Evolução em Ação: Uma Viagem no Tempo

Desenvolvida por: Eliete… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Evolução e História da Vida na Terra

A atividade 'Evolução em Ação: Uma Viagem no Tempo' é uma proposta didática para estudantes do 1º ano do Ensino Médio, que tem como objetivo principal promover o entendimento dos eventos chave na história da vida no planeta Terra, desde a origem da vida até a evolução humana. Nesta atividade prática, os alunos serão convidados a criar uma representação visual gigante da linha do tempo evolutiva no chão da sala de aula ou no pátio da escola, utilizando cartazes informativos, ilustrações e textos. Cada estudante ou grupo de estudantes será responsável por pesquisar, criar e apresentar um marcador específico dessa linha do tempo que destaque um evento ou período significativo na história evolutiva, como as grandes extinções, o surgimento de novas espécies e as adaptações chave para a sobrevivência em diferentes eras. A atividade fomenta a pesquisa colaborativa e a aprendizagem ativa, oferecendo aos alunos uma perspectiva visual e contextual dos processos evolutivos e temporais que moldaram a vida na Terra. A metodologia ativa aplicada aqui permite que os estudantes sejam os protagonistas do seu aprendizado, incentivando a pesquisa, a discussão em grupo e a síntese criativa de informações.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal oferecer aos alunos uma compreensão holística e contextualizada da evolução da vida na Terra, enfatizando a dimensão temporal e as interconexões entre diferentes eventos e espécies ao longo da história. Espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa, síntese de informações e apresentação visual. O trabalho em equipe e a colaboração são focos importantíssimos, bem como a capacidade de discussão e argumentação sobre os tópicos explorados. Através desta atividade, busca-se também aperfeiçoar a compreensão dos estudantes sobre conceitos evolutivos, fomentar a curiosidade científica e promover a valorização da biodiversidade e da história da vida no nosso planeta.

  • Compreender a linha do tempo da evolução da vida na Terra e os principais eventos que a marcaram.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, coleta, e síntese de informações científicas.
  • Promover o trabalho colaborativo e a comunicação efetiva entre os alunos.
  • Estimular a capacidade crítica e reflexiva sobre a história evolutiva e sua importância.
  • Fomentar a curiosidade científica e o interesse pela Biologia e pelas Ciências da Terra.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange desde a origem da vida, passando por eventos de extinção em massa, surgimento de novos filos e classes de organismos, até a evolução do homem. Ao longo do desenvolvimento da atividade, os alunos irão explorar conceitos fundamentais da biologia evolutiva, paleontologia, e ecologia, utilizando a linha do tempo como recurso didático para visualizar a sequência e a inter-relação destes eventos.

  • Introdução aos conceitos básicos de evolução e seleção natural.
  • A origem da vida e o surgimento dos primeiros organismos unicelulares.
  • Grandes eventos de extinção e suas causas e consequências para a vida na Terra.
  • Evolução da biodiversidade: do surgimento dos vertebrados ao desenvolvimento dos mamíferos.
  • A evolução humana e o surgimento das primeiras civilizações.

Metodologia

Os objetos de conhecimento serão desenvolvidos por meio de uma metodologia ativa de aprendizagem, onde os alunos terão papéis centrais na pesquisa, na criação dos materiais e na apresentação dos temas relacionados ao tema proposto. Inicialmente, haverá uma breve introdução ao tema por parte do professor utilizando como base o livro didático, anotando na lousa o resultado da conversação. Posteriormente os alunos serão divididos em grupos com a atribuição de realizar pesquisas sobre o tema que foi escolhido por eles (dentre aqueles que são objetos de estudo do presente bimestre) . Os estudantes irão, então, realizar pesquisas sobre seus temas, criando cartazes informativos, ilustrações, maquetes, para representá-los. A finalização será feita com a apresentação do resultado da pesquisa para toda a sala. Haverá resumo na lousa com os principais conceitos de cada tema, lista de atividades do livro ou elaboradas pela professora, e ao final com correção na lousa. o conteúdo será enriquecido com apresentações de slides, fragmentos de videos pela professora.

  • Breve introdução aos temas pela equipe docente.
  • Divisão dos alunos em grupos e atribuição dos temas.
  • Pesquisa e elaboração dos cartazes pelos grupos.
  • Montagem da linha do tempo no chão da sala ou pátio.
  • Apresentação de cada grupo sobre o evento ou período pesquisado.

Aulas e Sequências Didáticas

Para a execução da atividade, será necessário um total de 7 horas, ou aproximadamente 8.4 aulas de 50 minutos, distribuídas da seguinte maneira: duas aulas destinadas à introdução e planejamento da atividade, três aulas para a execução das pesquisas e preparação dos cartazes, duas aulas para a montagem da linha do tempo e apresentações, e uma aula final para revisão e reflexão sobre o aprendizado.

  • Aula 1-2: Introdução ao projeto e organização dos grupos.
  • Aula 3-5: Pesquisa e preparação dos cartazes.
  • Aula 6-7: Montagem da linha do tempo e apresentações dos grupos.
  • Aula 8: Reflexão sobre a atividade e a evolução.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na qualidade do trabalho de pesquisa realizado por cada grupo, na clareza e criatividade dos cartazes e na eficácia da apresentação de cada evento ou período histórico. Será considerado também o engajamento do grupo no processo de aprendizagem colaborativa e na discussão coletiva. Pontuações adicionais poderão ser atribuídas pela participação nas discussões e pelo esforço em compreender as conexões entre os diferentes eventos da linha do tempo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais para a confecção dos cartazes (papéis de tamanho grande, canetas, lápis de cor, marcadores), acesso à internet para pesquisas, fita adesiva ou cola para montagem dos cartazes no chão e espaço adequado na sala de aula ou pátio. Uma câmera ou smartphone para documentação fotográfica da linha do tempo pode ser útil para registros e avaliações posteriores.

  • Materiais para cartazes (papel, marcadores, lápis de cor).
  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Fita adesiva ou cola para fixação dos cartazes.
  • Câmera ou smartphone para registros.
  • Espaço adequado para montagem da linha do tempo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo