Debate Ecológico: Soluções para o Futuro

Desenvolvida por: Fabian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Temática: Problemas Ambientais Globais

A atividade 'Debate Ecológico: Soluções para o Futuro' é desenhada para ser um exercício de aplicação prática para alunos do 2º ano do Ensino Médio, visando o aprofundamento em temas críticos relacionados a problemas ambientais globais. Após uma série de aulas teóricas abordando o aquecimento global, desmatamento, poluição, entre outros tópicos relevantes, os estudantes serão divididos em equipes, onde cada uma representará um país diferente. Usando os conhecimentos adquiridos, além de pesquisas complementares, os alunos deverão elaborar e propor soluções inovadoras e sustentáveis para combater ou mitigar os efeitos adversos desses problemas ambientais, levando em consideração os aspectos socioeconômicos e científicos de cada nação representada. O debate será mediado pelo professor, assegurando uma discussão equitativa e construtiva, encorajando todos os participantes a expressarem seus pontos de vista e soluções. Este exercício tem como objetivo não apenas desenvolver habilidades argumentativas nos alunos, mas também promover a conscientização e o pensamento crítico sobre as questões ecológicas que desafiam o mundo contemporâneo.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula visa desenvolver competências e habilidades fundamentais nos alunos do 2º ano do Ensino Médio, tais como argumentação, pesquisa, trabalho em equipe e pensamento crítico. Espera-se que os estudantes sejam capazes de compreender profundamente os desafios ambientais atuais, bem como propor e avaliar soluções baseadas em evidências científicas e contexto socioeconômico. Além disso, almeja-se fomentar um senso de responsabilidade e urgência sobre as questões ambientais, incentivando os alunos a pensarem globalmente e agirem localmente. A atividade também busca aprimorar a comunicação em público e o debate construtivo, preparando os alunos para futuras situações acadêmicas e profissionais que demandem essas competências.

  • Desenvolver habilidades argumentativas e críticas sobre problemas ambientais.
  • Promover a conscientização sobre impactos ambientais e a urgência de ações sustentáveis.
  • Estimular a pesquisa e a utilização de evidências científicas no desenvolvimento de argumentos.
  • Incentivar a colaboração e o trabalho em equipe para solução de problemas complexos.
  • Habilitar os alunos para debates construtivos e apresentação em público.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT206 - Analisar e projetar soluções tecnológicas para resolver problemas socioambientais locais e/ou globais, com base em princípios científicos, incluindo aqueles relativos à promoção da saúde.
  • EM13LP19 - Utilizar as linguagens verbal e não verbal em debates, seminários, fóruns etc., de forma ética, respeitando os turnos dos falantes, os demais participantes e as regras democráticas, construindo argumentação consistente, negociando e refutando opiniões, com base em fatos, dados e informações confiáveis.
  • EM13CHS101 - Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências humanas para investigar causas, compreender significados e explicar a dinâmica das relações sociais, considerando seus sujeitos, seus direitos e o contexto histórico, político, econômico, social e cultural.
  • EM13CHS102 - Analisar criticamente fatores econômicos, políticos, sociais, ambientais e culturais que configuram as problemáticas contemporâneas e seus impactos nos processos de circulação de pessoas, bens, serviços e no uso de recursos naturais.
  • EM13CHS104 - Utilizar diferentes linguagens, mídias, tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático visa cobrir uma ampla gama de tópicos pertinentes aos problemas ambientais globais. Isso inclui uma compreensão dos principais desafios ecológicos enfrentados pela humanidade, tais como aquecimento global, poluição e desmatamento, juntamente com as implicâncias socioeconômicas e científicas desses problemas. Os alunos também se aprofundarão nas políticas ambientais internacionais, estudos de caso sobre soluções bem-sucedidas e falhas em diversos países, e discussões sobre sustentabilidade, inovação tecnológica para o meio ambiente e práticas de consumo responsável.

  • Desafios ambientais globais: aquecimento global, poluição, desmatamento.
  • Implicações socioeconômicas e científicas dos problemas ambientais.
  • Políticas ambientais e acordos internacionais.
  • Estudos de caso sobre soluções ambientais ao redor do mundo.
  • Sustentabilidade, inovações tecnológicas e consumo responsável.

Metodologia

A metodologia ativa será empregada nesta atividade, colocando os alunos no centro do processo de aprendizagem, estimulando investigação, discussão e colaboração. Os alunos serão divididos em equipes, com cada uma representando um 'país' diferente. Será incentivado o uso de múltiplas fontes para pesquisa, como artigos científicos, relatórios de ONGs, notícias recentes e declarações de políticas públicas. O debate será estruturado em rodadas, permitindo que cada equipe apresente suas soluções, seguidas por questionamentos e refutações pelos pares, sob a mediação atenta do professor, garantindo uma interação respeitosa e produtiva.

  • Divisão dos alunos em equipes que representarão diferentes países.
  • Uso de diversas fontes de informação para embasamento das propostas.
  • Realização de debates estruturados em rodadas.
  • Mediação do professor para garantir uma discussão produtiva e inclusiva.
  • Feedback construtivo ao final da atividade.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será conduzida ao longo de duas aulas, ambas com duração de 60 minutos. Na primeira aula, ocorrerá a preparação para o debate, com divisão de equipes, revisão do conteúdo e pesquisa. Na segunda aula, será realizado o debate propriamente dito, permitindo que cada equipe apresente suas propostas e participe das rodadas de questionamentos e refutações.

  • Aula 1: Preparação para o debate - divisão de equipes, revisão de conteúdos e pesquisa.
  • Aula 2: Realização do debate - apresentações, questionamentos e feedback.

Avaliação

A avaliação será baseada tanto no processo de preparação quanto na performance durante o debate. Serão considerados: a profundidade da pesquisa realizada pela equipe; a coerência, clareza e inovação das soluções propostas; habilidade de argumentação e defesa das propostas; participação ativa de todos os membros da equipe; e respeito às opiniões adversas durante o debate. A participação individual também será avaliada, considerando a contribuição para o trabalho em equipe e engajamento durante o debate. Será dado feedback específico para cada equipe, apontando pontos fortes e áreas para melhoria.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluem acesso a computadores e internet para pesquisa, projetor multimídia para apresentações e acesso a bibliotecas ou bancos de dados online. Materiais de apoio como artigos, livros e vídeos sobre problemas ambientais globais e soluções sustentáveis também serão disponibilizados. Além disso, será fornecido um guia de preparação para o debate, incluindo dicas de argumentação e pesquisa.

  • Computadores com acesso à internet.
  • Projetor multimídia.
  • Acesso a bibliotecas e bancos de dados online.
  • Materiais de apoio sobre problemas ambientais globais.
  • Guia de preparação para o debate.

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