiliem no cálculo de estimativas e no apoio à construção dos protótipos.
  • EM13CNT103: Utilizar o conhecimento sobre as radiações e suas origens para avaliar as potencialidades e os riscos de sua aplicação em equipamentos de uso cotidiano, na saúde, no ambiente, na indústria, na agricultura e na geração de energia elétrica.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a classificação das radiações, entendendo suas diferentes naturezas e origens. Será dado foco nas radiações não-ionizantes, que são mais comuns no dia a dia, e suas aplicações em aparelhos tecnológicos, bem como os efeitos das radiações ionizantes. Os alunos aprenderão sobre as medidas de proteção e segurança, explorando estudos de caso que mostram os impactos diretos e indiretos das radiações na saúde humana e no meio ambiente, fomentando a discussão sobre o uso responsável da tecnologia e suas implicações éticas.

  • Tipos de radiação: ionizantes e não-ionizantes
  • Fontes de radiação no cotidiano e suas aplicações
  • Impactos das radiações na saúde e no ambiente
  • Medidas de segurança e proteção contra radiações
  • Debate sobre uso responsável e implicações éticas da tecnologia

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', os alunos serão envolvidos em uma experiência de aprendizado participativo, a começar por um workshop introdutório que dará base ao desenvolvimento de seus projetos. Posteriormente, em grupos, realizarão pesquisas, seguindo o modelo de aprendizado baseado em projetos para aprofundamento no tema escolhido. A metodologia provê um ambiente propício para a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, estimulando a proatividade e colaboração. A roda de debate final constitui uma estratégia de aprendizagem ativa, promovendo a troca de ideias, reflexão crítica e desenvolvimento de habilidades argumentativas.

  • Workshop introdutório sobre tipos de radiação
  • Pesquisa em grupo sobre radiação em dispositivo ou situação específica
  • Preparação de apresentação em grupo
  • Realização de roda de debate para compartilhamento de descobertas

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em uma aula de 60 minutos. O professor começará com o workshop nos primeiros 20 minutos, seguidos de 25 minutos dedicados ao trabalho em grupo para pesquisa e preparação da apresentação. Os últimos 15 minutos serão destinados à roda de debate, permitindo a cada grupo compartilhar suas descobertas e discutir as implicações das radiações no cotidiano.

  • Aula 1: Workshop introdutório, trabalho em grupo e roda de debate.

Avaliação

A avaliação será contínua e baseada na participação dos alunos durante toda a atividade, desde a fase de pesquisa até as apresentações e participação no debate. Será avaliado o entendimento sobre os tipos de radiação, a qualidade da pesquisa e a profundidade da análise dos impactos das radiações escolhidas. A habilidade de trabalhar em equipe, a clareza na comunicação das ideias durante a apresentação e a contribuição para o debate também serão critérios de avaliação. Pontos extras podem ser concedidos para grupos que trouxerem insights inovadores ou conexões relevantes com problemas atuais.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários acesso à internet, projetor ou televisão para as apresentações, computadores ou tablets para a pesquisa, e espaço adequado para a realização da roda de debate. Materiais de apoio como artigos, vídeos e infográficos sobre os diferentes tipos de radiação e suas aplicações também serão disponibilizados pelo professor para enriquecer a pesquisa dos alunos.

  • Acesso à internet
  • Projetor ou televisão
  • Computadores ou tablets
  • Artigos, vídeos e infográficos sobre radiação
  • Espaço para roda de debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo