DNA à Vista: Extrair para Crer

Desenvolvida por: Cristi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Biologia
Temática: Genética e Biotecnologia

Nesta atividade interativa 'DNA à Vista: Extrair para Crer', destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Médio, os estudantes terão a oportunidade de realizar um experimento prático para extrair DNA utilizando materiais simples e acessíveis como frutas, água, sal e detergente. Esta oficina tem como objetivo principal fornecer aos alunos uma compreensão tangível sobre a importância do DNA para os seres vivos, além de explorar os fundamentos dos processos genéticos e evolutivos. Através deste experimento, os alunos poderão visualizar o DNA 'a olho nu', promovendo uma maior compreensão e interesse pela genética, biotecnologia e ciência de modo geral. O experimento prático será complementado por discussões em grupo para aprofundar os conhecimentos adquiridos, relacionando-os com as aplicações do estudo do DNA em diversas áreas como medicina, agricultura e ciências forenses.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma experiência prática que complemente seu entendimento teórico sobre DNA, genética e evolução. Através da experiência de extrair DNA utilizando materiais cotidianos, os estudantes poderão concretizar seus conhecimentos sobre a composição e importância do DNA para todos os seres vivos. Além disso, buscamos estimular o pensamento crítico e científico dos alunos, incentivando a curiosidade e o interesse pela biotecnologia e ciências afins. Esta atividade visa fomentar a capacidade de trabalhar em equipe, resolver problemas de forma criativa e aplicar conceitos teóricos em situações práticas.

  • Compreender a estrutura e função do DNA nos seres vivos.
  • Realizar a extração de DNA utilizando materiais simples.
  • Visualizar o DNA e relacionar a experimentação com teorias genéticas.
  • Discutir aplicações práticas do estudo do DNA em diferentes campos.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe, observação e análise crítica.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT101: Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas.
  • EM13CNT102: Realizar previsões, avaliar intervenções e/ou construir protótipos de sistemas térmicos que visem à sustentabilidade, considerando sua composição e os efeitos das variáveis termodinâmicas sobre seu funcionamento, considerando também o uso de tecnologias digitais que auxiliem no cálculo de estimativas e no apoio à construção dos protótipos.
  • EM13CNT103: Utilizar o conhecimento sobre as radiações e suas origens para avaliar as potencialidades e os riscos de sua aplicação em equipamentos de uso cotidiano, na saúde, no ambiente, na indústria, na agricultura e na geração de energia elétrica.

Conteúdo Programático

Durante a realização desta atividade, o conteúdo programático abordará conceitos fundamentais da biologia genética, como a estrutura do DNA, sua importância para a vida e os processos genéticos. Além disso, explorará a aplicabilidade e impacto do estudo do DNA nas diversas áreas científicas e tecnológicas. Este conteúdo será abordado de maneira prática e interativa, promovendo uma imersão direta dos alunos no mundo da biotecnologia e genética.

  • Conceitos básicos de genética: DNA, genes e cromossomos.
  • Métodos de extração de DNA e princípios envolvidos.
  • Aplicações do estudo do DNA na ciência e tecnologia.
  • Importância da biotecnologia e ética em pesquisa genética.

Metodologia

A metodologia adotada para a oficina 'DNA à Vista: Extrair para Crer' combina uma abordagem teórica breve, seguida de uma atividade prática hands-on e discussões em grupo. Esta abordagem busca engajar os alunos ativamente no processo de aprendizagem, permitindo que experimentem diretamente conceitos estudados em sala de aula. A interação e colaboração entre os alunos durante a realização do experimento e nas discussões posteriores são aspectos chave para o desenvolvimento do pensamento crítico e habilidades de trabalho em equipe.

  • Breve explicação teórica sobre DNA e sua importância.
  • Demonstração dos passos para a extração de DNA.
  • Realização do experimento prático em grupos.
  • Discussão dos resultados e aplicações práticas dos conceitos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'DNA à Vista: Extrair para Crer' será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita uma introdução ao conceito de DNA, seguida pela demonstração e início do experimento prático. A segunda aula se concentrará na finalização do experimento, visualização do DNA e discussão em grupos sobre as observações e implicações práticas do estudo do DNA.

  • Aula 1: Introdução teórica e início do experimento prático.
  • Aula 2: Conclusão do experimento e discussões em grupo.

Avaliação

A avaliação da atividade 'DNA à Vista: Extrair para Crer' será baseada tanto no envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem quanto na capacidade de aplicar os conceitos estudados. Serão levados em conta a participação ativa nas discussões, a colaboração durante o experimento prático e a apresentação de um breve relatório ou apresentação em grupo, resumindo o processo de extração e as reflexões sobre a importância e aplicações do estudo do DNA. O objetivo é avaliar o entendimento conceitual, a habilidade de aplicar o conhecimento em uma situação prática e a capacidade de trabalhar em equipe.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da oficina 'DNA à Vista: Extrair para Crer', os recursos necessários incluem materiais de uso cotidiano como detergente líquido, sal, água filtrada, frutas (como morangos ou bananas) ou material biológico (como saliva), álcool isopropílico ou álcool etílico gelado, tubos de ensaio, filtros de café ou gaze e palitos de dente ou pipetas. Estes materiais facilitam a compreensão e acessibilidade do experimento, permitindo que os conceitos teóricos se tornem tangíveis para os alunos.

  • Detergente líquido.
  • Sal, água filtrada.
  • Frutas ou material biológico (ex: saliva).
  • Álcool isopropílico ou etílico gelado.
  • Tubos de ensaio, filtros de café ou gaze.
  • Palitos de dente ou pipetas.

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