Na atividade 'Eco-Designers: Criando Soluções para Resíduos Sólidos', os alunos do 1º ano do Ensino Médio são convidados a abraçar o papel de designers sustentáveis, com o objetivo de promover uma reflexão crítica sobre o impacto ambiental da geração de resíduos sólidos e explorar alternativas criativas para sua minimização ou reutilização. Esta atividade prática se inicia com um estudo sobre os diferentes tipos de resíduos sólidos, analisando suas propriedades físicas e químicas, para posteriormente incentivar os estudantes a selecionarem um tipo específico de resíduo e desenvolverem um produto ou solução que implica na sua reutilização de maneira inovadora e sustentável. O projeto culmina em uma feira de ciências na escola, criando uma oportunidade para a apresentação dos projetos à comunidade escolar, que terá o privilégio de votar no projeto considerado mais inovador e sustentável. Este desafio visa não apenas despertar a consciência ambiental nos alunos, mas também estimular sua criatividade, raciocínio crítico e habilidades de colaboração, enfatizando a importância da sustentabilidade por meio da inovação e soluções criativas.
Esta atividade visa fortalecer a compreensão dos alunos sobre a urgência de promover práticas sustentáveis, particularmente em relação ao desafio global da gestão de resíduos sólidos. Além de estimular uma conscientização ambiental, a iniciativa busca desenvolver competências como o pensamento crítico, criatividade, capacidade de resolver problemas, trabalho em equipe e comunicação eficaz. Ao abordarem a problemática dos resíduos sólidos sob a perspectiva do design sustentável, os alunos serão encorajados a pensar fora do convencional, propondo soluções inovadoras e práticas para redução, reutilização ou reciclagem de resíduos. Dessa forma, o projeto contribui para a formação de cidadãos mais conscientes, responsáveis e ativos na construção de um futuro mais sustentável.
O conteúdo programático abrange desde o estudo das características físicas e químicas dos diversos tipos de resíduos sólidos, até conceitos fundamentais de sustentabilidade, design sustentável e inovação. Além disso, aborda-se a importância da reciclagem, reutilização e redução de resíduos como pilares para a gestão ambiental eficaz. Este currículo interdisciplinar permite a integração de conhecimentos de Ciências da Natureza, Arte e Tecnologia, fornecendo aos alunos uma base sólida para desenvolver seus projetos criativos de maneira informada e consciente.
Adotamos a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como metodologia central, engajando os alunos na pesquisa ativa, colaboração e construção de soluções práticas. Esta abordagem permite que os estudantes mergulhem profundamente no problema dos resíduos sólidos, explorando suas causas, consequências e possíveis soluções de uma maneira holística e integrada. Enfatizando a experimentação, reflexão e feedback, a ABP incentiva os alunos a assumirem controle sobre seu aprendizado, promovendo a autonomia, responsabilidade e a aplicação prática de conhecimentos teóricos.
Distribuída em duas aulas de 60 minutos, esta atividade propõe um uso equilibrado do tempo entre pesquisa, desenvolvimento de ideias, produção dos projetos e preparação para a feira de ciências. A primeira aula será dedicada à pesquisa e brainstorming, enquanto a segunda se concentrará no desenvolvimento e finalização do projeto, além dos preparativos para a apresentação.
A avaliação será baseada em critérios claros, como inovação, aplicabilidade prática, sustentabilidade, trabalho em equipe e qualidade da apresentação. Cada projeto será avaliado por um júri composto por professores de diferentes disciplinas, além do voto popular durante a feira de ciências. Esta abordagem multidimensional permite uma avaliação justa e abrangente, reconhecendo não apenas o resultado final, mas também o processo de aprendizado, colaboração e engajamento dos alunos.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais recicláveis para o desenvolvimento dos protótipos, ferramentas básicas de artesanato, e um espaço adequado para a feira de ciências. A combinação desses recursos, aliada à metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, proporciona aos alunos uma experiência de aprendizado rica e engajadora.
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