A atividade ExpoCiência Virtual é projetada para envolver os alunos do 1º ano do Ensino Médio em um projeto de pesquisa interativo e colaborativo, focado em temas cruciais como biologia da evolução, sustentabilidade e consumo consciente. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo escolherá um tema para investigar. Eles utilizarão uma variedade de ferramentas digitais para conduzir suas pesquisas, analisar dados e criar conteúdos informativos e educativos. Após a fase de pesquisa, cada grupo desenvolverá um 'stand' virtual, que pode ser um site, uma apresentação de slides ou um vídeo, para apresentar suas descobertas. Este projeto não só incentiva a investigação científica e o uso crítico de tecnologias digitais, mas também aprimora a capacidade dos alunos de comunicar conhecimento científico a públicos variados. A exposição final será aberta para visitação da comunidade escolar, promovendo a interação, o debate e o compartilhamento de conhecimento entre alunos, professores e outros membros da comunidade.
Os objetivos de aprendizagem da ExpoCiência Virtual se concentram em promover a alfabetização científica entre os alunos, desenvolvendo suas habilidades de pesquisa, análise crítica e comunicação. Ao explorar temas de relevância socioambiental, como evolução, sustentabilidade e consumo consciente, os alunos irão adquirir uma compreensão mais profunda desses conceitos, bem como suas implicações no mundo real. Este projeto visa também fomentar a colaboração efetiva em grupo, usando ferramentas digitais de forma crítica e criativa, e estimular a capacidade dos alunos de argumentar e debater, fundamentando suas opiniões em evidências científicas.
O conteúdo programático abordará três grandes temas: biologia da evolução, onde os alunos poderão explorar como as espécies se desenvolveram ao longo do tempo adaptando-se ao seu meio ambiente; sustentabilidade, focando em como práticas sustentáveis podem ser aplicadas para preservar o meio ambiente para as gerações futuras; e consumo consciente, discutindo o impacto das escolhas de consumo no meio ambiente e na sociedade. Além destes temas, o projeto incorpora o uso de tecnologias digitais e o desenvolvimento de habilidades de comunicação, críticas para o sucesso dos 'stands' virtuais.
Utilizando uma metodologia ativa, este projeto promove a aprendizagem baseada em projetos, onde os alunos têm um papel central no desenvolvimento da sua aprendizagem. Eles serão encorajados a formular questões de pesquisa, buscar e analisar informações de forma crítica e criativa, e sintetizar seu conhecimento para comunicação. O uso de ferramentas digitais como parte integral do projeto permite que os alunos não só aprimorem suas habilidades digitais, mas também explorem diversas formas de expressão e comunicação de ideias.
A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução ao projeto, formação dos grupos e início da pesquisa. Na segunda aula, os alunos finalizarão seus 'stands' virtuais e prepararão a exposição para a comunidade escolar.
A avaliação do projeto será baseada em critérios como a qualidade da pesquisa realizada, o uso inovador e eficaz das ferramentas digitais, a clareza e a criatividade na apresentação dos 'stands' virtuais, e a capacidade de engajar e comunicar efetivamente com a audiência. Será também considerada a participação ativa dos alunos durante o processo e a colaboração entre membros do grupo. Exemplos específicos para avaliação incluirão a validação das fontes de informação, a originalidade no design do 'stand', e a eficácia das técnicas de comunicação empregadas.
Os recursos necessários para a realização da ExpoCiência Virtual incluem acesso à internet, computadores ou dispositivos móveis, e plataformas de criação de conteúdo como Google Sites, PowerPoint ou ferramentas de criação de vídeo. É essencial também o acesso a bases de dados científicas e fontes de informação confiáveis para a pesquisa dos temas escolhidos. A escola deve prover um ambiente online seguro e acessível para a hospedagem e visualização dos 'stands' virtuais.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula