Ecossistemas em Perigo: Um Diálogo Aberto

Desenvolvida por: Ederly… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Naturais
Temática: Impactos do Aquecimento Global nos Ecossistemas

A atividade Ecossistemas em Perigo: Um Diálogo Aberto propõe promover a compreensão e a conscientização dos alunos sobre os impactos do aquecimento global em diferentes ecossistemas ao redor do mundo. Através de uma abordagem prática e interativa, os alunos do 2º ano do Ensino Médio serão divididos em grupos, cada um representando elementos dos ecossistemas, como animais, plantas e recursos naturais afetados pelo aquecimento global. O objetivo central é analisar as transformações que ocorrem nos sistemas naturais devido a estas mudanças climáticas, incentivando a discussão sobre possíveis estratégias de conservação e adaptação. Esta atividade visa sensibilizar os estudantes para a importância de preservar os ecossistemas, além de promover práticas sustentáveis que favoreçam o equilíbrio ambiental, fazendo uso de debate e cooperação entre os participantes para expandir o entendimento e o engajamento no tema.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem centrados nesta atividade visam fomentar no estudante a habilidade de identificar, analisar e criticar os diferentes impactos do aquecimento global nos ecossistemas. Através da representação e discussão, almeja-se que os alunos desenvolvam competências que os auxiliem a prever e propor soluções sustentáveis para os desafios ambientais que enfrentamos atualmente. A proposta busca, ainda, estimular a curiosidade científica e a capacidade de formular hipóteses e estratégias de preservação ambiental realistas e fundamentadas.

  • Compreender os efeitos do aquecimento global em ecossistemas diversos e interconectados.
  • Desenvolver habilidade de análise crítica sobre transformações ambientais.
  • Fomentar a capacidade de propor soluções sustentáveis para conservação e adaptação dos ecossistemas.
  • Estimular a reflexão sobre práticas sustentáveis no cotidiano.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT101: Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas.
  • EM13CNT301: Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático é estruturado para cobrir os fundamentos científicos do aquecimento global e seus impactos nos ecossistemas. A atividade incluirá discussões sobre mecanismos de efeito estufa, mudanças climáticas e suas consequências específicas para fauna, flora e recursos naturais. O objetivo é garantir que os alunos tenham uma visão abrangente dos processos naturais e das intervenções humanas que afetam esses sistemas, proporcionando uma base sólida para discussão e debate posteriores.

  • Fundamentos do aquecimento global e mudanças climáticas.
  • Impactos nos ecossistemas: terrestre, marinho e de água doce.
  • Efeitos sobre a biodiversidade e recursos naturais.
  • Estratégias de conservação e adaptação eco-sustentáveis.

Metodologia

A metodologia empregada valoriza o protagonismo dos alunos, através de uma abordagem ativa e colaborativa que incentiva a participação em rodas de debate. Utilizando recursos audiovisuais e pesquisas orientadas, os alunos serão instigados a explorar as diferentes dimensões do tema e a articular suas hipóteses e soluções. Este método garante um envolvimento mais profundo e crítico dos estudantes, propiciando um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo.

  • Divisão em grupos para exploração de funções ecossistêmicas.
  • Debates estruturados em formato de roda de conversa.
  • Uso de recursos audiovisuais para contextualização e aprofundamento.
  • Elaboração de estratégias de preservação em conjunto.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em um cronograma de duas aulas de 60 minutos cada, totalizando 2 horas. A primeira aula focará na introdução teórica e na definição dos grupos, além de iniciar o debate. A segunda aula dará continuidade às discussões e encaminhará as conclusões, culminando em uma reflexão coletiva sobre soluções sustentáveis.

  • Aula 1: Introdução ao tema, definição dos grupos e início do debate.
  • Aula 2: Continuação do debate, apresentação de conclusões e propostas de soluções.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base em três critérios principais: participação ativa nos debates, capacidade de análise crítica e criatividade nas propostas de soluções sustentáveis. A avaliação será contínua, levando em conta o envolvimento e a colaboração durante as atividades. Por exemplo, um aluno que participe ativamente e traga argumentos fundamentados para os debates receberá uma avaliação positiva. Além disso, serão consideradas as interações construtivas entre os grupos e a capacidade de sintetizar as discussões em propostas claras e embasadas. Será incentivado o uso de dados e referências científicas para fundamentar as argumentações apresentadas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem materiais audiovisuais como vídeos e apresentações sobre aquecimento global, além de artigos científicos e notícias recentes para embasar as discussões. Esses materiais servirão como ponto de partida para as análises e debates, oferecendo um suporte teórico e prático essencial para a compreensão do tema.

  • Vídeos e documentários sobre aquecimento global.
  • Artigos científicos e notícias atuais sobre mudanças climáticas.
  • Materiais de papelaria para anotações e organização de ideias.
  • Computadores ou tablets para pesquisa e apresentação de dados.

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