Sustentabilidade na Prática

Desenvolvida por: Fabian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Temática: Investigação e Implementação de Práticas Sustentáveis na Escola

Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos para realizar uma investigação sobre práticas sustentáveis que podem ser implementadas na escola. Eles deverão mapear as áreas onde é possível reduzir o consumo de recursos, como água e energia, e apresentar propostas de melhorias. A atividade é encerrada com uma apresentação em sala, utilizando cartazes ou slides, incentivando o debate e o desenvolvimento de soluções criativas e viáveis para transformar a escola em um espaço mais sustentável. Essa atividade prática tem como objetivo fomentar a consciência ambiental e a responsabilidade social entre os alunos do 1º ano do Ensino Médio, promovendo o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, colaboração em grupo e comunicação.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são promover a conscientização ambiental e a responsabilidade social dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio, por meio do desenvolvimento de projetos que identificam e aplicam práticas sustentáveis no ambiente escolar. O processo investigativo permite aos alunos explorar diferentes aspectos de sustentabilidade, relacionando conteúdo teórico com práticas reais e cotidianas. Além disso, estimula-se o exercício da criatividade e da capacidade crítica, essenciais na formação cidadã e científica. Com uma abordagem colaborativa, a atividade visa fortalecer habilidades de trabalho em equipe e a comunicação eficaz, preparando os estudantes para desafios do século XXI.

  • Estimular a consciência ambiental e responsabilidade social
  • Desenvolver habilidades investigativas e de pesquisa
  • Promover o trabalho colaborativo em grupo
  • Melhorar as habilidades de comunicação oral e escrita
  • Estimular a criatividade e pensamento crítico

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT101: Aplicar conceitos de ciências da natureza para propor soluções para o contexto socioambiental
  • EM13CNT204: Compreender e usar tecnologias para mediar práticas colaborativas e produtivas
  • EM13CNT303: Analisar e proposição de intervenções para práticas sustentáveis no ambiente escolar

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca em práticas sustentáveis e no uso eficiente de recursos naturais no ambiente escolar. Enfatiza-se o papel dos estudantes como agentes transformadores, capazes de propor soluções criativas e práticas para minimizar o impacto ambiental. A investigação, análise crítica e proposição de ações sustentáveis são centrais, permitindo que os alunos compreendam a importância da sustentabilidade em escala micro e macro. Ao explorarem conteúdos de ciências naturais articulados com cidadania e ética, os estudantes ampliam sua visão sobre o papel individual e coletivo na construção de um futuro mais sustentável.

  • Práticas sustentáveis no contexto escolar
  • Uso eficiente de água e energia
  • Investigação e mapeamento de recursos
  • Propostas de intervenção sustentável
  • Comunicação e apresentação de projetos

Metodologia

A metodologia aplicada baseia-se no aprendizado ativo por meio do trabalho em grupo, incentivando a troca de ideias e a interação entre os pares. O uso da investigação prática possibilita uma conexão direta entre teoria e aplicação, tornando o aprendizado mais significativo e contextuado. A apresentação dos resultados em um formato visual, como cartazes ou apresentações de slides, fortalece a capacidade de comunicação e promove um espaço para o feedback construtivo. A avaliação contínua através da observação e participação dos alunos durante o processo garante uma compreensão profunda e reflexiva.

  • Aprendizagem baseada em projetos
  • Trabalho em grupo e cooperação
  • Investigação prática no ambiente escolar
  • Apresentação de resultados através de cartazes ou slides
  • Feedback e discussão em grupo

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é organizado em duas sessões, garantindo tempo adequado para pesquisa, desenvolvimento de propostas e apresentações. O primeiro encontro foca no levantamento de dados e análise crítica das práticas atuais na escola, enquanto o segundo é dedicado à formulação das propostas de melhoria e apresentação em grupo. A divisão das atividades promove a autonomia dos estudantes e um ritmo de trabalho adequado para o desenvolvimento completo da tarefa. Com uma abordagem estruturada e momentos de avaliação formativa, o cronograma busca potencializar o engajamento e a aprendizagem.

  • Aula 1: Introdução e Investigação (60 minutos)
  • Aula 2: Desenvolvimento de Propostas e Apresentação (60 minutos)

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, considerando a participação ativa durante o processo de investigação, a qualidade das propostas apresentadas e a eficácia da comunicação. Será utilizada uma rubrica de avaliação que contemplará critérios como originalidade, viabilidade e impacto positivo das soluções propostas, clareza na apresentação e capacidade de argumentação. Exemplos de critérios incluem: A proposta é inovadora e adaptada ao contexto escolar\

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais adequados para pesquisa e apresentação, como acesso à internet para levantamento de dados e ferramentas para criação de materiais visuais. A disponibilidade de espaços adequados para discussões em grupo e apresentações, como salas de aula ou auditórios, também é importante. A utilização de recursos tecnológicos, como projetores e computadores, complementa o processo de ensino-aprendizagem, ampliando a capacidade dos estudantes de explorar e compartilhar suas descobertas de maneira eficaz.

  • Acesso à internet
  • Computadores ou tablets
  • Materiais para criação de cartazes (papéis, canetas, etc.)
  • Projetor e sala equipada para apresentações
  • Espaços para trabalho em grupo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo