A atividade 'Evolução em Ação: Uma Viagem no Tempo' é uma proposta didática para estudantes do 1º ano do Ensino Médio, que tem como objetivo principal promover o entendimento dos eventos chave na história da vida no planeta Terra, desde a origem da vida até a evolução humana. Nesta atividade prática, os alunos serão convidados a criar uma representação visual gigante da linha do tempo evolutiva no chão da sala de aula ou no pátio da escola, utilizando cartazes informativos, ilustrações e textos. Cada estudante ou grupo de estudantes será responsável por pesquisar, criar e apresentar um marcador específico dessa linha do tempo que destaque um evento ou período significativo na história evolutiva, como as grandes extinções, o surgimento de novas espécies e as adaptações chave para a sobrevivência em diferentes eras. A atividade fomenta a pesquisa colaborativa e a aprendizagem ativa, oferecendo aos alunos uma perspectiva visual e contextual dos processos evolutivos e temporais que moldaram a vida na Terra. A metodologia ativa aplicada aqui permite que os estudantes sejam os protagonistas do seu aprendizado, incentivando a pesquisa, a discussão em grupo e a síntese criativa de informações.
Esta atividade tem como objetivo principal oferecer aos alunos uma compreensão holística e contextualizada da evolução da vida na Terra, enfatizando a dimensão temporal e as interconexões entre diferentes eventos e espécies ao longo da história. Espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa, síntese de informações e apresentação visual. O trabalho em equipe e a colaboração são focos importantíssimos, bem como a capacidade de discussão e argumentação sobre os tópicos explorados. Através desta atividade, busca-se também aperfeiçoar a compreensão dos estudantes sobre conceitos evolutivos, fomentar a curiosidade científica e promover a valorização da biodiversidade e da história da vida no nosso planeta.
O conteúdo programático da atividade abrange desde a origem da vida, passando por eventos de extinção em massa, surgimento de novos filos e classes de organismos, até a evolução do homem. Ao longo do desenvolvimento da atividade, os alunos irão explorar conceitos fundamentais da biologia evolutiva, paleontologia, e ecologia, utilizando a linha do tempo como recurso didático para visualizar a sequência e a inter-relação destes eventos.
Os objetos de conhecimento serão desenvolvidos por meio de uma metodologia ativa de aprendizagem, onde os alunos terão papéis centrais na pesquisa, na criação dos materiais e na apresentação dos temas relacionados ao tema proposto. Inicialmente, haverá uma breve introdução ao tema por parte do professor utilizando como base o livro didático, anotando na lousa o resultado da conversação. Posteriormente os alunos serão divididos em grupos com a atribuição de realizar pesquisas sobre o tema que foi escolhido por eles (dentre aqueles que são objetos de estudo do presente bimestre) . Os estudantes irão, então, realizar pesquisas sobre seus temas, criando cartazes informativos, ilustrações, maquetes, para representá-los. A finalização será feita com a apresentação do resultado da pesquisa para toda a sala. Haverá resumo na lousa com os principais conceitos de cada tema, lista de atividades do livro ou elaboradas pela professora, e ao final com correção na lousa. o conteúdo será enriquecido com apresentações de slides, fragmentos de videos pela professora.
Para a execução da atividade, será necessário um total de 7 horas, ou aproximadamente 8.4 aulas de 50 minutos, distribuídas da seguinte maneira: duas aulas destinadas à introdução e planejamento da atividade, três aulas para a execução das pesquisas e preparação dos cartazes, duas aulas para a montagem da linha do tempo e apresentações, e uma aula final para revisão e reflexão sobre o aprendizado.
A avaliação desta atividade será baseada na qualidade do trabalho de pesquisa realizado por cada grupo, na clareza e criatividade dos cartazes e na eficácia da apresentação de cada evento ou período histórico. Será considerado também o engajamento do grupo no processo de aprendizagem colaborativa e na discussão coletiva. Pontuações adicionais poderão ser atribuídas pela participação nas discussões e pelo esforço em compreender as conexões entre os diferentes eventos da linha do tempo.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais para a confecção dos cartazes (papéis de tamanho grande, canetas, lápis de cor, marcadores), acesso à internet para pesquisas, fita adesiva ou cola para montagem dos cartazes no chão e espaço adequado na sala de aula ou pátio. Uma câmera ou smartphone para documentação fotográfica da linha do tempo pode ser útil para registros e avaliações posteriores.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula