Detectives da Biocélula

Desenvolvida por: Ruby D… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Biologia
Temática: Células e Suas Organelas

Nesta atividade, divididos em pequenos grupos, os alunos do 1º ano do Ensino Médio enfrentarão o desafio de construir um modelo tridimensional de uma célula usando materiais recicláveis e artesanais, promovendo um aprendizado dinâmico e interativo. Eles deverão iniciar o projeto com uma pesquisa aprofundada sobre diferentes tipos de células, escolhendo uma para modelar. Este processo incluirá a identificação e representação das principais organelas celulares, utilizando para isso materiais como papelão, plásticos reciclados, massinhas de modelar, entre outros recursos sustentáveis e acessíveis. A finalidade dessa atividade é não somente entender a estrutura e função de uma célula e suas organelas mas também fomentar habilidades essenciais como trabalho em equipe, pesquisa e comunicação científica. A culminância do projeto será uma exposição onde os grupos apresentarão seus modelos celulares, compartilhando as descobertas e aprendizados obtidos, além de explicar a importância de sua célula selecionada para o organismo. Essa atividade insere os estudantes no papel de cientistas e artistas, permitindo a exploração criativa do conteúdo biológico em um formato prático e memorável.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade é propiciar aos alunos uma compreensão profunda sobre a estrutura celular e suas organelas, utilizando um método que vai além da memorização, incentivando a pesquisa, o pensamento crítico e a criatividade. Espera-se que, no final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar as diferenças entre os tipos de células, nomear e descrever as funções das principais organelas, e compreender a relevância destas para o funcionamento do organismo. Além disso, objetiva-se que os alunos desenvolvam habilidades de trabalho em equipe, resolução de problemas, comunicação efetiva e a aplicação de conceitos científicos em um contexto prático, preparando-os para enfrentar desafios de forma colaborativa e inovadora.

  • Identificar e diferenciar os tipos de células.
  • Nomear e descrever as funções das principais organelas celulares.
  • Compreender a importância das células para o funcionamento do organismo.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e comunicação científica.
  • Aplicar conceitos teóricos em um contexto prático e criativo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03CI04
  • EF03CI03
  • EF04CI01
  • EF02CI02
  • EF01CI01

Conteúdo Programático

A célula, unidade fundamental da vida, compreende uma diversidade de organelas com funções específicas que garantem seu metabolismo e reprodução. Esse tópico é essencial no curriculum de Biologia pois serve de base para o entendimento de conceitos mais complexos da biologia celular e molecular. Ao explorar a célula de modo prático e criativo, os alunos constroem uma compreensão integral dos processos vitais e a interconexão entre estrutura e função celular, desenvolvendo também uma visão crítica sobre a importância da biologia para a ciência como um todo.

  • Tipos de células: Procariontes e Eucariontes.
  • Estrutura celular e função das organelas.
  • Diversidade celular nos seres vivos.
  • Princípios de biologia celular e molecular.

Metodologia

A abordagem desta atividade se baseará em metodologias ativas, como a Atividade Mão-na-massa, que estimula o aprendizado prático; Roda de Debate, para discutir ideias e aprofundar conhecimentos; Aprendizagem Baseada em Projetos, que incentiva a pesquisa e solução de problemas em equipe; e Aprendizagem Baseada em Jogos, para promover a assimilação dos conceitos de forma lúdica. Todos esses métodos têm em comum o objetivo de tornar o aluno protagonista do seu próprio aprendizado, incentivando a criatividade, colaboração e pensamento crítico.

  • Pesquisa em grupo sobre tipos de células.
  • Construção de modelos tridimensionais de células.
  • Exposição e apresentação dos modelos.
  • Rodas de debate sobre as funções celulares.
  • Atividades lúdicas para revisão do conteúdo.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será desenvolvida em um total de 18 horas, divididas em 21.6 aulas de 50 minutos, abrangendo desde a fase de pesquisa até a exposição final dos modelos celulares confeccionados pelos alunos.

  • Aula 1-2: Introdução ao projeto e divisão dos grupos.
  • Aula 3-6: Pesquisa sobre tipos de células e seleção do modelo a ser construído.
  • Aula 7-14: Construção dos modelos tridimensionais.
  • Aula 15-17: Preparação das apresentações e organização da exposição.
  • Aula 18-21: Exposição dos modelos e apresentações dos grupos.
  • Aula 21.6: Feedback da atividade e revisão dos conceitos abordados.

Avaliação

A avaliação se dará por meio de uma rubrica que considera diversos aspectos do projeto, incluindo a pesquisa inicial, o processo de construção do modelo celular, a criatividade, a precisão científica do modelo, a colaboração entre os membros do grupo, e a apresentação final. Será atribuída uma pontuação para cada critério, que, somados, resultarão na nota final do grupo. Além disso, haverá um momento de autoavaliação e avaliação pelos pares, onde os alunos poderão refletir sobre suas contribuições individuais e do grupo, promovendo um aprendizado reflexivo sobre o trabalho em equipe e a comunicação científica.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, serão necessários materiais recicláveis diversos (como papelão, plásticos, tampas), massinhas de modelar, cola, tesouras, tintas e pincéis. Além disso, o acesso a computadores ou dispositivos móveis para a pesquisa inicial sobre células e suas organelas será fundamental. Recursos visuais como vídeos e infográficos também serão disponibilizados para auxiliar na compreensão dos conteúdos. Esses recursos não apenas facilitam o processo de aprendizagem mas também promovem a conscientização ambiental ao reutilizar materiais.

  • Materiais recicláveis (papelão, plásticos, tampas)
  • Massinhas de modelar, colas e tesouras
  • Tintas e pincéis
  • Computadores ou dispositivos móveis
  • Recursos visuais (vídeos, infográficos)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo