Laboratório Vivo: Cultivando o Conhecimento Ecológico

Desenvolvida por: Amanda… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Ecologia e Biomas

Esta atividade prática 'Laboratório Vivo: Cultivando o Conhecimento Ecológico', propõe aos alunos do 1º ano do Ensino Médio a criação de mini-ecossistemas ou terrários, usando recipientes recicláveis. Através desta experiência mão-na-massa, os estudantes vão escolher um bioma para investigar e representar, pesquisando sobre as plantas, tipos de solo, condições climáticas e micro-organismos típicos desse bioma. O objetivo é propiciar uma compreensão aprofundada dos diversos ecossistemas e sua importância, incentivando a responsabilidade e cuidado com o ambiente. Ao final, os grupos apresentarão seus terrários, detalhando o processo de montagem e as decisões tomadas para representar fielmente o bioma escolhido, integrando conhecimento científico, responsabilidade ambiental e criatividade.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo deste laboratório é engajar os alunos no estudo dos biomas, ecossistemas e biodiversidade, promovendo a compreensão da complexidade e interdependência existente na natureza. Além de fomentar habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e tomada de decisões, os alunos serão incentivados a adotar uma postura de cuidado e responsabilidade pelo meio ambiente. Este projeto visa também desenvolver nos alunos uma perspectiva crítica sobre a importância da conservação dos biomas e sensibilizar para a urgência de ações sustentáveis no dia-a-dia.

  • Compreender os conceitos de ecossistema, bioma e biodiversidade.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informação.
  • Fomentar a criatividade na representação dos biomas selecionados.
  • Promover o trabalho em equipe e tomada de decisões colaborativas.
  • Sensibilizar para a importância da conservação ambiental.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT201: Compreender e utilizar processos e procedimentos próprios das Ciências da Natureia ao investigar fenômenos, elaborar hipóteses, planejar e executar procedimentos, coletar e interpretar dados, argumentar e elaborar conclusões e previsões fundamentadas no conhecimento científico.
  • EM13CNT307: Analisar e aplicar conhecimentos sobre formas de intervenção em processos naturais, considerando a ética nas relações entre ciência, tecnologia e sociedade.
  • EM13CNT303: Utilizar conhecimentos de física, química e biologia para propor soluções socioambientais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático aborda ecossistemas, biomas e biodiversidade, com foco na identificação e compreensão das características específicas de cada bioma escolhido pelos grupos. Explora-se a pesquisa sobre flora, fauna, micro-organismos e condições ambientais, seguida da aplicação prática no desenvolvimento dos terrários. A atividade engloba conceitos de ecologia, botânica, sustentabilidade e responsabilidade ambiental, integrados na construção e apresentação dos projetos.

  • Ecossistemas e Biomas
  • Biodiversidade
  • Ciclos Biogeoquímicos
  • Sustentabilidade e Conservação Ambiental
  • Pesquisa e Experimentação Científica

Metodologia

A metodologia ativa é a base desta atividade, adotando Saída de Campo para observação inicial, Atividade Mão-na-massa na criação dos terrários, Sala de Aula Invertida para o aprofundamento teórico através de pesquisa e Aprendizagem Baseada em Jogos, promovendo interatividade e engajamento durante o projeto. Esta abordagem visa estimular a aprendizagem ativa, autonomia e a construção colaborativa do conhecimento.

  • Saída de campo para observação de ecossistemas locais.
  • Divisão em grupos para pesquisa e seleção do bioma.
  • Construção dos terrários com materiais recicláveis.
  • Apresentação dos projetos e processos criativos.
  • Avaliação peer-to-peer para fomentar o feedback construtivo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma carga horária total de 2 horas, divididas em duas aulas de 50 minutos cada, permitindo tempo adequado para pesquisa, construção e apresentação dos terrários.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, formação dos grupos e início das pesquisas.
  • Aula 2: Construção dos terrários e preparação das apresentações.

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada na participação, engajamento e contribuição de cada aluno ao longo do projeto. Considerará a qualidade da pesquisa realizada, a criatividade e o esforço na montagem do terrário, e a habilidade de apresentar o projeto articuladamente, explicando as escolhas feitas para representar o bioma selecionado. Feedbacks serão dados tanto pelos colegas quanto pelo professor, valorizando o processo de aprendizado colaborativo e contínuo.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários incluem recipientes recicláveis (como garrafas plásticas e potes de vidro), terra, areia, pedrinhas, folhas, galhos, sementes ou pequenas plantas para a representação da flora do bioma escolhido. Além disso, será necessário acesso à internet para pesquisa e câmera para documentar o processo de criação e o produto final.

  • Recipientes recicláveis
  • Terra, areia e pedrinhas
  • Folhas, galhos, sementes ou pequenas plantas
  • Ferramentas para montagem dos terrários
  • Computadores e acesso à internet para pesquisa

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