Diário da Fermentação: de pão a kombucha

Desenvolvida por: Lariss… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Biologia e Química - Fermentação

A atividade 'Diário da Fermentação: de pão a kombucha' foi concebida para engajar os alunos do 1º ano do Ensino Médio no aprendizado prático e teórico do processo de fermentação, essencial tanto nos campos da Biologia quanto na Química. Iniciando com uma exposição teórica compacta, a turma será familiarizada com os fundamentos da fermentação alcoólica e lática. Posteriormente, os estudantes, organizados em duplas, se aventurarão na produção artesanal de pão fermentado e kombucha. Essa fase prática não apenas propicia um entendimento mais aprofundado dos conceitos bioquímicos atuantes, como também fomenta habilidades culinárias básicas e estimula o trabalho em equipe. Além disso, através da manutenção de um diário de bordo, os alunos serão encorajados a documentar minuciosamente cada etapa do processo, suas observações e os resultados alcançados, promovendo assim a habilidade de observação científica detalhada. A culminância do projeto será uma sessão de degustação dos produtos fermentados, durante a qual os grupos apresentarão seus aprendizados, desafios e sucessos, incentivando a reflexão coletiva e a troca de conhecimentos.

Objetivos de Aprendizagem

Ao participarem da atividade 'Diário da Fermentação: de pão a kombucha', os alunos têm a oportunidade única de conectar teoria e prática, abordando o tema da fermentação de maneira integral. Este projeto visa não somente o entendimento dos processos bioquímicos subjacentes à fermentação lática e alcoólica, mas também busca desenvolver uma série de competências e habilidades multidisciplinares. Os estudantes poderão aprimorar seu raciocínio científico por meio da observação cuidadosa e documentação criteriosa das etapas, promovendo assim um questionamento baseado em evidências. Além disso, o projeto fomenta a autonomia, já que os alunos seguirão receitas e resolverão problemas práticos de forma colaborativa. Desta forma, espera-se não só a aplicação de conhecimentos científicos em contextos práticos, mas também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, resolução de conflitos e comunicação eficaz.

  • Compreender os processos de fermentação alcoólica e lática e seus impactos biológicos e químicos.
  • Desenvolver habilidades culinárias básicas através da prática de receitas que envolvam fermentação.
  • Fomentar o trabalho em equipe e habilidades comunicativas na execução da atividade prática.
  • Promover a capacidade de observação científica e documentação detalhada em um diário de bordo.
  • Estimular a análise crítica e reflexão sobre o processo de fermentação e os resultados obtidos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT301 - Experimentar e aplicar métodos científicos em situações problema, analisando dados coletados no contexto de investigações planejadas ou propostas, para explicar fenômenos naturais, processos evolutivos e tecnológicos, entre outros.
  • EM13CNT303 - Avaliar propostas de intervenção no meio ambiente, considerando a qualidade de vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade.
  • EM13CNT304 - Avaliar criticamente situações cotidianas que envolvam a transformação química de materiais, considerando riscos, benefícios, aspectos éticos, socioambientais e econômicos, com base nos princípios da Química Verde.

Conteúdo Programático

Os conteúdos abordados durante a atividade englobam fundamentos da fermentação, incluindo as vias de fermentação alcoólica e lática e os microrganismos envolvidos, como leveduras e bactérias láticas. Será enfatizada a importância desses processos tanto na indústria quanto em aplicações culinárias caseiras, permitindo aos alunos visualizar a aplicabilidade da Biologia e da Química no cotidiano. Além disso, a habilidade de documentação científica por meio do diário de bordo visa incentivar a observação atenta e a reflexão crítica sobre os procedimentos experimentais e seus resultados.

  • Introdução à fermentação alcoólica e lática.
  • Microrganismos envolvidos na fermentação: leveduras e bactérias láticas.
  • Aplicações práticas da fermentação na indústria e culinária.
  • Técnicas de documentação científica e manutenção de um diário de bordo.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', os alunos serão encorajados a explorar conceitos de fermentação através da prática, seguindo os princípios da aprendizagem baseada em projetos. Divididos em duplas para promover o trabalho colaborativo, receberão instruções claras para dar início à produção de pão e kombucha, seguindo receitas e orientações específicas. A documentação de cada etapa no diário de bordo servirá como registro reflexivo, enriquecendo sua jornada de aprendizagem com observações e reflexões pessoais. Esse método facilita a aproximação do estudante com o fenômeno estudado, transformando o conhecimento teórico em experiência viva e significativa.

  • Exposição teórica das bases da fermentação.
  • Fabricação prática de pão fermentado e kombucha em duplas.
  • Manutenção de um diário de bordo para registro de observações e conclusões.
  • Apresentação dos resultados e degustação como forma de avaliação coletiva.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos receberão instruções teóricas e iniciarão o processo de fermentação do pão e kombucha. Na segunda aula, depois da fermentação, eles concluem as receitas, fazem suas últimas observações e preparam suas apresentações.

  • Aula 1 da atividade: Introdução teórica e início da prática.
  • Aula 2 da atividade: Conclusão da prática, preparação da apresentação e degustação.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todas as etapas, na qualidade e profundidade das observações e análises registradas em seus diários de bordo, bem como na apresentação final dos resultados. Cada dupla apresentará suas descobertas para a turma, discutindo o processo de fermentação, desafios enfrentados e aprendizados. A adequação no seguimento das receitas, a capacidade de trabalhar em equipe e a habilidade em comunicar efetivamente suas conclusões serão critérios avaliados. Será valorizada a capacidade de refletir sobre a experiência, relacionando-a com os conhecimentos teóricos adquiridos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários alguns recursos básicos e materiais para a produção do pão and kombucha. Equipamentos de cozinha, como forno e fogão, assim como utensílios de cozinha e ingredientes para as receitas, deverão estar disponíveis para os alunos. Materiais para a documentação, como cadernos ou tablets, também são essenciais, permitindo que cada dupla mantenha um registro detalhado de suas observações e resultados.

  • Fornos e fogões para a produção do pão e fermentação.
  • Ingredientes básicos para as receitas de pão fermentado e kombucha.
  • Cadernos ou dispositivos eletrônicos para o diário de bordo.
  • Utensílios de cozinha como tigelas, colheres, medidas e panos de fermentação.

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