Simulando Eventos Climáticos: O Jogo

Desenvolvida por: Nislia (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Eventos climáticos extremos e suas consequências

Neste plano de aula, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão introduzidos à compreensão dos eventos climáticos extremos e suas potenciais consequências sobre os ambientes e sociedades humanas. A atividade 'Simulando Eventos Climáticos: O Jogo' utiliza uma metodologia ativa que combina a Sala de Aula Invertida com a Aprendizagem Baseada em Jogos, objetivando engajar os estudantes na análise e solução de problemas complexos relacionados à dinâmica climática. Os participantes, divididos em grupos, serão desafiados a criar estratégias de mitigação para diferentes cenários de desastres climáticos propostos pelo educador. Cada grupo terá momentos para pesquisa, discussão, formulação de soluções e apresentação de suas estratégias, seguidas por sessões de perguntas e respostas. A atividade visa estimular o debate, a reflexão crítica sobre a influência humana no clima e promover a conscientização sobre a importância de medidas sustentáveis para minimizar impactos negativos.

Objetivos de Aprendizagem

O foco desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de compreender a complexidade dos eventos climáticos extremos e de pensar criticamente sobre as ações humanas que contribuem para estes fenômenos. Pretende-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de identificar diferentes tipos de desastres climáticos, entender suas causas e possíveis efeitos, além de propor e avaliar estratégias de mitigação e adaptação. Essa experiência educacional visa também estimular habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, comunicação efetiva e pensamento crítico.

  • Compreender os diferentes tipos de eventos climáticos extremos e suas causas
  • Analisar as consequências desses eventos para o meio ambiente e para as sociedades humanas
  • Desenvolver e apresentar estratégias de mitigação para desastres climáticos
  • Estimular o pensamento crítico sobre a influência humana no clima
  • Promover habilidades de trabalho em equipe, pesquisa e comunicação efetiva

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT206 - Compreender e aplicar os conhecimentos científicos e tecnológicos sobre o clima e seus impactos, visando participar de maneira crítica e criativa na busca por soluções sustentáveis para desafios locais e globais.
  • EM13CNT303 - Analisar e avaliar intervenções humanas nos sistemas naturais para discutir a sustentabilidade das ações e projetar soluções que considerem as dimensões social, econômica e ambiental.

Conteúdo Programático

A temática dos eventos climáticos extremos é fundamental para a compreensão dos alunos sobre as dinâmicas ambientais complexas e os desafios que enfrentamos. Ao trabalhar com cenários simulados, a atividade promove a ligação entre conhecimento teórico e aplicação prática, incentivando uma análise multidisciplinar que abrange aspectos geográficos, sociais e econômicos. Dessa forma, espera-se que os estudantes desenvolvam uma visão integrada sobre como as atividades humanas influenciam o clima e quais medidas podem ser tomadas para mitigar os impactos negativos dos eventos climáticos extremos.

  • Tipos e causas de eventos climáticos extremos
  • Consequências dos desastres climáticos para o ambiente e a sociedade
  • Estratégias de mitigação e adaptação aos eventos climáticos extremos
  • O papel da tecnologia na prevenção e resposta aos desastres naturais
  • Políticas públicas e iniciativas globais de combate às mudanças climáticas

Metodologia

Utilizando as metodologias ativas da Sala de Aula Invertida e da Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade pede aos alunos que assumam um papel ativo em seu processo de aprendizagem. A preparação prévia e a pesquisa serão fundamentais para que os estudantes cheguem às aulas com conhecimentos básicos sobre eventos climáticos extremos. Durante as sessões, a simulação de cenários e a criação de estratégias de mitigação serão realizadas em grupos, promovendo a colaboração e o compartilhamento de ideias. Esta abordagem permite que os alunos apliquem conhecimentos teóricos a problemas reais, fomentando a criatividade, o pensamento crítico e a solução de problemas.

  • Pesquisa individual sobre eventos climáticos extremos antes da aula
  • Formação de grupos para discussão e trabalho colaborativo
  • Simulação de cenários de desastres climáticos e desenvolvimento de estratégias de mitigação
  • Apresentação das soluções dos grupos e rodada de perguntas e respostas
  • Reflexão e debate sobre as soluções propostas e sua viabilidade

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 30 minutos cada, permitindo a exploração teórica e prática da temática proposta. A primeira aula será dedicada à formação dos grupos e ao início do desenvolvimento das estratégias de mitigação baseadas nos cenários apresentados. A segunda aula focará nas apresentações dos grupos, discussões e debates sobre as soluções propostas.

  • Aula 1 - Formação dos grupos e início da elaboração das estratégias de mitigação.
  • Aula 2 - Apresentação das estratégias dos grupos, discussão e debate.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos, na qualidade e criatividade das estratégias de mitigação propostas e na habilidade de defender suas soluções durante a rodada de perguntas e respostas. Será considerada também a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe e de aplicar os conhecimentos adquiridos na formulação de suas estratégias. Observações diretas e feedbacks construtivos serão fornecidos ao longo da atividade para orientar o processo de aprendizagem.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa prévia, materiais para registro e apresentação das estratégias (como papéis, canetas e marcadores) e dispositivos para apresentações digitais (como computadores ou projetores). O professor pode também preparar materiais de apoio, tais como artigos, vídeos e estudos de caso sobre eventos climáticos extremos, para auxiliar os alunos em sua pesquisa e compreensão do tema.

  • Internet para pesquisa
  • Materiais de escrita (papéis, canetas, marcadores)
  • Dispositivos para apresentações digitais (computadores, projetores)
  • Materiais de apoio sobre eventos climáticos extremos (artigos, vídeos, estudos de caso)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo