Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão divididos em grupos para investigar como as atividades humanas estão afetando um ecossistema local, escolhendo focar em aspectos como poluição, perda de habitat, ou a introdução de espécies invasoras. Será uma oportunidade para os estudantes aplicarem o método científico em uma pesquisa real, desde a coleta de dados até a análise dos impactos, e então desenvolverem apresentações multimídia, que incluam suas descobertas e recomendações para ações mitigadoras. Esta investigação proporcionará um envolvimento profundo com o tema da conservação ambiental, incentivando-os a pensar criticamente sobre soluções práticas para problemas ambientais reais. A visita a um local específico, como um parque ou reserva natural, servirá como base para a coleta de dados e observações diretas, essenciais para o desenvolvimento do projeto.
O objetivo desta atividade é oferecer aos alunos uma experiência de aprendizagem autêntica e prática no estudo do impacto das atividades humanas em ecossistemas locais. Por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos, espera-se que eles desenvolvam habilidades de investigação científica, trabalho em equipe, pensamento crítico e comunicação. Além disso, visa-se fomentar a conscientização ambiental e a responsabilidade social, estimulando os alunos a pensar em ações concretas para a conservação ambiental. Ao final da atividade, espera-se que os alunos sejam capazes de compreender as complexas relações entre a sociedade humana e o meio ambiente, bem como propor soluções inovadoras para os problemas identificados.
Este plano de aula aborda diferentes áreas do conhecimento, incluindo ciências da natureza, tecnologia e habilidades socioemocionais. Através da investigação sobre os impactos ambientais, os alunos entrarão em contato com conceitos de ecologia, biodiversidade, sustentabilidade e ética ambiental. Em paralelo, aprenderão a usar ferramentas tecnológicas para documentar e apresentar suas descobertas, além de desenvolverem competências como trabalho em equipe, comunicação eficaz e pensamento crítico.
Adotaremos a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como nossa metodologia central, permitindo que os alunos tenham uma experiência de aprendizado ativa, desde a formulação da pergunta de pesquisa até a apresentação dos resultados. Essa abordagem multidisciplinar incentiva a curiosidade, a autonomia e a aplicação prática do conhecimento. A visita ao ecossistema local será um momento chave para a coleta de dados e observações, seguindo-se de análises e discussões em grupo para a elaboração das apresentações multimídia.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos formarão grupos, definirão seus temas de pesquisa e planejarão a visita ao local para coleta de dados. Na segunda aula, após a visita ao local, os alunos analisarão os dados recolhidos e prepararão suas apresentações multimídia.
A avaliação será baseada na qualidade do projeto de investigação desenvolvido pelos alunos, considerando a originalidade da pesquisa, a profundidade da análise e o engajamento com o tema. Além disso, será avaliada a colaboração dentro do grupo, a qualidade da apresentação multimídia e a viabilidade das soluções propostas. Os alunos receberão feedback construtivo para fomentar o seu crescimento como aprendizes ativos e conscientes ambientalmente.
Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet, câmeras ou smartphones para a coleta de imagens e vídeos, softwares de edição para a elaboração das apresentações multimídia e materiais para registro de observações (cadernos, canetas). Além disso, o acesso ao ecossistema local escolhido para a investigação é fundamental para a coleta de dados autênticos.
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