Biotecnologia no Dia a Dia: Da Teoria à Prática

Desenvolvida por: Kamily… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Biotecnologia

Esta atividade prática visa engajar os alunos do 2º ano do Ensino Médio na identificação e análise de exemplos de biotecnologia presentes em suas vidas cotidianas. Organizados em grupos, os alunos começarão pelo processo de identificação de manifestações da biotecnologia, como alimentos geneticamente modificados, vacinas, e a fermentação utilizada na produção de alimentos como pão e queijo. Após essa fase inicial, cada grupo selecionará um exemplo específico para uma pesquisa mais aprofundada, visando entender a história, as aplicações práticas, os benefícios e os desafios éticos associados a sua escolha. A culminância deste projeto se dará com apresentações em sala de aula, onde os grupos compartilharão suas descobertas, promovendo um debate rico e informado sobre as questões éticas envolvidas na biotecnologia. O professor atuará como um mediador dessas discussões, assegurando que o debate permaneça respeitoso e produtivo, fundamentado em argumentos sólidos e responsáveis.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é fomentar nos alunos a capacidade de reconhecer a presença e a importância da biotecnologia em suas vidas diárias, promovendo o desenvolvimento de habilidades críticas para analisar e debater sobre os aspectos éticos, sociais e ambientais associados a estas tecnologias. Pretende-se, assim, estimular uma compreensão mais profunda sobre como a ciência impacta diretamente a sociedade e individualmente, além de fortalecer a habilidade de argumentação e apresentação em público dos alunos.

  • Identificar exemplos reais de aplicação da biotecnologia no cotidiano
  • Realizar pesquisa focada em um exemplo específico de biotecnologia
  • Analisar os benefícios, desafios e questões éticas relacionadas à biotecnologia
  • Desenvolver habilidades de apresentação e debate em grupo
  • Fomentar a capacidade crítica e reflexiva sobre o impacto da ciência na sociedade

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade envolve conceitos fundamentais da biotecnologia, sua história e evolução, bem como um foco específico nas aplicações cotidianas dessa ciência. Será dada especial atenção aos aspectos éticos associados à biotecnologia, com um olhar crítico sobre questões contemporâneas que cercam seu uso e desenvolvimento.

  • Introdução à Biotecnologia
  • História da Biotecnologia
  • Aplicações da Biotecnologia no cotidiano
  • Análise de estudos de caso de biotecnologia
  • Debate sobre a ética em Biotecnologia

Metodologia

A metodologia ativa será o pilar desta atividade, incentivando a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. Através do trabalho em grupo, pesquisa, e debates guiados, os alunos serão levados a refletir, questionar, e construir seus argumentos em torno da biotecnologia numa perspectiva crítica e informada.

  • Trabalho em grupo
  • Pesquisa orientada
  • Apresentações em sala de aula
  • Debates guiados pelo professor

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada, permitindo tempo adequado para pesquisa, preparação de apresentação e realização do debate.

  • Aula 1: Introdução ao tema e organização dos grupos. Início da pesquisa.
  • Aula 2: Finalização da pesquisa, apresentações dos grupos e debate.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa, na qualidade da pesquisa realizada pelo grupo, na clareza e profundidade da apresentação, e na capacidade de argumentação demonstrada durante o debate. Será considerado, também, o esforço colaborativo dentro do grupo, a capacidade de síntese e a habilidade de comunicação ao expor os argumentos. Exemplos de critérios específicos incluem: relevância e precisão das informações apresentadas, originalidade na análise, coerência e persuasão nos argumentos, respeito e ética durante o debate.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários acesso à internet para pesquisa, computadores ou tablets, acesso a biblioteca ou bases de dados científicas, além de material para apresentação, como projetor, slides, e quadro branco. Estes recursos facilitarão a investigação e o compartilhamento das descobertas pelos alunos.

  • Internet e computadores/tablets
  • Acesso a bibliotecas ou bases de dados científicas
  • Projetor e slides para apresentações
  • Quadro branco e marcadores

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo