Nesta atividade, os alunos explorarão o sistema cardiovascular com foco em sua anatomia e fisiologia. Na primeira aula, eles investigarão previamente usando recursos online e montarão modelos anatômicos simples. Na segunda aula, desenvolverão um projeto que analisa como fatores etnoraciais influenciam a saúde cardiovascular, apresentando os resultados em um debate, promovendo discussões sobre disparidades raciais em saúde.
A atividade pretende proporcionar uma compreensão aprofundada sobre o sistema cardiovascular, considerando sua anatomia e fisiologia. Além disso, visa integrar conceitos de saúde pública e disparidades raciais, promovendo a reflexão crítica e a discussão entre os alunos. Mediante a construção de modelos anatômicos e o desenvolvimento de um projeto de pesquisa, os estudantes poderão aplicar teorias em problemas reais, aprender sobre a interdependência em sistemas biológicos e sociais, e desenvolverem habilidades de comunicação e apresentação.
O conteúdo programático abordará tanto aspectos teóricos quanto práticos da biologia do sistema cardiovascular. A primeira parte focará na anatomia e fisiologia, proporcionando um entendimento estrutural e funcional do sistema. A segunda parte aplicará esses conhecimentos ao investigar a interseção entre saúde, biologia e fatores socioculturais. Dessa forma, promoverá a análise crítica das disparidades em saúde relacionadas a fatores etnoraciais e a interação desses com a biologia do sistema cardiovascular.
A metodologia da atividade integra sala de aula invertida e aprendizagem baseada em projetos. Essas abordagens promovem a autonomia e engajamento dos alunos, ao permitir que explorem previamente conceitos e apliquem conhecimentos em projetos. A primeira aula será guiada pela metodologia de sala de aula invertida, incentivando a pesquisa preliminar e a construção de modelos anatômicos. A segunda aula adota a aprendizagem baseada em projetos, onde os alunos investigarão e debaterão, em grupos, sobre disparidades raciais na saúde cardiovascular, desenvolvendo habilidades de trabalho em equipe e comunicação.
O cronograma será distribuído em duas aulas de 50 minutos. A primeira aula será dedicada à exploração inicial do tema, com a montagem de modelos anatômicos e a investigação por meio de recursos online. A segunda aula focará no desenvolvimento de uma pesquisa sobre as influências etnoraciais na saúde cardiovascular, culminando em um debate. Esse cronograma visa consolidar o conhecimento teórico com a aplicação prática, possibilitando uma melhor integração e compreensão dos conceitos pelos alunos.
Momento 1: Introdução à Investigação Online (Estimativa: 10 minutos)
Inicie a aula explicando a importância do sistema cardiovascular, destacando sua função e componentes principais. Apresente brevemente a atividade do dia, enfatizando que os alunos investigarão online sobre o tema. É importante que forneça orientações claras sobre como acessar os recursos online disponibilizados. Utilize recursos visuais como slides para garantir que as informações cheguem a todos os alunos. Observe se todos os alunos estão acompanhando e esclareça dúvidas pontuais.
Momento 2: Pesquisa Guiada Online (Estimativa: 20 minutos)
Permita que os alunos trabalhem em pares ou grupos pequenos para investigar mais a fundo os componentes anatômicos do sistema cardiovascular, utilizando laptops, tablets ou celulares. Circulando pela sala, observe se eles estão utilizando recursos fidedignos. Incentive a troca de informações entre os grupos e intervenha sugerindo fontes confiáveis quando necessário. Anote os grupos que apresentaram mais dificuldades para poder oferecer suporte contínuo.
Momento 3: Montagem do Modelo Anatômico (Estimativa: 15 minutos)
Distribua materiais táteis (papel, tesoura, cola, massinha, entre outros) para que os alunos montem modelos anatômicos simples do sistema cardiovascular. Explique o desafio de maneira entusiástica, incentivando a criatividade e a colaboração. Ajude os alunos a visualizar diferentes possibilidades de construção e reforce a importância de cada componente. Avalie a interação e o empenho dos alunos e ofereça feedback positivo imediato.
Momento 4: Compartilhamento e Encerramento (Estimativa: 5 minutos)
Conduza uma breve sessão de compartilhamento, onde os alunos possam apresentar seus modelos e descobertas. Faça perguntas que provoquem reflexão e síntese do aprendido. Dê a eles a oportunidade de fazer perguntas uns aos outros e a você, criando um ambiente de debate e troca de ideias. Faça um rápido resumo dos principais aprendizados do dia e motive os alunos para a continuidade do projeto na próxima aula.
Estratégias de inclusão e acessibilidade:
Para alunos com deficiência visual, forneça materiais táteis apropriados e faça audiodescrição dos recursos visuais utilizados. Para aqueles com deficiência auditiva, é importante disponibilizar um intérprete de LIBRAS ou legendas nas apresentações de vídeo, quando possível. Permita que os alunos com TEA trabalhem em duplas em que se sintam confortáveis e forneça orientações claras sobre cada etapa, reduzindo estímulos visuais e auditivos excessivos para ajudá-los a se concentrarem nas tarefas.]
Momento 1: Introdução ao Projeto de Pesquisa (Estimativa: 10 minutos)
Comece a aula descrevendo o projeto de pesquisa que os alunos desenvolverão, explicando o impacto dos fatores etnoraciais na saúde cardiovascular. Detalhe os objetivos do estudo e os procedimentos que eles deverão seguir. É importante que reforce a relevância do tema, contextualizando com dados atuais sobre disparidades de saúde. Incentive perguntas para garantir que todos compreendam os passos do projeto.
Momento 2: Formação de Grupos e Planejamento (Estimativa: 10 minutos)
Organize a formação de grupos de trabalho, procurando promover a diversidade entre eles. Peça que os alunos discutam e escolham diferentes subtemas para cada grupo. Cada grupo deve planejar seus objetivos principais e métodos de pesquisa. Ofereça assistência na definição de estratégias de pesquisa e metas claras.
Momento 3: Pesquisa e Coleta de Dados (Estimativa: 20 minutos)
Permita que os alunos comecem sua pesquisa, utilizando recursos online e bases de dados sugeridas previamente. Circulando pela sala, ofereça suporte técnico e oriente sobre como distinguir fontes confiáveis de informação. Incentive a colaboração dentro dos grupos e entre eles, promovendo trocas enriquecedoras.
Momento 4: Preparação para o Debate (Estimativa: 10 minutos)
Direcione os alunos a preparar uma síntese de suas descobertas em um formato apropriado para apresentação e debate. Eles devem pensar em argumentos sólidos baseados nos dados coletados para compartilhar com a turma. Reforce a importância do respeito e da escuta ativa durante as apresentações. Explique como o debate será conduzido e quais aspectos serão avaliados: clareza, relevância dos dados e habilidade de argumentação.
Estratégias de inclusão e acessibilidade:
Para alunos com deficiência visual, forneça materiais de pesquisa em formato acessível (áudio ou Braille) e incentive a colaboração com colegas que possam auxiliá-los na coleta de dados. Para alunos com deficiência auditiva, utilize recursos visuais adicionais e, se possível, um intérprete de LIBRAS durante as orientações do projeto. Para alunos com transtorno do espectro autista, ofereça um roteiro claro e previsível das atividades, permitindo que trabalhem em um ambiente onde se sintam à vontade. Acrescente pausas sensoriais, se necessário, para garantir que todos os alunos possam participar plenamente do debate.
A avaliação será diversificada, composta por três abordagens principais, adaptáveis às necessidades dos alunos e alinhadas aos objetivos de aprendizagem definidos. Primeiramente, será utilizada a observação participante durante as aulas, focando na interação e participação ativa dos alunos. Objetivo: avaliar o engajamento e a aplicação prática dos conceitos. Critérios: interação, colaboração e compreensão durante as atividades. Exemplo: o professor observa a contribuição individual e em equipe durante a montagem dos modelos e o debate. A segunda abordagem será a avaliação do produto final, ou seja, o modelo anatômico e a pesquisa desenvolvida. Objetivo: avaliar a qualidade e a profundidade do trabalho produzido. Critérios: precisão científica, criatividade, clareza e apresentação do modelo e da pesquisa. Exemplo: avaliação de um relatório resumido e apresentação das descobertas no debate. Por último, será realizado um feedback qualitativo individual para cada aluno, destacando pontos fortes e oportunidades de melhoria, garantindo que eles compreendam seu progresso. Adaptações serão feitas para incluir alunos com necessidades específicas, com critérios ajustados conforme necessário para assegurar um campo de avaliação justo e inclusivo.
Os recursos utilizados contemplarão materiais digitais e físicos para atender às diferentes fases da atividade. Os alunos terão acesso a recursos online para pesquisa e a materiais de manipulação tátil para a construção dos modelos anatômicos. Ferramentas digitais serão usadas para documentar e apresentar pesquisas, promovendo a alfabetização tecnológica e ampliando a acessibilidade. Serão considerados recursos de inclusão, como audiodescrição e intérprete de LIBRAS, para garantir equidade no acesso ao conteúdo por todos os alunos. A utilização diversificada e inovadora desses recursos auxilia na construção e consolidação dos conhecimentos propostos, respeitando as especificidades de todos os participantes.
Compreendemos que garantir inclusão pode ser desafiador dadas as múltiplas responsabilidades dos docentes. Porém, a inclusão e acessibilidade para todos os alunos é crucial. Recomenda-se a utilização de materiais em Braille e audiodescrição para estudantes com deficiência visual e o uso de intérprete de LIBRAS e recursos visuais para alunos com deficiência auditiva. Para alunos no espectro autista, estratégias de suporte social leve e clareza nas rotinas são essenciais. Tais adaptações visam maximizar a participação e aprendizado de todos, sem comprometer os objetivos pedagógicos da atividade. A personalização da experiência por meio de tecnologias assistivas e adequações metodológicas contribui para um ambiente de aprendizado justo e eficiente.
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