Eco-Designers: Criando Soluções para Resíduos Sólidos

Desenvolvida por: Leidiane (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Interdisciplinar (Ciências da Natureza e Arte)
Temática: Sustentabilidade e Inovação

Na atividade 'Eco-Designers: Criando Soluções para Resíduos Sólidos', os alunos do 1º ano do Ensino Médio são convidados a abraçar o papel de designers sustentáveis, com o objetivo de promover uma reflexão crítica sobre o impacto ambiental da geração de resíduos sólidos e explorar alternativas criativas para sua minimização ou reutilização. Esta atividade prática se inicia com um estudo sobre os diferentes tipos de resíduos sólidos, analisando suas propriedades físicas e químicas, para posteriormente incentivar os estudantes a selecionarem um tipo específico de resíduo e desenvolverem um produto ou solução que implica na sua reutilização de maneira inovadora e sustentável. O projeto culmina em uma feira de ciências na escola, criando uma oportunidade para a apresentação dos projetos à comunidade escolar, que terá o privilégio de votar no projeto considerado mais inovador e sustentável. Este desafio visa não apenas despertar a consciência ambiental nos alunos, mas também estimular sua criatividade, raciocínio crítico e habilidades de colaboração, enfatizando a importância da sustentabilidade por meio da inovação e soluções criativas.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa fortalecer a compreensão dos alunos sobre a urgência de promover práticas sustentáveis, particularmente em relação ao desafio global da gestão de resíduos sólidos. Além de estimular uma conscientização ambiental, a iniciativa busca desenvolver competências como o pensamento crítico, criatividade, capacidade de resolver problemas, trabalho em equipe e comunicação eficaz. Ao abordarem a problemática dos resíduos sólidos sob a perspectiva do design sustentável, os alunos serão encorajados a pensar fora do convencional, propondo soluções inovadoras e práticas para redução, reutilização ou reciclagem de resíduos. Dessa forma, o projeto contribui para a formação de cidadãos mais conscientes, responsáveis e ativos na construção de um futuro mais sustentável.

  • Compreender a importância da gestão sustentável de resíduos sólidos.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e síntese de informações.
  • Estimular a criatividade e inovação na busca por soluções sustentáveis.
  • Promover o trabalho em equipe e a comunicação eficaz.
  • Praticar a aplicação de conhecimentos científicos em situações práticas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange desde o estudo das características físicas e químicas dos diversos tipos de resíduos sólidos, até conceitos fundamentais de sustentabilidade, design sustentável e inovação. Além disso, aborda-se a importância da reciclagem, reutilização e redução de resíduos como pilares para a gestão ambiental eficaz. Este currículo interdisciplinar permite a integração de conhecimentos de Ciências da Natureza, Arte e Tecnologia, fornecendo aos alunos uma base sólida para desenvolver seus projetos criativos de maneira informada e consciente.

  • Tipos de resíduos sólidos e suas propriedades
  • Impactos ambientais da geração de resíduos
  • Princípios de sustentabilidade e design sustentável
  • Técnicas de reutilização, reciclagem e redução de resíduos
  • Desenvolvimento de projetos sustentáveis integrando ciência, arte e tecnologia

Metodologia

Adotamos a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como metodologia central, engajando os alunos na pesquisa ativa, colaboração e construção de soluções práticas. Esta abordagem permite que os estudantes mergulhem profundamente no problema dos resíduos sólidos, explorando suas causas, consequências e possíveis soluções de uma maneira holística e integrada. Enfatizando a experimentação, reflexão e feedback, a ABP incentiva os alunos a assumirem controle sobre seu aprendizado, promovendo a autonomia, responsabilidade e a aplicação prática de conhecimentos teóricos.

  • Discussões guiadas para entender o problema dos resíduos sólidos
  • Pesquisa em pequenos grupos sobre diferentes tipos de resíduos
  • Workshops de brainstorming para geração de ideias de projeto
  • Desenvolvimento de protótipos usando materiais recicláveis
  • Apresentação dos projetos em uma feira de ciências na escola

Aulas e Sequências Didáticas

Distribuída em duas aulas de 60 minutos, esta atividade propõe um uso equilibrado do tempo entre pesquisa, desenvolvimento de ideias, produção dos projetos e preparação para a feira de ciências. A primeira aula será dedicada à pesquisa e brainstorming, enquanto a segunda se concentrará no desenvolvimento e finalização do projeto, além dos preparativos para a apresentação.

  • 1ª Aula: Introdução, pesquisa sobre resíduos sólidos e brainstorming de ideias em grupo.
  • 2ª Aula: Desenvolvimento do projeto, construção do protótipo e preparação para a apresentação.

Avaliação

A avaliação será baseada em critérios claros, como inovação, aplicabilidade prática, sustentabilidade, trabalho em equipe e qualidade da apresentação. Cada projeto será avaliado por um júri composto por professores de diferentes disciplinas, além do voto popular durante a feira de ciências. Esta abordagem multidimensional permite uma avaliação justa e abrangente, reconhecendo não apenas o resultado final, mas também o processo de aprendizado, colaboração e engajamento dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais recicláveis para o desenvolvimento dos protótipos, ferramentas básicas de artesanato, e um espaço adequado para a feira de ciências. A combinação desses recursos, aliada à metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, proporciona aos alunos uma experiência de aprendizado rica e engajadora.

  • Internet para pesquisas
  • Materiais recicláveis diversos
  • Ferramentas de artesanato (tesouras, cola, fita adesiva, etc.)
  • Espaço para exposição dos projetos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo