Mãos à Obra!: Criando um Manual de Boas Práticas

Desenvolvida por: Danill… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Biológicas, Educação para Saúde
Temática: Boas práticas de fabricação na cozinha escolar

A atividade pedagógica proposta envolve os alunos do 1º ano do Ensino Médio em um projeto prático e colaborativo para a construção de conhecimento sobre higiene, saúde, e segurança alimentar através da elaboração de um manual de boas práticas para uma cozinha escolar fictícia. Os estudantes serão divididos em grupos com a tarefa de pesquisar, discutir e criar um capítulo específico do manual, cobrindo áreas como limpeza, controle de pragas, higiene pessoal, armazenamento seguro e preparo correto dos alimentos. Esta abordagem mão-na-massa facilitada por metodologias ativas como saída de campo, roda de debates, e sala de aula invertida, busca não apenas transmitir conhecimento teórico, mas também desenvolver habilidades práticas, críticas e de trabalho em equipe nos alunos. A culminância do projeto será a apresentação e compartilhamento dos manuais, bem como a criação de um vídeo explicativo, permitindo que os alunos apliquem e demonstrem seu aprendizado de forma criativa e prática.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão prática e teórica das boas práticas de fabricação de alimentos, promovendo a conscientização sobre a importância da higiene, do armazenamento correto, da prevenção de contaminação e do preparo seguro dos alimentos. Através da pesquisa, discussão em grupo, e do desenvolvimento de material educativo, os estudantes irão aprimorar competências como trabalho em equipe, pensamento crítico, responsabilidade, e apresentação oral. Destaca-se também a intenção de fomentar a autonomia do aluno na busca e no manuseio da informação, bem como no aprendizado por meio da prática, preparando-os para situações reais e promovendo uma educação para a saúde consciente e ativa.

  • Entender os princípios básicos da segurança alimentar e das boas práticas de higiene na cozinha.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informação.
  • Praticar o trabalho em equipe e a comunicação efetiva.
  • Produzir material educativo aplicável a contextos reais.
  • Aplicar o conhecimento teórico em situações práticas através da criação de um manual e vídeo explicativo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT201 - Compreender e utilizar métodos científicos em situações-problema, planejando e executando investigações, interpretando e avaliando dados e informações para tomar decisões e intervir na realidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange conceitos fundamentais de higiene alimentar, segurança alimentar, métodos de prevenção de contaminação, armazenamento seguro de alimentos, práticas adequadas de limpeza e desinfecção, além de procedimentos de controle de pragas. Explorando esses tópicos, os alunos serão encorajados a refletir sobre a importância dessas práticas tanto em uma cozinha profissional quanto no contexto doméstico, aplicando os conhecimentos adquiridos na elaboração do manual e do vídeo explicativo.

  • Conceitos de higiene e segurança alimentar
  • Métodos de prevenção de contaminação e doenças transmitidas por alimentos
  • Práticas de armazenamento seguro e correto de alimentos
  • Limpeza, desinfecção e controle de pragas em ambientes de preparo de alimentos

Metodologia

A metodologia desta atividade envolve a combinação de estratégias de ensino ativas e práticas. Inicialmente, é sugerida uma saída de campo para que os estudantes observem as práticas de higiene e segurança em uma cozinha real. Posteriormente, a sala de aula invertida permitirá que os alunos assumam um papel mais ativo no seu aprendizado, pesquisando e preparando material antes das discussões em grupo. Por meio da roda de debate, serão incentivadas a troca de ideias e a reflexão crítica. Finalmente, a aplicação mão-na-massa pede que os grupos colaborem na elaboração e revisão dos capítulos do manual e do vídeo explicativo, aplicando o conhecimento construído ao longo do projeto.

  • Saída de campo
  • Atividade Mão-na-massa
  • Roda de Debate
  • Sala de Aula Invertida

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é distribuído em 4 aulas de 60 minutos cada, totalizando 4 horas. Na primeira aula, introduziremos os objetivos e metodologias da atividade, seguida por uma saída de campo (ou estudo de caso, se a saída não for possível). Nas duas aulas seguintes, os alunos trabalharão em grupos nas pesquisas e na elaboração dos capítulos do manual, contando com momentos para debates e revisões em equipe. A última aula será dedicada à finalização dos capítulos, criação do vídeo explicativo e preparação para a apresentação do trabalho.

  • Aula 1: Introdução e saída de campo/estudo de caso.
  • Aula 2: Pesquisa e elaboração do manual (Parte 1).
  • Aula 3: Continuação da elaboração do manual e início da criação do vídeo explicativo.
  • Aula 4: Finalização e preparação para apresentação.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade, na colaboração efetiva dentro do grupo, e na qualidade do manual de boas práticas e do vídeo explicativo produzido. Os critérios incluem clareza e precisão da informação, criatividade, aplicação correta dos conceitos de higiene e segurança alimentar, além da qualidade técnica e didática do vídeo. A avaliação será complementada por uma autoavaliação dos alunos sobre o seu envolvimento no projeto e uma sessão de feedback, permitindo reflexões sobre os processos de aprendizado, trabalho em equipe e habilidades desenvolvidas.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, será necessário acesso à internet para pesquisa, câmeras ou smartphones para gravação dos vídeos explicativos, material de escrita para anotações e elaboração do manual, acesso a uma cozinha funcional para a saída de campo ou vídeos demonstrativos, bem como recursos de apresentação para a aula final. Estes recursos possibilitam uma imersão prática e dinâmica no tema, permitindo que os alunos explorem e apliquem os conceitos de maneira criativa e engajada.

  • Acesso à internet
  • Câmeras ou smartphones para gravação de vídeo
  • Material de escrita
  • Acesso a uma cozinha (para saída de campo)
  • Recursos de apresentação (computador, projetor)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo