Nesse plano de aula, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão introduzidos ao tema dos ciclos biogeoquímicos e ao impacto dos fertilizantes e defensivos agrícolas nesses ciclos através de uma atividade prática e interativa. Divididos em equipes, deverão assumir o papel de detetives ambientais, onde sua missão será investigar e apresentar, de modo criativo, as informações adquiridas sobre o assunto. Esta atividade demandará pesquisa prévia por parte dos alunos, estimulando a autonomia e o desenvolvimento de habilidades de investigação. Durante a apresentação, os alunos deverão utilizar formatos criativos como teatro, noticiário ou debate, promovendo assim a expressão oral e a criatividade. O objetivo é destacar a importância dos ciclos naturais para a vida no planeta e como as atividades humanas, especificamente o uso de fertilizantes e defensivos, afetam esses ciclos. Espera-se que, ao final, os alunos estejam mais conscientes sobre questões ambientais e motivados a pensar em soluções inovadoras para minimizar os impactos negativos da ação do homem sobre o meio ambiente.
Esta atividade visa desenvolver um entendimento aprofundado dos ciclos biogeoquímicos entre os alunos do 1º ano do Ensino Médio, além de conscientizá-los sobre o impacto humano sobre esses ciclos, em especial o uso de fertilizantes e defensivos agrícolas. Através do papel de detetives ambientais, os alunos serão incentivados a pesquisar, trabalhar em equipe, e utilizar o pensamento crítico para analisar as informações coletadas e apresentá-las criativamente. O objetivo é que eles possam avaliar criticamente os benefícios e riscos associados a práticas agrícolas comuns e se posicionar a favor de soluções sustentáveis, promovendo uma maior consciência ambiental e responsabilidade.
Nessa atividade, o conteúdo programático abordará os ciclos biogeoquímicos fundamentais, como o ciclo da água, carbono, nitrogênio e fósforo, e como estes são essenciais para a manutenção da vida na Terra. Também será discutido o impacto das atividades humanas sobre esses ciclos, com ênfase no uso de fertilizantes e defensivos agrícolas. Os alunos irão explorar como essas práticas podem levar a uma série de consequências ambientais negativas, e serão convidados a refletir sobre possíveis soluções que possam mitigar tais impactos.
Utilizando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, os alunos serão incentivados a realizar pesquisas fora do horário de aula para que, ao retornarem, possam engajar-se ativamente na apresentação e discussão dos temas propostos. Este método de ensino promove a autonomia e a responsabilidade do aluno pelo seu próprio aprendizado, estimulando a preparação prévia e permitindo um uso mais eficiente do tempo em sala. Durante as apresentações, cada grupo de alunos atuará como detetives ambientais, explorando um formato criativo de sua escolha para compartilhar suas descobertas, promovendo assim a aprendizagem colaborativa e a expressão criativa.
Esta atividade foi concebida para ser realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema e divididos em equipes, recebendo orientações para a pesquisa e preparação das apresentações. A segunda aula será destinada às apresentações dos grupos e debates subsequentes, permitindo uma reflexão coletiva sobre os temas abordados e as soluções propostas.
A avaliação dessa atividade será baseada tanto no processo quanto no produto final. Serão considerados a qualidade e profundidade da pesquisa realizada, a criatividade e clareza na apresentação do conteúdo e a capacidade de engajamento e argumentação durante os debates. Pontos adicionais podem ser concedidos para equipes que propuserem soluções viáveis e inovadoras para minimizar o impacto humano sobre os ciclos biogeoquímicos. A participação individual também será avaliada durante todo o processo, garantindo que todos os membros contribuam para o trabalho em equipe.
Para o sucesso desta atividade, diversos recursos serão utilizados. Isso inclui acesso à internet para a pesquisa, materiais para criação de apresentações como softwares de apresentação (por exemplo, PowerPoint, Prezi) ou materiais para teatro/debate, e espaços que possam acomodar as diferentes formas de apresentações dos alunos. Ferramentas digitais que favoreçam a colaboração e a pesquisa (como Google Docs e plataformas educacionais) também serão encorajadas para facilitar o trabalho em equipe.
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