Nesta atividade prática, alunos do 1º ano do Ensino Médio agirão como verdadeiros detetives químicos, desenvolvendo habilidades analíticas e críticas ao estudarem substâncias comumente encontradas em seus lares, como produtos de limpeza e alimentos. Utilizando fichas de dados de segurança (FDS) como guia, os estudantes, organizados em grupos, terão a tarefa de investigar as propriedades químicas relevantes desses materiais, executando testes simples sob supervisão direta do professor. A atividade visa não apenas a identificação dessas propriedades mas também promove uma reflexão crítica sobre o uso, o manuseio seguro e o descarte responsável desses compostos. Ao final, espera-se que os alunos proponham alternativas viáveis e menos prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente, reforçando a importância da química no desenvolvimento sustentável e na preservação da vida.
Este projeto visa empoderar os alunos com conhecimento e prática suficientes para entender a química por trás de substâncias comuns, além de desenvolver um senso crítico sobre as consequências do uso e descarte dessas substâncias. Através de investigação prática e análise de dados, os estudantes aprenderão a identificar riscos potenciais e explorarão formas sustentáveis de mitigá-los. O projeto espera cultivar responsabilidade ambiental, habilidades analíticas e colaboração entre pares, preparando-os para tomar decisões conscientes na vida cotidiana e entender melhor o papel da química na sociedade.
Este plano de aula cobrirá temas fundamentais da Química, aplicados à avaliação da toxicidade, composição e reatividade de substâncias encontradas no cotidiano dos alunos, fomentando assim a aplicação da teoria à prática. Será dada ênfase à interpretação de fichas de dados de segurança, a execução de experimentos controlados e à análise crítica sobre o impacto ambiental e à saúde humana, decorrentes do uso dessas substâncias.
A Aprendizagem Baseada em Projetos será a metodologia central desta atividade, onde os alunos, organizados em grupos, irão engajar-se em uma investigação detalhada e prática, guiados por questionamentos e hipóteses sobre as substâncias estudadas. As sessões serão divididas entre pesquisa teórica, experimentação prática e debates, permitindo que os estudantes apliquem conhecimento teórico à prática e desenvolvam habilidades de pesquisa, análise, e comunicação.
A atividade será realizada em uma sessão única de aproximadamente uma hora e vinte minutos. Esta sessão será subdividida em fases de introdução teórica, pesquisa e análise das FDS, realização de experimentos supervisionados e, por fim, debates e conclusões acerca dos resultados obtidos.
A avaliação será baseada em critérios como a participação ativa dos alunos, a qualidade da investigação realizada, a precisão na execução dos experimentos, a profundidade da análise dos resultados obtidos, e a viabilidade das alternativas propostas. As apresentações finais de cada grupo serão avaliadas quanto à coerência, à fundamentação científica e à originalidade das soluções apresentadas, integrando todas essas dimensões para uma avaliação holística do desempenho do estudante.
Para a realização desta atividade, serão necessários alguns recursos básicos, incluindo acesso à internet para pesquisa, fichas de dados de segurança das substâncias a serem investigadas, materiais para a realização de experimentos simples (como tubos de ensaio, indicadores químicos, entre outros) e espaço adequado para a realização segura dos experimentos.
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