Viralizando a Bioquímica

Desenvolvida por: Ana Lú… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Bioquímica Celular

Esta atividade única e interativa, 'Viralizando a Bioquímica', tem como objetivo envolver os alunos do 1º ano do Ensino Médio na exploração dos processos bioquímicos fundamentais das células, tais como a respiração celular, fotossíntese e fermentação, através da criação de vídeos educativos e virais. Pretende-se que os alunos, trabalhando em grupos, apliquem a metodologia ativa de Sala de Aula Invertida para estudar esses processos bioquímicos antes da aula. Em seguida, usando suas criatividades, os alunos criarão vídeos curtos que explicam um dos processos estudados, utilizando analogias do cotidiano para facilitar o entendimento. Os vídeos produzidos serão compartilhados em um fórum online de classe, permitindo a todos assistir, comentar e debater os conteúdos apresentados, estimulando a interação entre os alunos e o aprofundamento do conhecimento de forma colaborativa e dinâmica.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade é projetada para promover uma compreensão abrangente dos processos bioquímicos fundamentais das células, estimular habilidades de pesquisa, criatividade, trabalho em equipe e comunicação. Além disso, busca-se incentivar a capacidade dos alunos de aplicar o conhecimento científico em contextos reais e cotidianos, desenvolver habilidades digitais através da produção de conteúdo criativo e proporcionar uma experiência de aprendizado colaborativo através do debate e da análise crítica de vídeos educativos.

  • Compreender os processos bioquímicos fundamentais das células
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese ao produzir vídeos educativos
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em equipe
  • Promover habilidades de comunicação e apresentação
  • Fomentar o pensamento crítico e a análise através da discussão e do feedback dos vídeos

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a respiração celular, a fotossíntese e a fermentação, explorando os aspectos bioquímicos, as reações químicas envolvidas e sua importância para a vida nas células. Além disso, a aplicação da metodologia ativa e o uso de tecnologias digitais para criar conteúdos educativos digitais serão essenciais para o desenvolvimento da atividade.

  • Respiração celular
  • Fotossíntese
  • Fermentação
  • Metodologia ativa: Sala de Aula Invertida
  • Criação e edição de vídeos educativos

Metodologia

Iniciando com uma breve introdução sobre os temas a serem explorados, os alunos serão divididos em grupos e orientados a investigar o conteúdo usando recursos indicados e outros de sua pesquisa. A Sala de Aula Invertida será aplicada como metodologia ativa, onde os alunos desenvolvem previamente o conteúdo teórico e dedicam o tempo de aula para a criação dos vídeos. A produção dos vídeos envolverá a planificação, script, gravação e edição, com a utilização de analogias do cotidiano para explicar os conceitos. Finalmente, os vídeos serão compartilhados e debatidos em um fórum online.

  • Pesquisa e estudo de conteúdo pré-aula
  • Divisão de grupos e escolha dos tópicos
  • Criação de roteiro e produção dos vídeos
  • Compartilhamento dos vídeos em fórum online
  • Debate e feedback sobre os vídeos produzidos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de quatro aulas de 90 minutos cada, totalizando 6 horas. A primeira aula será dedicada à introdução dos temas e organização dos grupos. As duas aulas seguintes focarão no desenvolvimento e produção dos vídeos. Na última aula, os vídeos serão compartilhados no fórum online da turma para visualização, debate e feedback.

  • Aula 1: Introdução aos processos bioquímicos e organização dos grupos
  • Aula 2 e 3: Pesquisa, planejamento e produção dos vídeos
  • Aula 4: Apresentação, compartilhamento dos vídeos e feedback

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade e criatividade dos vídeos produzidos, na profundidade do entendimento dos processos bioquímicos apresentados, na eficácia das analogias do cotidiano utilizadas para explicar os conceitos, e na participação ativa no fórum de discussão. Critérios específicos incluirão clareza, precisão científica, originalidade, capacidade de engajar o público e de provocar discussões produtivas. A contribuição de cada aluno para o trabalho em grupo e para o debate também será avaliada.

Materiais e ferramentas:

Para esta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet, computadores ou dispositivos móveis com câmera para a gravação dos vídeos, softwares de edição de vídeo e acesso a plataformas de compartilhamento de vídeo e fóruns online. Além disso, recomenda-se a utilização de materiais de pesquisa como livros didáticos, artigos e sites científicos confiáveis.

  • Internet e dispositivos com câmera
  • Softwares de edição de vídeo
  • Plataformas de compartilhamento de vídeo e fóruns online
  • Materiais de pesquisa e estudo

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