Detetives da Natureza: Investigando Adaptações dos Vertebrados

Desenvolvida por: Elizan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Biologia
Temática: Adaptações dos Vertebrados aos seus Ambientes

Esta atividade propõe uma jornada investigativa pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio, para exploração e compreensão das adaptações evolutivas dos vertebrados em diferentes ambientes. Utilizando a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', os estudantes se prepararão em casa, por meio de vídeos, artigos e documentários recomendados, adquirindo conhecimento prévio sobre como diferentes vertebrados se adaptaram a seus ambientes. Já em sala de aula, organizados em pequenos grupos, receberão cartões descrevendo características de ambientes específicos. Será proposto que prevejam quais adaptações seriam necessárias para vertebrados sobreviverem nesses locais. As previsões serão então confrontadas com informações científicas, permitindo assim uma aprendizagem ativa e significativa. Esta abordagem fomenta o pensamento crítico, a pesquisa, a colaboração entre pares e a aplicação do conhecimento científico para resolver problemas práticos relacionados à evolução e adaptação dos seres vivos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é engajar os estudantes numa experiência de aprendizagem que promova o entendimento das complexas adaptações evolutivas que permitem a sobrevivência dos vertebrados em diversos ambientes. Através do exercício de previsão e confrontação com dados científicos, busca-se desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica, trabalho em equipe, e aplicação de conhecimentos teóricos em contexto prático. Adicionalmente, visa-se aprimorar a capacidade dos alunos de construir argumentações baseadas em evidências e desenvolver um entendimento mais aprofundado da biodiversidade terrestre e dos mecanismos de evolução.

  • Compreender os mecanismos evolutivos e as adaptações dos vertebrados.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e trabalho em equipe.
  • Aplicar conhecimentos teóricos em situações práticas de aprendizagem.
  • Construir argumentações baseadas em evidências científicas.
  • Fomentar a curiosidade e o pensamento crítico sobre a biodiversidade e a evolução.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT301: Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordado nesta atividade centra-se nas adaptações evolutivas dos vertebrados, abrangendo conceitos de seleção natural, adaptação e especificidade de habitat. O estudo é direcionado para entender como as características físicas e comportamentais dos vertebrados os capacitam a sobreviver e prosperar em ambientes variados, desde desertos até florestas tropicais. A discussão incluirá exemplos específicos de adaptações como camuflagem, métodos de obtenção de alimentos, e adaptações térmicas, proporcionando aos alunos uma visão abrangente de como a vida é moldada pelas condições ambientais.

  • Evolução e adaptação dos vertebrados
  • Seleção natural e mecanismos de evolução
  • Adaptações físicas e comportamentais em diferentes habitats
  • Exemplos de adaptações específicas a ambientes extremos

Metodologia

A abordagem pedagógica desta atividade baseia-se na 'Sala de Aula Invertida', incentivando os alunos a assumirem um papel ativo no seu aprendizado. Previamente, serão fornecidos materiais digitais para estudo autónomo. Na sala de aula, os grupos receberão cartões com características de diferentes ambientes, e deverão utilizar seu conhecimento prévio e habilidades de raciocínio crítico para prever adaptações necessárias para a sobrevivência de vertebrados nesses ambientes. Esta metodologia promove a aprendizagem colaborativa, a troca de ideias e a construção conjunta do conhecimento.

  • Sala de Aula Invertida
  • Trabalho em grupo
  • Discussão colaborativa
  • Confrontação de hipóteses com dados científicos
  • Utilização de materiais multimídia

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em uma sequência de 1,2 aulas de 50 minutos. Na primeira parte, os alunos formarão grupos e discutirão suas pesquisas e previsões. No segundo momento, serão orientados a confrontar suas hipóteses com informações e dados científicos disponíveis, seguido de uma síntese das descobertas em um debate guiado pelo professor.

  • Aula 1: Discussão em grupos das pesquisas e previsões.
  • Aula 2: Confrontação das hipóteses e debate.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa, no engajamento com a atividade proposta e na qualidade das hipóteses e argumentações apresentadas pelos alunos. Os critérios incluirão clareza na comunicação das ideias, a capacidade de aplicar o conhecimento teórico na análise de problemas práticos, e a colaboração efetiva dentro do grupo. Será dada uma atenção especial à justificativa das hipóteses com base em dados científicos e à capacidade de adaptar os argumentos frente a novas informações. Exemplos de boas práticas e argumentações baseadas em evidências serão destacados e discutidos em classe.

Materiais e ferramentas:

Para esta atividade, serão necessários recursos como vídeos educacionais, artigos científicos e documentários sobre adaptações evolutivas. Além disso, cartões com descrições de ambientes serão usados para a discussão em grupo. Recomenda-se também a utilização de quadro branco e marcadores para facilitar a visualização das ideias e o uso de dispositivos com acesso à internet para pesquisas adicionais durante a atividade.

  • Vídeos educacionais e documentários
  • Artigos científicos
  • Cartões com características de ambientes
  • Quadro branco e marcadores
  • Dispositivos com acesso à internet

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