Darwin’s Hashtag: Criando Campanhas de Conscientização Evolutiva

Desenvolvida por: Lívia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Biologia
Temática: Evolução

Nesta atividade dinâmica e interativa, os alunos do 2º ano do Ensino Médio terão a oportunidade única de mergulhar nos fundamentos da ciência da evolução, atuando como ativistas dessa área do conhecimento. Com base na metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos, os participantes serão agrupados e escolherão um dos conceitos-chave da evolução, como seleção natural, adaptação e especiação, para criar campanhas de conscientização. Eles utilizarão plataformas de mídia social imaginárias para desenvolver suas campanhas, compreendendo a criação de hashtags, postagens, e vídeos curtos que divulguem os conceitos escolhidos de maneira cativante e acessível. A ideia é promover a ciência da evolução de forma moderna, utilizando recursos digitais e estratégias de comunicação atuais. As apresentações finais das campanhas servirão como base para uma rica roda de debate, incentivando a reflexão sobre como a ciência pode ser comunicada de forma eficaz para engajar e educar o público.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal proporcionar aos alunos uma compreensão profunda dos conceitos-chave da ciência da evolução, promovendo o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, comunicação e colaboração. Os estudantes irão aplicar conhecimentos científicos ao desenvolver campanhas criativas, trabalhando em equipe para sintetizar informações e comunicá-las eficazmente. Este projeto também visa aprimorar a capacidade dos alunos de utilizar tecnologias digitais na elaboração de materiais educativos e promover a conscientização sobre a importância da teoria evolutiva, destacando sua relevância para a compreensão do mundo natural.

  • Compreender os conceitos básicos da ciência da evolução, incluindo seleção natural, adaptação e especiação.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Aprimorar a capacidade de comunicação científica utilizando formatos digitais.
  • Promover o trabalho colaborativo ao desenvolver uma campanha em grupo.
  • Engajar com estratégias criativas para promover a conscientização sobre a ciência da evolução.

Conteúdo Programático

Ao longo deste projeto, os alunos irão explorar conceitos fundamentais associados à ciência da evolução, examinando a teoria da seleção natural, os mecanismos de adaptação e o processo de especiação. A partir do estudo desses tópicos, eles aprenderão a aplicar esses conceitos para criar mensagens educativas coesas e impactantes. Além disso, o plano se dedicará a práticas de comunicação em mídias sociais, abordando técnicas de criação de conteúdo digital, como a produção de vídeos e o uso estratégico de hashtags.

  • Teoria da Evolução e fundamentos de Charles Darwin
  • Seleção Natural e adaptação
  • Especiação e diversidade de espécies
  • Comunicação científica para não cientistas
  • Criação de conteúdo digital para educação

Metodologia

A metodologia desta atividade é fundamentada em princípios da Aprendizagem Baseada em Projetos, combinando-a com estratégias de Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Jogos para promover um aprendizado dinâmico e interativo. Os alunos formarão equipes e escolherão um tópico de evolução para explorar. Após a fase de pesquisa, utilizarão suas descobertas para planejar e executar uma campanha metafórica em plataformas de mídia social imaginárias, colocando em prática suas habilidades de design, redação e produção de vídeo. A apresentação de cada campanha será seguida por uma roda de debate, onde serão discutidas as estratégias de comunicação utilizadas.

  • Formação de equipes para Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Pesquisa e seleção de informações sobre conceitos de evolução
  • Criação de campanhas usando ferramentas digitais
  • Preparação e apresentação das campanhas para a classe
  • Roda de debate para análise crítica das campanhas

Aulas e Sequências Didáticas

As 2 horas de atividade serão distribuídas em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, após uma breve introdução, os alunos se dividirão em grupos, escolherão seus temas e iniciarão a pesquisa. A segunda aula será dedicada à finalização das campanhas e suas apresentações, seguidas pela roda de debate.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de evolução, formação dos grupos, escolha dos temas e início da pesquisa.
  • Aula 2: Continuação e finalização das campanhas, apresentação para a classe e roda de debate.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na qualidade e criatividade das campanhas de conscientização, na eficácia da apresentação dos conceitos de evolução e na participação na roda de debate. Será considerada a profundidade da pesquisa realizada, a originalidade das campanhas desenvolvidas e a habilidade de comunicar conceitos científicos de forma clara e atraente. Os alunos serão avaliados individualmente e em grupo, considerando também o trabalho em equipe e a colaboração entre os membros do grupo. Será utilizada uma rubrica de avaliação que contemplará critérios como qualidade de conteúdo, criatividade, habilidades de comunicação e participação.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para esta atividade incluem acesso à internet para pesquisa, computadores ou tablets para criação das campanhas digitais e software de edição de vídeo. Além disso, será disponibilizado um guia de conceitos de evolução para apoiar a pesquisa dos alunos e exemplos de campanhas de conscientização para inspiração.

  • Acesso à Internet e computadores/tablets
  • Software de edição de vídeo
  • Guias de estudo sobre conceitos de evolução
  • Exemplos de campanhas de conscientização
  • Rubrica de avaliação dos projetos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo