Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos para realizar uma investigação sobre práticas sustentáveis que podem ser implementadas na escola. Eles deverão mapear as áreas onde é possível reduzir o consumo de recursos, como água e energia, e apresentar propostas de melhorias. A atividade é encerrada com uma apresentação em sala, utilizando cartazes ou slides, incentivando o debate e o desenvolvimento de soluções criativas e viáveis para transformar a escola em um espaço mais sustentável. Essa atividade prática tem como objetivo fomentar a consciência ambiental e a responsabilidade social entre os alunos do 1º ano do Ensino Médio, promovendo o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, colaboração em grupo e comunicação.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade são promover a conscientização ambiental e a responsabilidade social dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio, por meio do desenvolvimento de projetos que identificam e aplicam práticas sustentáveis no ambiente escolar. O processo investigativo permite aos alunos explorar diferentes aspectos de sustentabilidade, relacionando conteúdo teórico com práticas reais e cotidianas. Além disso, estimula-se o exercício da criatividade e da capacidade crítica, essenciais na formação cidadã e científica. Com uma abordagem colaborativa, a atividade visa fortalecer habilidades de trabalho em equipe e a comunicação eficaz, preparando os estudantes para desafios do século XXI.
O conteúdo programático foca em práticas sustentáveis e no uso eficiente de recursos naturais no ambiente escolar. Enfatiza-se o papel dos estudantes como agentes transformadores, capazes de propor soluções criativas e práticas para minimizar o impacto ambiental. A investigação, análise crítica e proposição de ações sustentáveis são centrais, permitindo que os alunos compreendam a importância da sustentabilidade em escala micro e macro. Ao explorarem conteúdos de ciências naturais articulados com cidadania e ética, os estudantes ampliam sua visão sobre o papel individual e coletivo na construção de um futuro mais sustentável.
A metodologia aplicada baseia-se no aprendizado ativo por meio do trabalho em grupo, incentivando a troca de ideias e a interação entre os pares. O uso da investigação prática possibilita uma conexão direta entre teoria e aplicação, tornando o aprendizado mais significativo e contextuado. A apresentação dos resultados em um formato visual, como cartazes ou apresentações de slides, fortalece a capacidade de comunicação e promove um espaço para o feedback construtivo. A avaliação contínua através da observação e participação dos alunos durante o processo garante uma compreensão profunda e reflexiva.
O cronograma da atividade é organizado em duas sessões, garantindo tempo adequado para pesquisa, desenvolvimento de propostas e apresentações. O primeiro encontro foca no levantamento de dados e análise crítica das práticas atuais na escola, enquanto o segundo é dedicado à formulação das propostas de melhoria e apresentação em grupo. A divisão das atividades promove a autonomia dos estudantes e um ritmo de trabalho adequado para o desenvolvimento completo da tarefa. Com uma abordagem estruturada e momentos de avaliação formativa, o cronograma busca potencializar o engajamento e a aprendizagem.
A avaliação será formativa e contínua, considerando a participação ativa durante o processo de investigação, a qualidade das propostas apresentadas e a eficácia da comunicação. Será utilizada uma rubrica de avaliação que contemplará critérios como originalidade, viabilidade e impacto positivo das soluções propostas, clareza na apresentação e capacidade de argumentação. Exemplos de critérios incluem: A proposta é inovadora e adaptada ao contexto escolar\
Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais adequados para pesquisa e apresentação, como acesso à internet para levantamento de dados e ferramentas para criação de materiais visuais. A disponibilidade de espaços adequados para discussões em grupo e apresentações, como salas de aula ou auditórios, também é importante. A utilização de recursos tecnológicos, como projetores e computadores, complementa o processo de ensino-aprendizagem, ampliando a capacidade dos estudantes de explorar e compartilhar suas descobertas de maneira eficaz.
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