Esta atividade tem como objetivo introduzir aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio o conceito de adaptações biológicas de animais e plantas em ambientes extremos, com foco no deserto do Saara. A atividade começará com uma apresentação multimídia que destaca as condições extremas do deserto e os modos pelos quais diferentes seres vivos conseguem sobreviver nesse ambiente. Posteriormente, os alunos serão divididos em grupos e a cada um será atribuído um ser vivo específico, como o camelo ou o cacto. Utilizando uma metodologia ativa, a Roda de Debate, os alunos discutirão em seus grupos as várias adaptações de seus seres vivos designados, como retenção de água, proteção contra areia e calor excessivo. Cada grupo então apresentará suas descobertas para a classe, incentivando uma troca rica de informações e promovendo o entendimento da importância dessas adaptações. A atividade visa desenvolver habilidades argumentativas, de pesquisa e colaboração entre os alunos, utilizando exemplos reais para explorar conceitos biológicos complexos.
Os objetivos desta atividade são proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada das estratégias de sobrevivência de diversos seres vivos em um dos ambientes mais extremos da Terra, o deserto do Saara. Ao investigar e debater sobre as adaptações biológicas especializadas, os estudantes desenvolverão não só o conhecimento em biologia, mas também habilidades críticas de pesquisa, argumentação, e colaboração em equipe. Esta atividade promove a aplicação de teorias em exemplos concretos, facilitando a compreensão de conceitos abstratos em biologia evolutiva e ecologia.
O conteúdo programático focará nas adaptações biológicas de animais e plantas em ambientes extremos, com ênfase no deserto do Saara. Serão explorados conceitos de fisiologia, ecologia e evolução, permitindo aos alunos analisar como as características físicas e comportamentais dos seres vivos os capacitam a enfrentar condições adversas. A atividade abordará especificamente adaptações como retenção de água, proteção contra extremos de temperatura e métodos de obtenção de alimento e água em locais inóspitos.
Utilizaremos a metodologia ativa da Roda de Debate para fomentar a discussão e troca de ideias entre os alunos. Após uma apresentação inicial, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo se debruçará sobre um ser vivo específico. A investigação sobre as adaptações evolutivas desses animais e plantas promoverá uma imersão mais profunda na matéria, exigindo pesquisa, síntese de informação e a habilidade de argumentar e apresentar suas descobertas. A interação entre os grupos na Roda de Debate permitirá uma aprendizagem colaborativa e aprofundada sobre o tema.
A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao tema e divisão dos grupos, seguida da pesquisa e preparação para a Roda de Debate. Na segunda aula, os grupos realizarão suas apresentações e participarão do debate, seguido de um momento de feedback e reflexão conjunta.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a atividade, sua capacidade de trabalhar em equipe, a qualidade da pesquisa realizada, a eficácia de sua argumentação e a clareza da apresentação final. Utilizaremos rubricas para avaliar cada um desses aspectos, proporcionando um feedback construtivo que valorize tanto o esforço individual quanto o trabalho em grupo. Exemplos específicos de contribuições à Roda de Debate e trechos destacados das apresentações servirão como base para a avaliação e discussão de melhorias.
Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como uma sala de aula com acesso a equipamento multimídia para a apresentação inicial, dispositivos com acesso à internet para a pesquisa dos alunos, e materiais para anotações. Recursos adicionais como artigos, vídeos e infográficos sobre os seres vivos estudados serão disponibilizados antecipadamente, enriquecendo o material disponível para investigação e preparação das argumentações.
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