Esta atividade diagnóstica é desenhada para explorar e trazer à luz os conhecimentos prévios dos alunos do 2º ano do Ensino Médio sobre Citologia e Histologia, áreas fundamentais da Biologia. Adotando uma abordagem ativa de aprendizagem, a atividade inicia com a formação de pequenos grupos, aos quais serão atribuídos conceitos-chave relacionados ao tema. Em seguida, num ambiente de Sala de Aula Invertida, os estudantes serão incentivados a buscar informações sobre esses conceitos, utilizando uma gama de recursos disponíveis tanto no ambiente físico como digital. O ponto culminante da atividade é uma roda de debate dinâmica, onde cada grupo compartilhará o que aprendeu, facilitando assim um diagnóstico coletivo do nível de conhecimento da turma. Este momento será crucial para identificar lacunas de conhecimento e compreender as necessidades de aprendizado, orientando a elaboração de estratégias pedagógicas subsequentes que visem ao desenvolvimento integral dos alunos.
O principal objetivo desta atividade é avaliar os conhecimentos prévios dos alunos sobre Citologia e Histologia, promovendo uma oportunidade para que eles possam expressar e aprofundar seu entendimento sobre o tema. Visa também fomentar a autonomia dos alunos na busca de informações e no desenvolvimento de habilidades de comunicação e argumentação crítica, importantes tanto no âmbito acadêmico quanto pessoal. Adicionalmente, espera-se que a atividade estimule a colaboração e o trabalho em equipe, habilidades essenciais para o sucesso no século XXI.
A atividade aborda conceitos fundamentais de Citologia, como a estrutura celular e suas funções, e de Histologia, focando no estudo dos tecidos biológicos. Através da metodologia ativa, os alunos terão a oportunidade de explorar e aprofundar seu conhecimento sobre estes temas, preparando-os para uma compreensão mais complexa dos processos biológicos que serão estudados ao longo do ano letivo.
A metodologia adotada envolve a Sala de Aula Invertida, incentivando os alunos a se tornarem agentes ativos na sua aprendizagem através da pesquisa e exploração de conceitos-chave antes de trazê-los para discussão em classe. Seguido por uma dinâmica de Roda de Debate, a atividade promove a troca de ideias e conhecimentos entre os alunos, fomentando um ambiente de aprendizado colaborativo e crítico.
A atividade será realizada em duas sessões de 50 minutos cada. Na primeira sessão, os grupos de alunos pesquisarão os conceitos-chave atribuídos. Na segunda sessão, ocorrerá a roda de debate, onde cada grupo apresentará seus achados e discutirá com a turma.
A avaliação será formativa e se concentrará na participação ativa dos alunos, na capacidade de buscar e sintetizar informações, bem como na qualidade das argumentações apresentadas durante a roda de debates. Será considerado o empenho individual e coletivo na realização da atividade, o uso adequado da terminologia científica e a habilidade dos alunos em trabalhar de forma colaborativa.
Os recursos para esta atividade incluem acesso a bibliotecas físicas e digitais, plataformas online de pesquisa, computadores ou dispositivos móveis com acesso à internet, além de espaços adequados para a realização das sessões de pesquisa e debate.
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