Nessa atividade pedagógica, intitulada 'EcoArtistas: Criando com a Natureza', os alunos do 2º ano do Ensino Médio serão convidados a explorar o ambiente externo da escola, como jardins e pátios, para coletar diversos elementos naturais, como folhas, flores e pequenos galhos. Esta coleta servirá de base para a criação de obras de arte botânica, incentivando os estudantes a observar de perto as formas, texturas e cores encontradas na natureza. Após a fase de coleta, os alunos retornarão para a sala de aula, onde ocorrerá uma discussão aprofundada sobre as características das plantas coletadas, vinculando as observações feitas à conceitos científicos chave em biologia e ecologia. Esta atividade visa promover um olhar artístico sobre os elementos da natureza, ao mesmo tempo que fomenta o conhecimento científico sobre os mesmos. A abordagem pedagógica inclui metodologias ativas como 'Atividade Mão-na-massa', 'Roda de Debate' e 'Sala de Aula Invertida', promovendo um aprendizado interativo e participativo.
Esta atividade tem como objetivo principal promover a integração entre a expressão artística e o conhecimento científico, através da observação detalhada e da criação artística com elementos naturais. Almeja-se que, ao final, os alunos sejam capazes de identificar e descrever características botânicas específicas, como forma, textura e cor, aplicando este conhecimento na criação de obras de arte. Outros objetivos incluem o estímulo à pesquisa e discussão em grupo sobre os conceitos biológicos e ecológicos associados aos materiais coletados, além de fomentar a apreciação pela biodiversidade e pela conservação ambiental.
Esta atividade interdisciplinar abrange conceitos de biologia, como a classificação e características das plantas, e de ecologia, enfatizando a importância da conservação ambiental. Ao mesmo tempo, engaja os alunos no campo da arte, mais especificamente na arte ambiental, incentivando o uso criativo dos elementos da natureza. A discussão em sala de aula proporcionará um aprofundamento nos temas abordados durante a coleta, estabelecendo uma ponte sólida entre teoria e prática.
A atividade segue uma metodologia ativa, iniciando com a Atividade Mão-na-Massa, onde os alunos explorarão o ambiente externo para coleta de materiais. Segue-se uma Roda de Debate em sala, permitindo a troca de impressões e aprendizados. Por fim, a Sala de Aula Invertida será aplicada, com os alunos realizando pesquisas complementares em casa sobre as espécies coletadas e seus aspectos ecológicos, trazendo seus aprendizados para contribuir com a discussão em classe e a criação das obras de arte.
A atividade é planejada para ser executada em dois encontros de 60 minutos cada. No primeiro encontro, será realizada a exploração e coleta de elementos naturais, seguida de uma introdução aos conceitos científicos relevantes. No segundo encontro, haverá a criação das obras artísticas e a discussão sobre os processos científicos e ecológicos relacionados.
A avaliação será baseada na participação ativa em todas as fases da atividade, incluindo a coleta de materiais, participação na Roda de Debate e a criação da obra de arte. Será considerada a habilidade de conectar conceitos científicos às escolhas artísticas realizadas, assim como a apresentação oral, onde os alunos deverão expor os processos criativos e os conhecimentos científicos aplicados. Exemplos de critérios podem incluir originalidade e criatividade na obra, a profundidade na explicação dos conceitos biológicos e ecológicos e a capacidade de trabalho em equipe durante a atividade.
Para a realização desta atividade, serão necessários elementos naturais coletados pelos alunos no ambiente externo da escola, como folhas, flores e galhos. Além disso, materiais básicos de arte para a composição das obras, incluindo cola, papel, tesouras e materiais para colorir. Recursos de pesquisa, como livros e acesso à internet, serão imprescindíveis para a fundamentação científica das criações.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula