A atividade 'Eco-Desafio' propõe uma abordagem inovadora e interativa para ensinar conceitos de ecologia, cadeias alimentares, ciclos biogeoquímicos e conservação ambiental aos alunos do 1º ano do Ensino Médio, utilizando uma metodologia ativa de aprendizagem. Através do uso de um jogo de tabuleiro especialmente criado para este fim, os alunos serão divididos em grupos e desafiados a 'salvar o planeta' enfrentando perguntas e realizando ações que promovam a consciência e a preservação ambiental. Cada ação correta no jogo representa uma contribuição positiva ao meio ambiente no contexto lúdico, como plantar uma árvore virtual ou promover ações que salvem espécies da extinção. Esta dinâmica não apenas facilita o entendimento dos alunos sobre a matéria abordada como também promove o trabalho em equipe, a tomada de decisão responsável e o engajamento através de uma competição saudável.
O objetivo desta atividade é utilizar a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos para engajar os alunos em conceitos fundamentais da ecologia e sustentabilidade de maneira prática e dinâmica. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de compreender a importância das cadeias alimentares, dos ciclos biogeoquímicos e da conservação ambiental, assim como entender seu papel como agentes de mudanças positivas para o meio ambiente. Deseja-se fomentar não apenas o conhecimento teórico, mas também a conscientização sobre a importância da sustentabilidade e da atuação individual e coletiva na preservação do meio ambiente.
O conteúdo programático da atividade 'Eco-Desafio' é cuidadosamente planejado para abranger temas essenciais da ecologia e sustentabilidade, fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis. A abordagem interativa e contextualizada permite que os alunos façam conexões significativas entre o conhecimento adquirido e sua aplicação prática, tanto no contexto do jogo quanto em suas realidades.
A metodologia aplicada na atividade 'Eco-Desafio' envolve a combinação de Aprendizagem Baseada em Jogos, Atividade Mão-na-massa e Sala de Aula Invertida. Os alunos são inicialmente introduzidos aos conceitos por meio de uma explanação contextual, seguida pela divisão em grupos e a interação com o jogo de tabuleiro. Esta abordagem promove o aprendizado ativo, permitindo aos alunos aplicarem imediatamente o conhecimento teórico em desafios práticos, fomentando assim a reflexão, a colaboração e a solução de problemas em tempo real.
A carga horária total da atividade será de 3 horas, distribuídas em três aulas de 50 minutos. Inicialmente, haverá uma exposição dos conceitos chave e explicação das regras do jogo (1ª aula). A seguir, os alunos terão duas aulas para participar do jogo, aplicando os conhecimentos e estratégias para 'salvar o planeta' (2ª e 3ª aulas). Por fim, será promovida uma sessão de discussão e reflexão coletiva sobre as experiências vivenciadas e os aprendizados obtidos (parte da 3ª aula).
A avaliação da atividade 'Eco-Desafio' será qualitativa, centrada na participação, engajamento e nos insights gerados pelos alunos durante o jogo e na discussão final. Será observado o entendimento dos conceitos e a capacidade de aplicá-los no contexto do jogo, como também a habilidade de trabalhar em equipe e argumentar as decisões tomadas. Feedbacks específicos e construtivos serão dados a cada grupo, com foco nas ações realizadas para 'salvar o planeta' e na qualidade das discussões geradas ao final.
Para a realização do 'Eco-Desafio', serão necessários alguns recursos essenciais. O principal deles é o jogo de tabuleiro especialmente desenvolvido para esta atividade, que será acompanhado de cartas de perguntas e desafios, peões e um dado. Também será necessário acesso à internet para pesquisas adicionais e um projetor ou quadro para facilitar as explicações iniciais e a discussão final. Material de apoio, como artigos e vídeos sobre ecologia e conservação ambiental, será disponibilizado para aprofundamento dos temas abordados.
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