Códigos Genéticos Fora da Sala

Desenvolvida por: Marina… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Biologia
Temática: Genética e Evolução

Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de sair da sala de aula para experimentar na prática conceitos fundamentais de genética. Através de uma saída de campo ao laboratório ou a um jardim próximo, os estudantes serão encorajados a coletar amostras de folhas e pequenos insetos. Utilizando ferramentas como lupas e microscópios, eles observarão detalhadamente as características físicas desses organismos, como cor e forma. Essa observação cuidadosa será o ponto de partida para uma discussão em classe sobre fenótipos e genótipos, introduzindo os conceitos de genes dominantes e recessivos. O exercício visa construir uma ponte entre a teoria genética estudada em sala de aula e sua manifestação no mundo natural, permitindo aos alunos entenderem melhor como as características genéticas são observadas na prática.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar uma compreensão mais profunda dos princípios básicos de genética, como fenótipos, genótipos, e a herança de genes dominantes e recessivos, através da observação direta. Os alunos aprenderão a realizar coletas de dados de forma organizada, usar lupas e microscópios para observar amostras, e correlacionar observações com teorias genéticas. Além disso, esta atividade visa desenvolver habilidades de pensamento crítico e análise, permitindo aos estudantes classificar organismos baseados em suas características físicas e genéticas observadas, fomentando também a curiosidade e o interesse pela biologia através da experiência prática.

  • Entender os conceitos básicos de genes dominantes e recessivos, fenótipos e genótipos.
  • Desenvolver habilidades práticas em coleta de dados e observação microscópica.
  • Aplicar conceitos teóricos de genética na classificação de organismos baseados em características observáveis.
  • Fomentar o pensamento analítico e crítico na interpretação de dados coletados.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT301: Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.
  • EM13CNT302: Comunicar, para públicos variados, em diversos contextos, resultados de análises, pesquisas e/ou experimentos, elaborando e/ou interpretando textos, gráficos, tabelas, símbolos, códigos, sistemas de classificação e equações, por meio de diferentes linguagens, mídias, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), de modo a participar e/ou promover debates em torno de temas científicos e/ou tecnológicos de relevância sociocultural e ambiental.
  • EM13CNT303: Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.

Conteúdo Programático

As atividades propostas abordarão temas de genética vital para o entendimento da biologia evolutiva. Explorar conceitos fundamentais como fenótipos, genótipos, herança genética e a importância dos genes dominantes e recessivos para a diversidade de características observáveis nos organismos. Além disso, a metodologia ativa e a aprendizagem baseada em investigação proporcionarão aos alunos a oportunidade de aplicar esses conceitos por meio da observação direta, oferecendo-os a capacidade de conectar teoria e prática de maneira significativa.

  • Fenótipos e genótipos
  • Genes dominantes e recessivos
  • Métodos de coleta de dados em campo
  • Uso de instrumentos de observação: lupas e microscópios
  • Análise e classificação de características observadas

Metodologia

A atividade será estruturada em duas sessões principais: a coleta de dados em campo e a observação laboratorial. Inicialmente, os alunos receberão uma breve revisão sobre conceitos genéticos essenciais para a atividade. Em seguida, procederão à coleta de amostras seguindo métodos de campo apropriados, garantindo uma ampla variedidade de espécimes. Posteriormente, no laboratório ou em um ambiente controlado, utilizarão lupas e microscópios para uma observação detalhada, registrando suas observações. Essa abordagem mão-na-massa e exploratória fortalecerá o entendimento dos conceitos genéticos através da prática.

  • Revisão teórica dos conceitos fundamentais de genética
  • Saída de campo para coleta de amostras
  • Observação detalhada das amostras com lupas e microscópios
  • Discussão em grupo para correlacionar observações com conceitos genéticos
  • Classificação das amostras com base em características genéticas observadas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá um total de 2 horas, dividida em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, será realizada a saída de campo para a coleta de amostras. Na segunda aula, ocorrerá a observação detalhada das amostras no laboratório, seguida de uma discussão em classe sobre as observações e sua relação com os conceitos de genética.

  • Aula 1 - Introdução e coleta de amostras
  • Aula 2 - Observação no laboratório e discussão dos resultados

Avaliação

A avaliação será baseada no engajamento dos alunos durante a atividade prática, na qualidade das observações registradas e na habilidade de relacionar essas observações com os conceitos de genética discutidos em sala de aula. Os alunos serão avaliados pelo seu envolvimento na coleta de amostras, uso correto dos instrumentos de observação e participação nas discussões em grupo, analisando a capacidade de cada um de aplicar retrospectivamente o conhecimento teórico na prática. Além disso, uma tarefa escrita, onde deverão classificar as amostras com base nas características observadas e teoria aprendida, complementará a avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários recursos como lupas, microscópios, cadernos de campo para anotações, kits de coleta para amostras de folhas e insetos, e peças de vestuário apropriadas para a saída de campo. Adicionalmente, materiais de apoio didático como livros e artigos científicos de divulgação relacionados aos temas de genética abordados serão utilizados para enriquecer o conhecimento teórico.

  • Lupas e microscópios
  • Cadernos de campo e canetas
  • Kits de coleta de amostras
  • Vestuário apropriado para saída de campo
  • Materiais didáticos e artigos científicos sobre genética

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