Debate 'Salvando Nossos Vertebrados'

Desenvolvida por: Vander… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Conservação Ambiental e Biodiversidade

Esta atividade propõe envolver alunos do 2º ano do Ensino Médio em um debate crítico e construtivo acerca das ameaças enfrentadas pelos vertebrados em seus ambientes naturais, como perda de habitat, poluição e caça ilegal. Os alunos, divididos em grupos, representarão diferentes vertebrados, utilizando informações científicas e argumentação lógica para discutir e propor soluções para esses problemas. A metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida' será empregada, onde os alunos terão o compromisso de realizar uma pesquisa prévia sobre o tema, chegando preparados para o debate. Isso promove maior autonomia no processo de aprendizagem, favorece o desenvolvimento crítico e a capacidade de argumentação. A atividade visa não apenas o aprendizado sobre os vertebrados e as ameaças que enfrentam, mas também incentivar a conscientização e sensibilização para as causas ambientais.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo deste debate é incentivar nos alunos uma compreensão profunda sobre a diversidade de vertebrados e as ameaças que enfrentam em seus habitats naturais, promovendo a conscientização ambiental. Espera-se que, ao longo da atividade, os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa, argumentação, análise crítica e trabalho em equipe, bem como uma atitude proativa em relação à conservação da biodiversidade.

  • Desenvolver a capacidade de pesquisa e síntese de informações científicas.
  • Promover habilidades de argumentação e debate fundamentado em evidências.
  • Conscientizar sobre a importância da conservação ambiental e dos vertebrados.
  • Incentivar a análise crítica sobre os impactos humanos no meio ambiente.
  • Cultivar habilidades de colaboração e trabalho em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT201 - Compreender as finalidades e avanços da ciência, suas relações com as tecnologias contemporâneas e seu impacto na sociedade.
  • EM13CNT307 - Analisar e aplicar conhecimentos científicos sobre ondas, radiação e tecnologias associadas em contextos históricos e sociais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange conceitos de ecologia, biomas, cadeias alimentares, e impactos ambientais causados pelo homem, como poluição e destruição de habitats. Discussões sobre conservação e sustentabilidade também serão incluídas, fornecendo uma base teórica sólida que os alunos irão aplicar durante o debate. A pesquisa prévia e o preparo para o debate estimulam o aprofundamento no tema e a aplicação prática do conhecimento adquirido.

  • Diversidade dos vertebrados
  • Ameaças aos habitats naturais
  • Poluição e impactos ambientais
  • Conservação da biodiversidade e sustentabilidade

Metodologia

A metodologia 'Sala de Aula Invertida' será utilizada, onde os alunos devem realizar pesquisas prévias e chegar preparados para contribuir com o debate. Este método promove maior envolvimento e participação ativa dos alunos, pois eles assumem a responsabilidade de investigar e trazer conhecimento para a sala de aula. Durante o debate, técnicas de argumentação lógica serão essenciais para a defesa dos pontos de vista de cada grupo representativo dos vertebrados, fomentando assim uma compreensão mais aprofundada dos temas discutidos.

  • Preparação prévia dos alunos
  • Debate orientado em grupos
  • Utilização de exemplos reais e estudos de caso
  • Feedback e reflexão coletiva

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos apresentarão suas pesquisas e iniciará o debate. A segunda aula continuará o debate, concluindo com uma sessão de reflexão e feedback sobre as soluções propostas.

  • Aula 1: Apresentação das pesquisas e início do debate
  • Aula 2: Continuação do debate e reflexão final

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, observando a participação individual e em grupo dos alunos durante a atividade. Consideraremos a qualidade e profundidade da pesquisa prévia, a habilidade de argumentação, a participação e colaboração no debate, assim como a reflexão crítica sobre as soluções propostas. Dessa forma, seremos capazes de avaliar não apenas o conhecimento adquirido, mas também habilidades de comunicação, trabalho em equipe e pensamento crítico.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa prévia, materiais para anotação e a preparação do espaço de aula que facilite a formação dos grupos e o debate. Adicionalmente, podem ser usados recursos audiovisuais para expor exemplos práticos ou estudos de caso durante a discussão.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Materiais para anotação
  • Espaço de aula preparado para o debate
  • Recursos audiovisuais para apoio

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo