Piracema: A Grande Viagem dos Peixes

Desenvolvida por: Gislai… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Piracema e fenômenos naturais

Nesta atividade pedagógica prática, alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II serão introduzidos ao fenômeno natural conhecido como Piracema, que envolve a migração dos peixes rio acima para a reprodução. A abordagem deste tema permitirá aos estudantes explorar os aspectos biológicos que determinam a migração dos peixes, como eles reconhecem o momento de iniciar essa jornada e a importância ecológica desse processo.  Além dos aspectos biológicos, os alunos serão incentivados a investigar e discutir os impactos ambientais, tanto positivos quanto negativos, associados à Piracema, bem como a importância da conservação desse fenômeno. A atividade culminará com uma reflexão sobre as ações que podem ser tomadas para proteger e preservar a Piracema, destacando a responsabilidade humana na conservação dos ecossistemas naturais.

Objetivos de Aprendizagem

Objetiva-se com esta atividade despertar nos alunos uma compreensão aprofundada sobre a Piracema, permitindo-os identificar e explicar os elementos biológicos que guiam esse fenômeno. Pretende-se também incentivar a capacidade de pesquisa e análise crítica dos impactos ambientais resultantes da interferência humana nos ciclos naturais, fomentando uma consciência ecológica. Este projeto visa promover habilidades de comunicação eficaz, através da preparação e apresentação de slides, enfatizando a importância de discutir problemas ambientais e propor soluções sustentáveis.

  • Compreender o fenômeno da Piracema, seus aspectos biológicos e sua importância ecológica.
  • Analisar os impactos ambientais, positivos e negativos, associados ao fenômeno.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, síntese de informações e apresentação.
  • Fomentar a conscientização sobre a necessidade de conservação de fenômenos naturais.
  • Propor ações que contribuam para a proteção e preservação da Piracema.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT105: Analisar os ciclos biogeoquímicos e interpretar os efeitos de fenômenos naturais e da interferência humana sobre esses ciclos, para promover ações individuais e/ ou coletivas que minimizem consequências nocivas à vida.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade envolve a discussão aprofundada sobre os ciclos naturais, especificamente o fenômeno da Piracema, abrangendo desde os fatores biológicos que influenciam a migração dos peixes até os impactos ambientais de tais movimentos. A análise crítica dos efeitos da interferência humana nesses ciclos naturais e a proposição de ações para minimizar danos ambientais também são aspectos fundamentais. Este escopo fornecerá o contexto necessário para que os alunos possam explorar, entender e valorizar a importância da biodiversidade e da conservação ambiental dentro de uma perspectiva científica e social.

  • Definição e explicação do fenômeno da Piracema.
  • Aspectos biológicos da migração dos peixes para reprodução.
  • Análise dos impactos ambientais provocados pela Piracema.
  • Influência humana na Piracema e consequências para os ecossistemas.
  • Sugestões e ações para a proteção e conservação do fenômeno da Piracema.

Metodologia

Adotaremos uma metodologia ativa, incentivando os alunos a serem protagonistas de seu processo de aprendizagem. Serão formados grupos para pesquisa, discussão e criação das apresentações, promovendo a colaboração entre os colegas. As atividades de pesquisa serão guiadas por questionamentos chave fornecidos pelo professor, visando estimular a investigação crítica e a análise de diversas fontes. A fase de preparação dos slides exigirá que os estudantes selecionem, organizem e sintetizem as informações mais relevantes, além de aplicarem técnicas de comunicação visual para tornar sua apresentação mais eficaz. A discussão e reflexão coletiva após as apresentações proporcionarão a oportunidade para compartilhar aprendizados e perspectivas diferentes.

  • Pesquisa em grupo sobre o fenômeno da Piracema.
  • Discussões em grupo para troca de ideias e construção do conhecimento.
  • Criação de apresentações de slides para expor o tema investigado.
  • Apresentações para a turma, seguidas por debates e reflexões coletivas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em 4 aulas de 30 minutos, distribuídas ao longo de duas semanas. Na primeira aula, será realizada a introdução ao tema e formação dos grupos. As próximas duas aulas serão dedicadas à pesquisa, discussão entre os grupos e preparação das apresentações. Na última aula, os grupos realizarão suas apresentações, seguidas de um debate guiado pelo professor para reflexão conjunta e consolidação dos conhecimentos adquiridos.

  • Aula 1: Introdução ao tema e formação dos grupos.
  • Aula 2 e 3: Pesquisa e preparação das apresentações.
  • Aula 4: Apresentações dos grupos e debate.

Avaliação

A avaliação considerará diversos aspectos do processo de aprendizagem, incluindo a qualidade da pesquisa realizada, a colaboração e participação dos alunos na elaboração e discussão em grupo, a eficácia e criatividade da apresentação de slides, bem como a capacidade de argumentação e reflexão durante o debate. Será adotado um sistema de pontuação que contemplará todos esses aspectos, proporcionando um feedback construtivo para cada grupo e individualmente. Exemplos práticos de critérios incluem a profundidade e precisão do conteúdo, clareza e organização dos slides, engajamento com o público e contribuições originais durante os debates.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como computadores com acesso à internet, para pesquisa e elaboração das apresentações de slides. Softwares de apresentação, como Microsoft PowerPoint ou Google Slides, serão essenciais para a criação dos slides. Ferramentas e plataformas online que ofereçam informações científicas e educacionais sobre a Piracema e temas correlatos também serão recomendadas para a pesquisa. Adicionalmente, materiais de escritório básicos, como papéis, canetas e marcadores, podem ser úteis durante as discussões em grupo.

  • Vídeos educativos sobre a Piracema
  • Textos e artigos científicos
  • Acesso a internet para pesquisa
  • Papel pardo e canetas coloridas para criação de cartazes
  • Equipamento de projeção para as apresentações de slides

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